A tosse com expectoração é um reflexo do organismo para expulsar o catarro do sistema respiratório e, por isso, não deve ser evitada com medicamentos que inibem a eliminação do catarro, mas sim com remédios que tornem o catarro mais líquido e fácil de eliminar e que promovam a sua expulsão, de forma a tratar a tosse mais rapidamente e de forma eficaz.
Geralmente, as substâncias ativas expectorantes usadas em crianças são as mesmas usadas por adultos, no entanto, as fórmulas pediátricas são preparadas em menores doses. Na maioria das embalagens destes medicamentos vem mencionado o "uso infantil", "uso pediátrico" ou "crianças", para ser mais fácil de identificar.
Antes de dar o xarope para a criança, é importante levar a criança ao pediatra, para que que seja receitado o expectorante mais indicado de forma individualizada e para identificar o que pode estar na origem da tosse. Saiba o que pode significar cada cor do catarro.
Alguns dos medicamentos indicados para tratar a tosse com catarro são:
1. Ambroxol
O ambroxol para crianças ajuda a deixar o catarro menos grosso, facilitando sua eliminação e pode ser encontrado na forma de xarope pediátrico de 15mg/5mL ou solução oral de 7,5 mg/mL para crianças a partir dos 2 anos, como genérico ou com os nomes comerciais Mucosolvan ou Sedavan.
O ambroxol gotas ou xarope não são recomendados para crianças com menos de 2 anos de idade.
Como usar
As doses do ambroxol pediátrico dependem da idade ou peso e da forma farmacêutica que se pretende usar, gotas ou xarope, e incluem:
As doses do ambroxol gotas ou xarope pediátrico também podem ser calculada pelo pediatra considerando o peso da criança.
Contra-indicações
O ambroxol não deve ser usado por crianças que tenham alergia ao ambroxol ou qualquer outro componente da fórmula e só deve ser administrado em crianças menores de 2 anos se for aconselhado pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Embora seja geralmente bem tolerado, o ambroxol pode causar alguns efeitos colaterais como alteração do paladar, náusea, vômito, diarreia, azia ou má digestão.
2. Acetilcisteína
A acetilcisteína para crianças ajuda a aliviar a tosse, pois agem deixando o catarro mais líquido facilitando sua eliminação, e está disponível na forma de xarope pediátrico 20mg/mL, como genérico ou com os nomes comerciais Fluimucil ou Cisteil.
Como usar
O xarope de acetilcisteína deve ser tomado por via oral, utilizando o copo dosador fornecido na embalagem. As doses normalmente recomendadas são:
- Crianças de 2 a 4 anos: a dose recomendada é de 5 mL, 2 a 3 vezes ao dia, conforme orientação do pediatra;
- Crianças acima de 4 anos: a dose recomendada é de 5 mL, 3 a 4 vezes ao dia, conforme orientação do pediatra.
O tempo de tratamento com acetilcisteína xarope pediátrico deve ser orientado pelo pediatra e geralmente é de 5 a 10 dias.
Contra-indicações
A acetilcisteína não deve ser usada por crianças que tenham alergia à acetilcisteína ou qualquer outro componente da fórmula e em menores de 2 anos, a não ser que seja recomendado pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com acetilcisteína são distúrbios gastrointestinais, tais como náuseas, vômitos ou diarreia.
3. Bromexina
A bromexina ajuda a dissolver o catarro, permitindo que seja eliminado de forma mais fácil, e está disponível na forma de gotas ou em xarope infantil 4mg/5mL e pode ser encontrada em genérico ou com os nomes comerciais Bisolvon ou Pulmed.
Como usar
As doses da bromexina infantil dependem da idade ou peso e da forma farmacêutica que se pretende usar, gotas ou xarope, e incluem:
O tempo de tratamento com bromexina xarope infantil ou gotas deve ser orientado pelo pediatra.
Contra-indicações
Este medicamento não deve ser usado por crianças que tenham alergia à bromexina ou qualquer outro componente da fórmula e em crianças com menos de 2 anos de idade.
