O Victoza é um remédio indicado para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2, pois contém liraglutida na sua composição, uma substância que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, quando a dieta e os exercícios físicos não foram suficientes para controlar a glicemia.
Esse remédio também promove a saciedade, levando a uma menor ingestão de calorias durante o dia e, por isso, também pode ajudar a emagrecer. No entanto, não existe indicação oficial do uso do Victoza para emagrecimento, sendo esse remédio aprovado pela ANVISA apenas para a diabetes tipo 2.
O Victoza pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de caneta para injeção, e deve ser usado somente com indicação médica pois pode causar efeitos colaterais graves, como a pancreatite, que é uma inflamação no pâncreas, que pode colocar a vida em risco. Entenda melhor o que é a pancreatite e como identificar.
Para que serve
O Victoza é indicado para o tratamento contínuo da diabetes mellitus tipo 2 em adultos, quando somente dieta e exercícios físicos não foram suficientes para controlar os níveis de açúcar no sangue. O Victoza age estimulando a produção de insulina pelo pâncreas, o que permite controlar e/ou reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Esse remédio pode ser usado sozinho ou em associação com outros remédios hipoglicemiantes, como a metformina e/ou insulina, quando estes remédios, associados a uma dieta equilibrada e à prática de exercício físico, não foram suficientes para alcançar os resultados desejados.
O Victoza emagrece?
O Victoza é um remédio que estimula a produção de insulina pelo pâncreas, controlando e/ou reduzindo os níveis de açúcar no sangue, além de promover a saciedade em um período de 24 horas, reduzindo em 40% a quantidade de calorias ingeridas diariamente e, por isso, este medicamento também pode levar ao emagrecimento.
Além disso, em pessoas com diabetes que utilizam o Victoza, os níveis de açúcar no sangue ficam melhor regulados, fazendo com que o açúcar seja mais facilmente utilizado pelas células, e acaba se depositando menos na forma de gordura.
Embora o Victoza ajude pessoas com diabetes a emagrecer, esse medicamento pode não apresentar o mesmo efeito em pessoas que não têm a doença, já que têm os níveis de açúcar no sangue controlados.
Mesmo que o Victoza possa ajudar a emagrecer, é importante que seu uso seja feito apenas com orientação de um médico, para definir a dosagem e o tempo de tratamento. Além disso, é importante lembrar que a utilização de qualquer medicamento pode trazer efeitos colaterais graves para a saúde.
Confira no vídeo a seguir outros remédios indicados para emagrecer:
Remédios para EMAGRECER: o que você precisa saber
11:38 | 18.690 visualizaçõesComo usar
O Victoza deve ser utilizado através de injeções aplicadas na camada subcutânea da pele do abdômen, coxa ou braço. As aplicações são feitas 1 vez ao dia, sempre no mesmo horário.
A dose inicial normalmente recomendada para adultos é de 1 injeção 0,6 mg de Victoza por dia na primeira semana. Após esse período, essa dose pode ser aumentada pelo médico para 1,2 ou 1,8 mg por dia.
Antes de aplicar o Victoza é importante lavar as mãos com água e sabão neutro, e limpar a região da pele a ser aplicada com um algodão umedecido em álcool 70%, deixando secar naturalmente. Veja como aplicar injeção sob a pele corretamente.
Deve-se sempre certificar que a dose do Victoza na caneta está correta para fazer a aplicação. Para isso, deve-se virar o marcador na dose diária marcada na própria caneta do medicamento e girar o marcador na quantidade indicada pelo médico.
O Victoza deve ser armazenado em geladeira, em temperaturas entre 2º a 8ºC, sendo aconselhado não guardar nem na porta da geladeira, pois ao abrir e fechar a porta constantemente, pode causar variações na sua temperatura. Além disso, esse remédio não deve ser congelado, por isso, o ideal é que seja armazenado em uma prateleira da geladeira.
Após aberto, o Victoza tem uma validade de 30 dias, devendo ser descartado após esse período.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Victoza são distúrbios gastrointestinais, como náusea, diarreia, vômito, prisão de ventre, dor abdominal e má digestão, dor de cabeça ou diminuição do apetite, além de vermelhidão, inchaço, dor ou coceira no local de injeção.
O Victoza também pode reduzir muito a quantidade de açúcar no sangue e causar hipoglicemia que pode ser percebida através dos sintomas como tremor, fraqueza, suor frio, pele pálida, visão embaçada, palpitação cardíaca, dor no peito, ansiedade, confusão mental, dificuldade para falar, sonolência.
A hipoglicemia quase sempre pode ser controlada com a ingestão imediata de açúcar ou glicose. No entanto, quando ocorre hipoglicemia severa, que pode levar a sintomas como convulsões, desmaio ou até coma, deve-se procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto socorro mais próximo caso a pessoa apresente esses sintomas. Veja como é feito os primeiros socorros da hipoglicemia.
O Victoza pode causar efeitos colaterais graves como pancreatite, com sintomas de dor aguda no abdômen que pode irradiar para as costas, náuseas e vômitos. Além disso, também podem ocorrer doença inflamatória intestinal, gastroparesia diabética, problemas renais, alterações da tireoide ou reações alérgicas anafiláticas.
Quem não deve usar
O Victoza não deve ser usado por crianças com menos de 10 anos ou crianças com mais de 10 anos e pesem menos de 40 Kg, mulheres grávidas ou amamentação, ou por pessoas em tratamento para o câncer ou com comprometimento renal ou do sistema digestivo.
Além disso, o Victoza também não deve ser usado por pessoas com diabetes tipo 1 ou para o tratamento da cetoacidose diabética.