Vitamina K2: para que serve, alimentos ricos (e quando tomar)

A vitamina K2 é importante para manter a saúde óssea, já que participa do metabolismo do cálcio aumentando a mineralização dos ossos, além de produzir fatores da coagulação e equilibrar os níveis de cálcio no sangue.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa vitamina, ou menaquinona, é uma das formas ativas da vitamina K, sendo encontrada em alimentos de origem animal, como gema do ovo e alguns tipos de queijo. Além disso, as bactérias da flora intestinal também produzem diferentes formas de vitamina K2, sendo a MK-7 uma das principais. Confira o que é a vitamina K e os alimentos ricos.

Além disso, também existem suplementos de vitamina K2, na forma MK-7 ou combinada com vitamina D, que são vendidos em farmácias e lojas de produtos naturais. No entanto, é recomendado que seu uso seja feito com a orientação de um nutricionista ou clínico geral.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve a vitamina K2

As principais funções da vitamina K2 no organismo são:

1. Ajudar a engrossar o sangue

A vitamina K2 ajuda a engrossar o sangue porque é uma vitamina importante para a produção de fatores da coagulação, que são substâncias que ajudam o sangue a coagular em caso de sangramentos.

2. Manter a saúde dos ossos

A vitamina K2 mantém a saúde dos ossos, porque previne a perda de cálcio dos ossos para o sangue e regula o funcionamento de células responsáveis pela sua formação.

3. Prevenir o acúmulo de cálcio nos vasos

A vitamina K2 ajuda a equilibrar os níveis de cálcio no sangue, favorecendo a sua fixação nos ossos. Assim, essa vitamina ajuda a prevenir o desenvolvimento de calcificação em tecidos e órgãos, especialmente os vasos sanguíneos, evitando o desenvolvimento de doenças cardíacas, como aterosclerose e infarto do miocárdio.

Alimentos ricos em vitamina K2

Os principais alimentos ricos em vitamina K2 incluem:

  • Natto, ou natô;
  • Fígado;
  • Queijo gouda;
  • Queijo azul;
  • Gema do ovo;
  • Coalhada.

Embora sejam ricos em vitamina K2, alguns destes alimentos podem não ser considerados muito saudáveis, devendo, por isso, serem consumidos com moderação e dentro de uma dieta saudável e equilibrada.

Marque uma consulta com o nutricionista mais próximo para saber como consumir a vitamina K2 dos alimentos de forma saudável:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Quantidade recomendada

Ainda não existe uma recomendação sobre a quantidade de vitamina K2 que deve ser ingerida por dia, porque essa vitamina pode ser obtida através da alimentação, além de também ser produzida por bactérias que naturalmente presentes na flora intestinal.

Sintomas de falta de vitamina K2

Os principais sintomas de falta de vitamina K2 são sangramentos no nariz ou gengivas, hematomas fáceis no corpo, sangue nas fezes ou na urina, menstruação abundante ou hemorragias internas.

Esses sintomas podem surgir quando a deficiência de vitamina K2 é grave, uma vez que essa vitamina ajuda na formação de coágulos no sangue.

Além disso, a falta de vitamina K2 também pode diminuir a mineralização dos ossos, o que pode aumentar o risco de osteoporose.

Quando tomar suplementos

Normalmente, não é necessário tomar suplementos de vitamina K2. Entretanto, os suplementos de vitamina K2, na forma de MK-4 ou MK-7, junto com a vitamina D, podem ser indicados pelo médico para a prevenção e tratamento da osteoporose, especialmente em pessoas com maior risco de deficiência de deficiência D, como idosos e aqueles que se expõem pouco ao sol. Saiba quando tomar vitamina D e as doses recomendadas.

Embora a vitamina K2 pareça ser benéfica para o sistema ósseo e cardiovascular, produção de energia nas células e o funcionamento do cérebro e fígado, ainda são necessários mais estudos comprovar os benefícios dos suplementos de vitamina K2 na prevenção e tratamento de doenças.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão de suplementos de vitamina K2 parece não causar efeitos colaterais sérios. No entanto, é importante que o uso da vitamina K2 seja orientado pelo nutricionista ou nutrólogo.

Quem não pode usar

Os suplementos de vitamina K2 podem interferir no efeito de medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, ou provocar reações alérgicas em pessoas com histórico de alergia à vitamina K, não sendo indicados nestes casos.

Além disso, os suplementos de vitamina K2 só devem ser usados por mulheres grávidas ou que amamentam com a orientação de um médico, pois essa vitamina pode atravessar a placenta e passar para o leite materno.