O que é:
A Vincristina é a substância ativa de um medicamento antineoplásico conhecido comercialmente como Oncovin, indicado para o tratamento de vários tipos de câncer, entre eles leucemia, câncer de pulmão e de mama.
A sua ação consiste em interferir no metabolismo dos aminoácidos e impedir a divisão celular, diminuindo a probabilidade do câncer se espalhar pelo organismo.
Este medicamento está disponível em injetável, devendo ser administrado por um profissional de saúde.
Para que serve
A vincristina é um remédio indicado para o tratamento dos seguintes tipos de câncer:
- Leucemia linfoide aguda;
- Neuroblastoma;
- Tumor de Wilms;
- Câncer de mama;
- Câncer de pulmão;
- Câncer de ovário;
- Câncer cervical;
- Câncer colorretal;
- Linfoma de Hodgkin e não Hodgkin;
- Sarcoma de Ewing;
- Osteossarcoma;
- Melanoma maligno.
Além disso, este remédio também está indicado para o tratamento da micose fungoide e da púrpura trombocitopênica idiopática. Saiba o que é e como identificar os sintomas da púrpura trombocitopênica idiopática.
Como usar
Este medicamento deve ser administrado por via intravenosa, por um profissional de saúde, sendo que a dose e o período de tratamento deve ser determinada pelo oncologista.
Em geral, a posologia é a seguinte:
Adultos
- 0,01 a 0,03 mg de Vincristina por kg de peso corporal, como dose única, a cada 7 dias.
Crianças
- Acima de 10 kg: Administrar 1,5 a 2 mg de Vincristina por metro quadrado de superfície corporal, como dose única, a cada 7 dias;
- Com 10 kg ou menos: Administrar 0,05 mg de Vincristina por kg de peso corporal, como dose única,a cada 7 dias.
A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico oncologista.
Contra-indicações
Este medicamento está contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em pacientes com a forma desmielinizante da síndrome de Charcot-Marie-Tooth.
Além disso, também não deve ser usado por grávidas e as mulheres que estejam em período de amamentação, devem interromper a lactação durante o tratamento com vincristina.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com vincristina são perda de cabelo, prisão de ventre, dor no corpo, diminuição dos glóbulos brancos, perda de sensibilidade, dificuldade para andar e perda dos reflexos.
Os efeitos colaterais mais graves que pode ocorrer são distúrbios neuromusculares.