Hidrocodona (Vicodin): para que serve e como tomar

A hidrocodona é um remédio indicado para tratar a dor moderada a intensa, pois é um opioide com potente ação analgésica, sendo geralmente encontrado em associação com o paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, com o nome Vicodin.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico da Dor perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio age quase instantaneamente no organismo, aliviando a dor, podendo causar dependência química, devido à hidrocodona na sua composição que é um analgésico narcótico.

Leia também: Opioides: o que são, para que servem, tipos e efeitos colaterais tuasaude.com/opioides

O Vicodin pode ser encontrado na forma de comprimidos, contendo 5 mg de bitartarato de hidrocodona e 500 mg de acetaminofeno, disponível em outros países, como Estados Unidos, não sendo aprovado pela Anvisa para uso no Brasil.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A hidrocodona + acetaminofeno (Vicodin) é indicada para o tratamento da dor moderada a intensa em adultos, quando outros remédios opioides não são indicados

Esse remédio age no cérebro ativando os receptores opioides do tipo mu, aliviando rapidamente a dor. Já o acetaminofeno na sua composição, inibe a produção de prostaglandinas, que são substâncias inflamatórias que podem causar dor ou febre.

A hidrocodona deve ser usada somente com indicação do médico clínico da dor, após avaliação de outras opções terapêuticas e intensidade da dor.

Marque uma consulta com um médico clínico da dor na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como tomar

A hidrocodona + acetaminofeno (Vicodin) deve ser tomada por via oral, com um copo de água, nos horários indicados pelo médico.

As doses do Vicodin podem variar de acordo com a intensidade da dor, sendo normalmente recomendado para adultos a dose de 1 ou 2 comprimidos, a cada 4 a 6 horas. A dose máxima por dia não seve ultrapassar 8 comprimidos.

O tempo de tratamento com o Vicodin deve ser orientado pelo médico e no caso de interrupção as doses devem ser reduzidas gradualmente, especialmente quando o uso é prolongado, pois pode causar sintomas de abstinência.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da hidrocodona + acetaminofeno (Vicodin) são sonolência, dor de cabeça, prisão de ventre, boca seca, dor de estômago ou visão embaçada.

Além disso, esse remédio pode causar efeitos colaterais graves, como alucinações, tremor, batimentos cardíacos acelerados, rigidez muscular, perda da coordenação motora ou convulsões.

Por conter hidrocodona na sua composição, o Vicodin também pode causar dificuldade respiratória, respiração lenta ou parada respiratória, que são condições graves que podem colocar a vida em risco. Nesses casos, deve-se procurar o pronto socorro imediatamente.

Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso surjam sintomas como náuseas, vômitos, coceira no corpo, pele ou olhos amarelados, fezes claras, urina escura, dor na parte superior direita do abdômen, pois podem ser sintomas de intoxicação no fígado pelo acetaminofeno (paracetamol).

A hidrocodona pode causar dependência?

A hidrocodona pode causar dependência física que pode se desenvolver alguns dias após o início do tratamento ou quando o tratamento é prolongado.

Além disso, a hidrocodona também pode causar tolerância, o que significa a necessidade de tomar doses cada vez maiores para obter o efeito desejado no controle da dor, podendo ser percebido através da diminuição da duração do seu efeito analgésico ou redução da intensidade da analgesia.

Por isso, o uso da hidrocodona deve ser feito somente com indicação médica, assim como a interrupção do tratamento.

Overdose de hidrocodona

A hidrocodona por ser um analgésico narcótico pode causar overdose quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas, e colocar a vida em risco.

Desta forma, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo imediatamente se surgirem sintomas como respiração fraca, pele azulada, fria ou úmida, sonolência intensa, batimentos cardíacos lentos, ausência de resposta a estímulos, parada respiratória ou coma.

Quem não deve usar

A hidrocodona + acetaminofeno (Vicodin) não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia aos opioides ou paracetamol.

Além disso, esse remédio deve ser usado com cautela por pessoas que tenham doenças ou problemas no fígado ou rins, doenças ou condições abdominais agudas, hipotiroidismo, doença de Addison, hipertrofia prostática ou estenose da uretra.