Os principais sintomas de vitiligo são manchas despigmentadas branco leitosas na pele, que não coçam e não doem, possuem bordas convexas bem de limitadas e formato redondo, oval ou linear.
O vitiligo é um distúrbio da pigmentação da pele sendo que sua causa não é completamente conhecida, mas sabe-se que ocorre a destruição ou morte dos melanócitos, que são as células que produzem o pigmento que dá cor à pele. Entenda melhor o que é vitiligo.
Os sintomas do vitiligo são mais comuns de surgir antes dos 20 anos, mas também pode acontecer em qualquer idade, sendo importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, se necessário.
Sintomas de vitiligo
Os principais sintomas de vitiligo são:
- Manchas despigmentadas de cor branca leitosa na pele;
- Múltiplas manchas, semelhantes a confetes;
- Bordas convexas, bem delimitadas e sem sinal de inflamação ao redor;
- Tamanho varia de milímetros a centímetros;
- Formato redondo, oval ou linear;
- Manchas brancas que podem apresentar alguma pigmentação normal no seu interior;
- Pelos ou cabelos brancos na área da mancha da pele;
- Não coçam e não causam dor, mas pode ter aumento de sensibilidade no local;
- Deficiência auditiva ou perda da audição, se afetar os melanócitos da cóclea no ouvido;
- Inflamação da íris do olho ou uveíte, quando afeta os olhos.
Os sintomas de vitiligo são mais comuns de surgir no rosto, em volta da boca ou dos olhos, pescoço, dorso das mãos. tronco ou couro cabeludo, além de áreas sujeitas a traumas, como cotovelos ou joelhos.
Além disso, as manchas despigmentadas podem afetar as mucosas e surgir dentro da boca ou das narinas ou região genital, como vulva ou pênis, por exemplo.
O vitiligo também pode causar sintomas psicológicos, como depressão, estresse mental, baixa autoestima e piora da qualidade de vida.
Sintomas iniciais de vitiligo
Os sintomas iniciais do vitiligo normalmente são o surgimentos de manchas esbranquiçadas em regiões expostas ao sol, por isso, é mais comum de surgir no dorso das mãos, braços e rosto.
Leia também: 9 causas de manchas brancas na pele (e o que fazer) tuasaude.com/manchas-brancas-na-peleO que fazer
Na presença de sintomas ou primeiros sinais de vitiligo, deve-se consultar o dermatologista para uma avaliação.
Quando o diagnóstico do vitiligo é confirmado, o médico pode indicar o tratamento mais adequado, que geralmente envolve o uso de pomadas ou comprimidos de corticoides ou imunossupressores, fototerapia, despigmentação da pele, cirurgia ou transplante de melanócitos, por exemplo. Veja como é feito o tratamento do vitiligo.
Leia também: Vitiligo tem cura? (e 9 opções de tratamento) tuasaude.com/vitiligo-tem-cura