12 xaropes para bronquite (e como usar)

Os xaropes para bronquite, como a acetilcisteína, o ambroxol ou a acebrofilina, ajudam a aliviar a tosse com catarro, pois têm ação expectorante e mucolítica, que fluidificam o catarro, deixando-o mais líquido, facilitando sua eliminação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além desses xaropes, nos casos de bronquite aguda ou exacerbações da bronquite crônica, o médico também pode indicar o uso de xaropes antibióticos, como a amoxicilina ou a claritromicina, por exemplo.

Os xaropes para bronquite devem ser usados com orientação médica, e por isso, deve-se consultar o pneumologista ou pediatra que pode indicar o melhor xarope de forma individualizada.

Imagem ilustrativa número 1

12 xaropes para bronquite

Os xaropes de farmácia mais indicados pelo pneumologista para o tratamento da bronquite incluem:

1. Acetilcisteína

A acetilcisteína é um xarope mucolítico que age fluidificando as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a sua eliminação das vias respiratórias, sendo indicado para ajudar a aliviar a tosse com catarro.

Este xarope pode ser indicado para bronquite aguda ou crônica, sendo encontrado na forma de xarope adulto de 40 mg/mL ou xarope pediátrico de 20 mg/mL que pode ser usado por crianças com mais de 2 anos, com orientação do pediatra.

Como usar: a dose do xarope de 40 mg/mL para adultos normalmente é de 600 mg por dia, o que corresponde a 15 mL do xarope, 1 vez por dia, de preferência à noite. Veja as doses da acetilcisteína para crianças.

Marque uma consulta com pneumologista mais próximo, que pode indicar o melhor xarope para bronquite, de forma individualizada: 

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pneumologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Ambroxol

O xarope de ambroxol é um expectorante que pode ser usado para o tratamento da bronquite, especialmente da bronquite crônica, pois ajuda a deixar o catarro menos grosso, o que facilita sua eliminação. Veja todos os sintomas de bronquite.

Além disso, também podem ter ação antitussígena que também ajuda a aliviar a tosse com catarro, sendo encontrado como genérico ou com os nomes Mucossolvan, Sedavan, Bronxol ou Ambroxmel, por exemplo.

O xarope de ambroxol pode ser encontrado em diferentes concentrações, sendo de 6 mg/mL para adultos e de 3 mg/mL para uso infantil. 

Como usar: a dose recomendada do xarope de ambroxol adulto de 6 mg/mL (ou 30 mg/5mL) é de 5 mL do xarope, 3 vezes por dia. Para crianças com mais de 2 anos, deve-se usar o xarope pediátrico e as doses devem ser orientadas pelo pediatra. Saiba como dar o xarope de ambroxol para crianças.

3. Dextrometorfano 

O xarope de dextrometorfano é um antitussígeno e expectorante indicado para acalmar e aliviar a tosse, pois ajuda a diminuir a tosse por agir diretamente no cérebro na região que controla o reflexo da tosse, aliviando esse sintoma.

Esse xarope normalmente é indicado para gripes e resfriados, no entanto, também pode ser indicado para bronquite, especialmente a bronquite crônica, e não deve ser usado quando existe suspeita de infecção bacteriana respiratória.

O dextrometorfano xarope é encontrado associado à guaifenesina com o nome Vick 44E podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos.

Como usar: a dose recomendada para adultos e crianças maiores de 12 anos e com mais de 43 kg é de 15 mL do xarope, a cada 4 a 6 horas, até o máximo de 6 doses por dia. Saiba como tomar o xarope Vick 44 E corretamente

4. Salbutamol

O xarope de salbutamol é um broncodilatador que age relaxando o músculo das paredes dos brônquios, abrindo as vias respiratórias e permitindo um alívio do aperto no peito e da tosse, facilitando a respiração. Entenda o que são broncodilatadores e como usar.

O salbutamol xarope de 0,4 mg/mL é indicado para bronquite crônica sendo encontrado como genérico ou com o nome comercial Aerolin indicado para adultos ou crianças com mais de 2 anos.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos é de 10 mL do xarope (4 mg de salbutamol), 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica. Para crianças, as doses devem ser indicadas pelo pediatra de acordo com a idade. 

Outra forma de utilizar o salbutamol para relaxar a parede dos brônquios é na forma de bombinhas para uso inalatório ou nebulização, especialmente em idosos ou pessoas com diminuição da capacidade respiratória. Veja outras formas de usar o salbutamol.

5. Acebrofilina

O xarope de acebrofilina é indicado para o tratamento ou prevenção de doenças do aparelho respiratório, que causam broncoespasmo e aumento da produção de catarro, como bronquite obstrutiva ou traqueobronquite, por exemplo.

Esse remédio tem ação expectorante e mucolítica que ajuda a aliviar a tosse com catarro pois deixa o catarro mais líquido e fácil de eliminar, além de ter efeito broncodilatador, facilitando a respiração. Veja outros remédios indicados para tosse com catarro.  

O xarope de acebrofilina pode ser encontrado em duas apresentações de 50mg/5mL para adultos e de 25mg/5mL para crianças com mais de 2 anos, como genérico ou com os nomes comercial Brondilat ou Filinar.

Como usar: a dose do xarope de 50 mg/5mL para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 10 mL (1 copo medida) a cada 12 horas, ou conforme orientação médica. Veja como dar o xarope de acebrofilina pediátrico.  

6. Carbocisteína

O xarope de carbocisteína é indicado para bronquite crônica, fibrose cística, enfisema pulmonar ou outras doenças obstrutivas das vias respiratórias, pois tem ação mucolítica que ajuda a deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação.

