Vick Vaporub é um bálsamo indicado para aliviar a tosse, congestão nasal, dor muscular e o mal estar relacionado à gripes e resfriados, pois contém levomentol, cânfora e óleo de eucalipto na sua composição que ajudam a relaxar os músculos, e a melhorar a sensação de nariz entupido ou escorrendo.
Esse bálsamo pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de pomada, unguento ou inalador, e vendido sem necessidade de apresentação de receita médica. No entanto, o Vick Vaporub deve ser usado com orientação médica, especialmente no caso de crianças de 2 a 6 anos, pois devido à cânfora na sua composição pode ocorrer intoxicação ou até convulsões.
No caso da tosse ou congestão nasal não melhorar em 3 dias, ou for acompanhada de febre, deve-se consultar o médico para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado. Saiba como é feito o tratamento de gripes e resfriados.
Para que serve
O Vick Vaporub é indicado para o alívio de sintomas de gripes e resfriados, como:
- Tosse
- Nariz entupido ou escorrendo;
- Dor muscular;
- Mal estar.
Além disso, o Vick Vaporub também pode ser usado para aliviar a congestão nasal causada por rinite alérgica. Confira também outros remédios para desentupir nariz.
Os óleos essenciais do Vick Vaporub agem estimulando as vias aéreas ao serem inalados, o que ajuda a descongestionar o nariz. Além disso, ao passar na pele, promove um aquecimento, o que resulta no relaxamento muscular e alívio da dor.
Como usar
O Vick Vaporub deve ser usado para inalação ou aplicação sobre a pele, sendo que a posologia normalmente recomendada para adultos e crianças com mais de 2 anos inclui:
1. Vick Vaporub pomada ou unguento
A pomada ou o unguento de Vick Vaporub deve ser passada sobre a pele, sendo normalmente recomendada para adultos, 1 aplicação da pomada ou do unguento, até 3 vezes por dia, ou conforme recomendação médica.
Essa pomada ou unguento também podem ser usados para fazer inalação, sendo que para isto, deve-se aquecer meio litro de água, desligar o fogo antes da água ferver, e adicionar 2 colheres de chá da pomada ou unguento de Vick Vaporub na água. Inalar o vapor da água cerca de 10 a 15 minutos.
É importante a água não estar fervendo, pois ao adicionar a pomada na água, a mistura pode espirrar na pele ou mucosas e causar queimaduras. Além disso, a inalação em crianças deve ser sempre feita com supervisão de um adulto, mesmo que a criança já tenha feito outras inalações anteriores, uma vez que existe um grave risco de queimadura.
O uso da pomada ou do unguento de Vick Vaporub em crianças de 2 a 6 anos só deve ser feito se indicado pelo pediatra.
2. Vick Vaporub inalador
O Vick Vaporub inalador deve ser usado diretamente na narina, mas não se deve aplicar o inalador dentro do nariz.
Para usar o Vick Vaporub inalador, deve-se abrir a tampa, e posicionar o inalador verticalmente próximo à narina. Tampar uma narina e aspirar o vapor do Vick Vaporub profundamente com a outra narina.
Essa inalação pode ser feita até 20 vezes por dia para o alívio da congestão nasal.
Para crianças de 2 a 6 anos, o inalador de Vick Vaporub deve ser feito somente se recomendado pelo pediatra.
3. Vick Vaporub bebê
O Vick Vaporub bebê, vendido com o nome comercial BabyRub, possui uma formulação especial para crianças, contendo Aloe vera, extratos de eucalipto e camomila, além de óleos de côco e mineral, podendo ser usada por bebês a partir dos 3 meses de idade.
Essa pomada é indicada para hidratar a pele do bebê e para ajudar a relaxar, devendo ser aplicada sobre a pele do bebê, na região do peito, pescoço, costas ou sola dos pés, para hidratar a pele e ajudar a acalmar e relaxar..
Vick Vaporub pode ser passado nos pés?
O Vick Vaporub é utilizado popularmente na sola dos pés para ajudar a desentupir o nariz. No entanto, não existe indicação oficial do uso do Vick Vaporub nos pés ou em outras partes do corpo, como a região íntima.
Assim, a indicação de uso do Vick Vaporub é para ser passado sobre a pele do peito, para acalmar a tosse, do pescoço, para aliviar a congestão nasal, ou das costas, para aliviar a dor muscular causada por gripes ou resfriados.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o uso do Vick Vaporub são vermelhidão, irritação da pele, irritação dos olhos, dermatite alérgica ou alergia aos componentes da fórmula.
Quem não deve usar
O Vicks Vaporub não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade, mulheres grávidas, ou por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
Além disso, não deve ser usado por pessoas com problemas respiratórios, como asma, por exemplo, pois as vias respiratórias estão mais sensíveis e podem inflamar, dificultando a respiração.
No caso de crianças de 2 a 6 anos, o Vick Vaporub deve ser usado somente com indicação do pediatra. Já para mulheres grávidas em amamentação, o uso Vick Vaporub só deve ser feito se recomendado pelo médico.
O Vick vaporub também não deve ser usado em mucosas, como olhos, boca, dentro das narinas, ou nos órgão genitais, pois pode causar alergia e irritação na pele. Além disso, não deve ser usado no rosto, ou em machucados ou queimaduras na pele. Veja também outras formas naturais de combater a tosse.