Vontade de morrer: 5 causas comuns (e o que fazer)

Sentir vontade de morrer pode indicar que a pessoa está lidando com algum tipo de sofrimento, sobrecarrega emocional e/ou física, efeito colateral de algum medicamento, como antidepressivos ou antipsicóticos, ou problemas psiquiátricos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psiquiatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

A vontade de morrer nem sempre significa que a pessoa realmente deseja acabar com a própria vida. No entanto, quando não se busca ajuda podem surgir sintomas como isolamento e tristeza que, nos casos mais graves, podem indicar um possível suicídio. Confira mais sinais que podem indicar um comportamentos suicida.

Caso a pessoa sinta vontade de morrer, é recomendado procurar ajuda de uma pessoa de confiança com quem possa conversar ou profissional da saúde. Além disso, caso essa sensação seja frequente, é indicado consultar um psiquiatra para uma avaliação. Também é possível receber ajuda entrando em contato com Centro de Valorização da Vida (CVV) ao ligar para número 188, para receber orientações e apoio. O CVV está disponível 24 horas todos os dias gratuitamente.

Imagem ilustrativa número 1

O que significa

A vontade de morrer pode significar que:

1. Está lidando com algum sofrimento

A vontade de morrer pode significar que se está lidando com algum tipo de sofrimento que pode ser causado por situações como bullying, preconceito, abuso ou perda de um familiar. 

Principalmente quando a situação específica é difícil de resolver, pode dar a sensação de que o sofrimento não terá fim e levar a pessoa a sentir que não tem escolha, ficar desesperada e, nos casos mais graves, ao suicídio, por exemplo. Saiba as principais causas de suicídio.

O que fazer: é importante procurar alguém de confiança que possa ouvir o problema e orientar sobre como agir diante da situação causando o sofrimento, como familiares, amigos, professores ou profissionais da saúde, dependendo da situação.

Além disso, também pode ser indicado fazer sessões de psicoterapia, que podem ajudar a pessoa a desenvolver estratégias para lidar melhor com as dificuldades que está passando.

2. Não se sente útil, necessário ou desejado

Quando a pessoa não se sente útil, necessária ou desejada, algumas vezes podem surgir também pensamentos negativos como a vontade de morrer ou de que a vida seria melhor sem a pessoa.

O que fazer: neste caso, é recomendado procurar alguém em quem confie para conversar sobre como se sente. Além disso, fazer sessões de psicoterapia pode ajudar a pessoa a lidar com pensamentos e sensações ruins e evitar que sinta a vontade de morrer devido a esses sentimentos.  

3. Se sente sobrecarregado

A vontade de morrer pode surgir quando se sente sobrecarregado devido a problemas de saúde, trabalhar excessivamente e cuidar de pessoas com doenças graves e/ou que não tem cura, por exemplo.

O burnout é um tipo de sobrecarga normalmente relacionada ao trabalho que pode fazer a pessoa se sentir sem energia, mentalmente e/ou fisicamente cansada, ter pensamentos negativos e, nos casos mais graves, vontade de morrer, por exemplo. Entenda melhor o que é burnout e os sintomas.

O que fazer: é importante adotar medidas para aliviar o estresse, como praticar atividades físicas regularmente, dormir o suficiente e cuidar da própria saúde, seguindo corretamente as orientações médicas, para diminuir a sobrecarga.

Além disso, também é recomendado buscar ajuda de outras pessoas, como familiares e amigos, e procurar um psicólogo para desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades existentes.

4. Está tendo o efeito colateral de um medicamento

Alguns medicamentos, especialmente antidepressivos e antipsicóticos, podem levar algumas pessoas a pensar sobre a própria morte ou mesmo sentir vontade de morrer como um efeito colateral.

O que fazer: em caso de suspeita do efeito colateral de algum medicamento, é recomendado consultar o médico que o indicou, podendo ser necessário trocar ou suspender o medicamento e/ou tentar outras opções de tratamento.

Além disso, é recomendado usar medicamentos somente com indicação médica e fazer o tratamento corretamente, de acordo com suas orientações.    

5. Existem problemas de saúde que precisam de atenção

Em alguns casos, sentir vontade de morrer pode ser sintoma de algum problema de saúde, especialmente transtornos mentais ainda não identificados e/ou que necessitam de tratamento adequado, como bipolaridade, estresse pós-traumático ou depressão. Conheça os transtornos mentais mais comuns.

Neste caso, podem existir outros sintomas como choro e tristeza frequentes, crises de ansiedade, afastamento dos familiares e mudanças repentinas de humor e/ou comportamento.  

O que fazer: em caso de suspeita de problemas de saúde como depressão ou transtorno bipolar, é recomendado consultar um psiquiatra. O tratamento depende do problema identificado e pode envolver psicoterapia e uso de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos.

Como receber ajuda

Caso a pessoa sinta vontade de morrer, é recomendado procurar a ajuda de familiares, amigos de confiança ou profissionais da saúde com quem possa conversar. 

Além disso, especialmente nos casos em que a vontade é recorrente ou existem outros sintomas como choro frequente e tristeza, é indicado consultar um psiquiatra.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o psiquiatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.