Esse xarope pode ser encontrado na sua forma genérica ou com os nomes Mucofan ou Mucotoss, nas concentrações de 50 mg/mL para adultos e 20 mg/mL para crianças com mais de 2 anos.

Como usar: a dose do xarope de 50 mg/mL para adultos é de 5 mL a 10 mL, 3 vezes por dia, ou conforme indicado pelo médico. Para crianças com mais de 2 anos, a dose do xarope infantil de 20 mg/mL é de 0,25 mL por Kg de peso corporal, 3 vezes por dia, devendo ser usado com a orientação do pediatra. Saiba como tomar a carbocisteína corretamente.  

7. Bromexina

O xarope de bromexina é indicado para bronquite aguda ou crônica, pois tem ação expectorante e secretolitica, que ajuda a dissolver o catarro e ativar os cílios dos brônquios, facilitando a movimentação do catarro, permitindo que seja eliminado de forma mais fácil.

Esse xarope pode ser encontrado na forma de xarope pediátrico de 0,8 mg/mL ou xarope adulto de 1,6 mg/mL.

O xarope de bromexina deve ser usado com indicação médica, podendo ser comprado como genérico ou com os nomes Bisolvon ou Pulmed, por exemplo.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 5 mL do xarope adulto de 1,6 mg/mL (ou 8 mg/5mL), 3 vezes por dia, ou conforme indicação médica. Veja também como usar o xarope de bromexina infantil.  

8. Levodropropizina

O xarope de levodropropizina é indicado para bronquite, laringite ou traqueite pois ajuda a aliviar a tosse seca e irritativa, pois inibe o reflexo da tosse, relaxa a musculatura brônquica e melhora a ventilação pulmonar.

O xarope de levodropropizina pode ser encontrado com os nomes Antux ou Percof, contendo 30 mg/5mL ou 6 mg/mL de levodropropizina e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos. 

Como tomar: a dose para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 10 mL do xarope (1 copo dosador), até 3 vezes por dia, conforme orientação médica. Para crianças entre 2 e 12 anos a dose deve ser calculada de acordo com o peso corporal. Saiba como tomar a levodropropizina corretamente.

9. Amoxicilina

A amoxicilina ou amoxicilina + clavulanato é indicado no caso de infecções respiratórias, como a bronquite aguda, exacerbações da bronquite crônica ou broncopneumonia. 

Esse antibiótico pode ser indicado pelo médico para pessoas que não possuem alergia às penicilinas, pois é capaz de eliminar as bactérias das vias respiratórias.

Como usar: a dose normalmente do xarope amoxicilina 250 mg/5mL para adultos é de 250 mg a 500 mg (5 mL a 10 mL) por via oral, 3 vezes ao dia, conforme indicação médica.   

Já no caso da amoxicilina + clavulanato, as doses recomendadas para adultos ou crianças devem ser calculadas pelo médico de acordo com o peso corporal. Saiba como tomar a amoxicilina + clavulanato.  

10. Claritromicina

A claritromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos, normalmente indicado com primeira opção para pessoas alérgicas às penicilinas, pois é capaz de eliminar bactérias que causam infecções nas vias aéreas superiores e inferiores.

Esse xarope normalmente é indicado para exacerbações da bronquite crônica sendo encontrado na forma de xarope pediátrico de 25 mg/mL e xarope adulto de 50 mg/mL.

Como usar: a dose normalmente recomendada para crianças de 6 meses a 12 anos é de e 7,5 mg/kg de peso corporal do xarope infantil de 25 mg/mL, a cada 12 horas, conforme orientado pelo médico. Veja como tomar a claritromicina corretamente.  

11. Axetilcefuroxima 

A axetilcefuroxima é um antibiótico da classe das cefalosporinas, indicada nos casos de exacerbações agudas da bronquite crônica, pois é capaz de eliminar bactérias do trato respiratório inferior.

Esse xarope pode ser encontrado na forma de pó para suspensão oral de 250 mg/5mL para uso adulto ou pediátrico em crianças a partir de 3 meses.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos é de 5 mL do xarope, de 12 em 12 horas. Para crianças de 3 meses a 12 anos de idade, as doses devem ser calculadas pelo pediatra de acordo com o peso corporal da criança.

12. Pelargonium sidoides

O xarope de Pelargonium sidoides é um fitoterápico indicado para infecções do trato respiratório, como bronquite crônica ou aguda, sinusite, faringite ou rinofaringite, por exemplo, pois tem ação antimicrobiana, além de modular o sistema imunológico a combater infecções.

Esse xarope pode ser encontrado com o nome Imunoflan, na concentração de 307,39/mL e não deve ser usado por grávidas, lactantes, pessoas com doenças nos rins ou fígado ou por pessoas em tratamento do alcoolismo, pois contém álcool na sua composição. 

Além disso, diabéticos devem usar com cautela, pois o xarope contém açúcar.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos é de 7,5 mL do xarope, 2 vezes por dia, conforme indicação médica. Além desse xarope fitoterápico também podem ser usados xaropes caseiros para bronquite. Veja os principais xaropes caseiros para bronquite e como preparar.

Cuidados durante o uso dos xaropes

Alguns xaropes podem conter açúcar na sua composição, devendo ser usados com cautela por diabéticos, sendo importante verificar com o farmacêutico as marcas que não contêm açúcar.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário diluir o xarope, quando vem na forma de pó ou grânulos, devendo-se verificar a quantidade de água que deve ser adicionada, conforme as instruções do fabricante.

É importante também seguir todas as recomendações médicas para o tratamento da bronquite, como repouso, aumentar a ingestão de líquidos ou usar um umidificador de ar, para ajudar também na eliminação do catarro. Veja como é feito o tratamento da bronquite.

Vídeos relacionados

5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

06:03 | 903.752 visualizações