VO2 máximo: o que é, como medir e como aumentar

O VO2 máximo corresponde ao volume de oxigênio consumido pela pessoa durante uma atividade física aeróbica, sendo uma medida que indica o seu condicionamento físico e, de forma geral, o estado da sua saúde cardiopulmonar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa medida, também conhecida como VO2 max ou Volume de Oxigênio Máximo, depende de características como idade, sexo e peso corporal e, quanto maior o seu valor, maior é a capacidade do organismo de entregar oxigênio aos músculos.

Para verificar o VO2 máximo, é recomendado consultar um cardiologista, pneumologista ou clínico geral, que podem indicar os exames mais adequados para sua avaliação e as medidas mais recomendadas para aumentá-lo.

Homem realizando um exame de ergoespirometria, que avalia o VO2 máximo

Qual o VO2 normal

Geralmente, são considerados normais valores de VO2 máximo acima de 80% daquele que é calculado baseado na idade, sexo e outras características da pessoa, como o peso corporal. No entanto, não existe um consenso sobre os valores de VO2 máximo ideais.

De forma geral, valores de VO2 máximo mais elevados, tendem a significar um melhor condicionamento físico e saúde cardiopulmonar.

Tabela de VO2 máximo para homens

Os valores de VO2 máximo por idade para homens variam aproximadamente de acordo com a tabela abaixo:

Idade VO2 máximo (limite inferior)
20 a 29 anos 41,0 mL/kg/min
30 a 39 anos 39,5 mL/kg/min
40 a 49 anos 37,7 mL/kg/min
50 a 59 anos 35,0 mL/kg/min
60 a 69 anos 31,6 mL/kg/min
70 a 79 anos 28,1 mL/kg/min

Quando o VO2 máximo está acima do valor da tabela para a faixa etária da pessoa, tende a ser considerado aceitável, bom ou excelente na medida em que for mais elevado. Enquanto valores abaixo, normalmente são considerados ruins.

Por exemplo, o VO2 máximo de um homem sedentário está em aproximadamente 30 à 35 mL/kg/min, enquanto que maratonistas geralmente apresentam um VO2 max de aproximadamente 70 mL/kg/min.

Tabela de VO2 máximo para mulheres

Os valores de VO2 máximo por idade para mulheres variam aproximadamente de acordo com a tabela abaixo:

Idade VO2 máximo (limite inferior)
20 a 29 anos 35,2 mL/kg/min
30 a 39 anos 33,8 mL/kg/min
40 a 49 anos 32,3 mL/kg/min
50 a 59 anos 29,5 mL/kg/min
60 a 69 anos 26,8 mL/kg/min
70 a 79 anos 25,1 mL/kg/min

De forma semelhante aos homens, quando o VO2 máximo está acima do valor da tabela para a faixa etária da mulher, geralmente é considerado aceitável, bom ou excelente na medida em que for mais elevado. Enquanto valores abaixo, tendem a ser considerados ruins.

Mulheres, em média, têm um VO2 máximo um pouco menor que homens, variando de 20 à 25 mL/kg/min nas sedentárias e até 60 mL/kg/min nas atletas. Isso acontece porque as mulheres possuem naturalmente uma maior quantidade de gordura e menor quantidade de hemoglobina.

Como medir o VO2 máximo

O VO2 máximo pode ser medido de forma direta ou indireta por testes como:

1. Ergoespirometria

Para medir o VO2 pode-se realizar um exame conhecido como ergoespirometria, ou teste da capacidade pulmonar, que é feito em uma esteira ou bicicleta ergométrica, enquanto a pessoa usa uma máscara no rosto e eletrodos colados no corpo para ser monitorada.

Esse teste mede o VO2 máximo diretamente por meio da análise da troca de gases na respiração, além de monitorar a frequência cardíaca e esforço realizado no exercício. É indicado pelo cardiologista ou médico do esporte para avaliar atletas e problemas pulmonares ou cardíacos, por exemplo.

Leia também: Ergoespirometria: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/ergoespirometria

2. Teste de Cooper

O VO2 máximo também pode ser estimado de forma indireta através de testes físicos, como é o caso do teste de Cooper que avalia a capacidade aeróbica, através da análise da distância percorrida pelo indivíduo durante 12 minutos, em caminhada ou corrida na sua capacidade máxima.

Depois de anotados os valores, é necessário fazer um cálculo através de uma equação, que dará o valor de VO2 máximo do indivíduo. Entenda melhor como é feito o teste de Cooper e determinado o VO2 máximo.

Como aumentar o VO2 máximo

Para aumentar o VO2 máximo normalmente são indicados:

  • Treinos HIIT, em que se alterna exercícios breves de alta intensidade com outros de intensidade menor;
  • Exercícios como corrida, caminhadas ou bicicleta, especialmente com a meta de fazer tempos cada vez melhores nos percursos;
  • Perder peso, porque o VO2 máximo também é calculado baseado no peso corporal.

Normalmente, só é possível melhorar o VO2 máximo em cerca de 30%. De forma geral, para isso é preciso aumentar o treino físico para melhorar o condicionamento, fazendo o corpo captar melhor o oxigênio e usá-lo de forma eficiente.

Leia também: Treino HIIT: o que é, benefícios e como fazer tuasaude.com/hiit

Além disso, um treino forte com, pelo menos, 85% da frequência cardíaca também ajuda muito a aumentar a taxa de VO2. No entanto, não é recomendado para quem está iniciando a atividade física.

Normalmente, para iniciar uma atividade física e aumentar o VO2, é recomendado um treino mais leve, que deve ser sempre orientado por um profissional de educação física.

Vídeos relacionados

BIOIMPEDÂNCIA: o que é e como funciona

03:57 | 489.898 visualizações

Truques para Melhorar a Corrida

02:35 | 74.014 visualizações