Vinagre de maçã no cabelo: para que serve (e como usar)

Evidência científica

O vinagre de maçã no cabelo serve para aumentar o brilho do cabelo, fechar as cutículas dos fios e reduzir o frizz, além de combater a oleosidade, a caspa e inflamações no couro cabeludo.

Esses benefícios devem-se à acidez do vinagre de maçã, além das suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anti-fúngicas, que ajudam a equilibrar o pH dos fios do cabelo e eliminar bactérias e fungos do couro cabeludo.

Leia também: Vinagre de maçã: 10 benefícios, como consumir (e como fazer em casa) tuasaude.com/beneficios-do-vinagre-de-maca

O vinagre de maçã no cabelo deve sempre ser usado diluído em água, óleos ou máscaras de hidratação, pois pode causar irritação do couro cabeludo ou ressecamento dos fios.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O vinagre de maçã no cabelo serve para:

1. Aumentar o brilho

O vinagre de maçã ajuda a aumentar o brilho do cabelo devido ao seu pH mais ácido entre 2 e 3.

Isso porque o cabelo sem brilho, opaco e sem vida possui um pH mais alcalino ou básico e o vinagre de maça ajuda a equilibrar o pH dos fios, deixando o cabelo mais brilhoso, macio e saudável. 

2. Fechar as cutículas

Por ser uma substância naturalmente ácida, o vinagre de maçã no cabelo é capaz de selar as cutículas dos fios, reduzindo o frizz e a quebra do cabelo.

3. Reduzir a porosidade

O vinagre de maçã no cabelo também reduz a porosidade dos fios por fechar as cutículas do cabelo, dando um aspecto mais macio e saudável ao cabelo.

4. Aumentar a hidratação

O vinagre de maçã pode ajudar a aumentar a hidratação dos cabelo por selar os fios, o que reduz a perda de água dos cabelos.

5. Combater a caspa

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a reduzir a inflamação do couro cabeludo causada por fungos, como a Candida sp., sendo uma boa opção de remédio caseiro para combater a caspa.

Além disso, o vinagre de maçã aumenta a hidratação do couro cabeludo, reduzindo a coceira e irritação causadas pela caspa.

Leia também: 9 remédios caseiros para acabar com a caspa (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-caspa

6. Limpar o couro cabeludo

Além disso, o vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajuda a eliminar bactérias e fungos do couro cabeludo, o que contribui para deixá-lo mais limpo e saudável.

7. Combater inflamações no couro cabeludo

O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a combater a inflamação do couro cabeludo, a acalmar a pele e aliviar sintomas como coceira e irritação no couro cabeludo, causados por psoríase ou caspa.

Leia também: 9 remédios caseiros para couro cabeludo inflamado tuasaude.com/remedio-caseiro-para-irritacao-no-couro-cabeludo

8. Reduzir a oleosidade

O vinagre de maçã ajuda a remover as células de pele mortas e o excesso de oleosidade do couro cabeludo, deixando-o mais limpo, oq eu também ajuda a combater a caspa.

Leia também: Como Evitar as Principais Causas do Cabelo Oleoso tuasaude.com/cabelos-oleosos

9. Ajudar no crescimento do cabelo

O vinagre de maçã por limpar o couro cabeludo e remover as células mortas, ajuda a desbloquear os folículos pilosos, ajudando no crescimento do cabelo.

Como usar

Algumas formas de usar o vinagre de maçã no cabelo são:

1. Hidratante de vinagre de maçã

O hidratante de vinagre de maçã ajuda a fortalecer os fios, tornando-os menos quebradiços.

Ingredientes

  • 1 colher e meia (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco ou azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e aplicar nos cabelos úmidos, das pontas em direção ao couro cabeludo. Deixar agir por 15 minutos e lavar os cabelos em seguida.

Se o couro cabeludo for oleoso é recomendado não aplicar a mistura no couro cabeludo, devido ao óleo de coco ou azeite, que podem aumentar sua oleosidade.

Leia também: 10 máscaras de hidratação caseira para cabelo (e como preparar) tuasaude.com/hidratacao-para-cabelos

2. Enxágue com vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser usado para enxaguar os fios, aumentando o brilho, selando os fios do cabelo e reduzindo o frizz

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 240 mL de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e reservar. Lavar os cabelos com shampoo e condicionador e em seguida aplicar a mistura de vinagre de maçã nos cabelos e couro cabeludo. Deixar agir por cerca de 20 minutos e enxaguar com água fria em seguida.

3. Spray de vinagre de maçã

O spray de vinagre de maçã pode ser usado para fechar as cutículas dos fios.

Ingredientes

  • 25 mL de vinagre de maçã;
  • 25 mL de água;
  • 1 borrifador.

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes em um borrifador e agitar. Em seguida, borrifar a solução de vinagre de maçã nos fios do cabelo, podendo-se também aplicar no couro cabeludo. Deixar agir por cerca de 15 minutos e lavar o cabelo a seguir.

4. Solução de vinagre de maçã

O vinagre de maçã no couro cabeludo pode ser usado para combater inflamações ou caspa.

Ingredientes

  • ½ copo de de vinagre de maçã;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo

Misturar o vinagre de maçã e a água e molhar pedacinhos de algodão na solução e aplicar em todo couro cabeludo, massageando suavemente, deixando agir por até 10 minutos e depois lavar o cabelo.

Cuidados ao usar o vinagre de maçã

Antes de usar o vinagre de maçã no cabelo, deve-se verificar se possui alergia.

Por isso, é recomendado aplicar um pouco da solução de vinagre de maçã, preparada com ½ copo de de vinagre de maçã e ½ copo de água, na parte interna do pulso.

Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na pele, deve-se lavar a pele e não usar o vinagre de maçã no cabelo e no couro cabeludo.

Outros cuidados ao usar o vinagre de maça é evitar o contato com os olhos e não usar o vinagre de maçã puro no cabelo ou couro cabeludo.

Pode usar vinagre de maçã no cabelo todos os dias?

O vinagre de maçã não deve ser usado no cabelo todos os dias.

O ideal é usar o vinagre de maçã no cabelo 1 vez por mês ou no máximo a cada 15 dias para cabelos muito danificados. 

Isso porque o uso excessivo de vinagre de maçã no cabelo ou couro cabeludo pode provocar o efeito contrário, e causar ressecamento dos fios ou irritação do couro cabeludo.

Possíveis efeitos colaterais

O vinagre de maçã pode causar irritação, vermelhidão ou queimaduras no couro cabeludo, principalmente quando é usado sem diluir em água ou misturado a óleos ou máscara hidratante.

Além disso, quando usado com muita frequência, o vinagre de maçã pode ressecar o cabelo pois é uma substância ácida.

Quando não usar

O vinagre de maçã no cabelo deve ser evitado quando existem feridas no couro cabeludo ou a pessoa tem o couro cabeludo mais sensível.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que têm alergia conhecida ao vinagre de maçã ou apresentaram alergia ao fazer o teste na pele.