Além disso, o xarope de bromexina não deve ser usado por crianças que tenham intolerância à frutose.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com a bromexina são náuseas, vômitos ou diarreia.
4. Carbocisteína
A carbocisteína é um remédio expectorante que facilita a eliminação do catarro e pode ser encontrado na forma de xarope infantil 20mg/mL, como genérico ou com o nome comercial Mucofan.
Como usar
A carbocisteína deve ser usada por via oral e não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos de idade.
Para usar a carbocisteína xarope infantil, deve-se utilizar o copo dosador fornecido na embalagem. A dose normalmente recomendada para crianças entre 2 e 12 anos de idade é de 0,25 mL do xarope para cada Kg de peso corporal, o que equivale a 5 mg de carbocisteína por Kg de peso, 3 vezes ao dia, ou conforme orientação do pediatra.
O tempo de tratamento com o xarope de carbocisteína infantil deve ser orientado pelo pediatra.
Contra-indicações
Este medicamento não deve ser usado por crianças que tenham alergia à carbocisteína ou qualquer outro componente da fórmula e em crianças com menos de 2 anos de idade.
Efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a carbocisteína são distúrbios gastrointestinais, como náuseas, diarreia e desconforto gástrico.
5. Guaifenesina
A guaifenesina é um xarope expectorante, indicado para gripes e resfriados, que age deixando o catarro menos grosso, o que facilita sua eliminação e está disponível na forma de xarope infantil 100 mg/15mL, como genérico ou com o nome comercial Transpulmin mel xarope infantil. Veja outros xaropes para gripe infantil.
Como usar
Para usar a guaifenesina xarope infantil, deve-se utilizar o copo dosador fornecido na embalagem. As doses dependem da idade ou do peso da criança, e incluem:
- Crianças de 2 a 6 anos: a dose recomendada é de 7,5 mL (50 mg) a cada 4 horas, ou seja 1 dose a cada 6 horas, ou conforme orientação do pediatra;
- Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 15 mL (100 mg) a cada 4 horas, ou seja 1 dose a cada 6 horas, ou conforme orientação do pediatra.
O limite máximo diário de administração do medicamento para crianças é de 6 doses por dia, ou seja, para crianças entre 2 a 6 anos não se deve ultrapassar 300 mg por dia, e para crianças de 6 a 12 anos a dose máxima é de 600 mg por dia.
O tempo de tratamento com guaifenesina xarope infantil deve ser sempre orientado pelo pediatra.
Contra-indicações
Este medicamento não deve ser usado por crianças que tenham alergia à guaifenesina ou qualquer outro componente da fórmula e em crianças com menos de 2 anos de idade.
Além disso, esse xarope deve ser usado com cautela por crianças diabéticas pois contém açúcar.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com guaifenesina são distúrbios gastrointestinais, como náuseas, diarreia, desconforto gástrico, sonolência ou dor de cabeça.
6. Acebrofilina
A acebrofilina é um remédio que ajuda a eliminar o catarro mais facilmente e está disponível em xarope pediátrico 5 mg/mL, como genérico ou com os nomes comercial Brondilat ou Filinar.
Como usar
O xarope de acebrofilina pediátrico é indicado para crianças a partir dos 2 anos de idade, e deve ser tomado por via oral, utilizando o copo dosador de 10 mL fornecido na embalagem. As doses normalmente recomendadas são:
- Crianças de 2 a 3 anos: a dose recomendada é de 2 mg por kg de peso corporal por dia, dividido em duas administrações, a cada 12 horas, ou conforme orientação do pediatra;
- Crianças de 3 a 6 anos: a dose recomendada é de meio copo dosador, que corresponde a 5 mL do xarope a cada 12 horas, ou conforme orientação do pediatra;
- Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 1 copo dosador, que corresponde a 10 mL do xarope, a cada 12 horas, ou conforme orientação do pediatra;
- Adolescentes a partir dos 12 anos: a dose recomendada é de 1 copo dosador, que corresponde a 10 mL do xarope, a cada 12 horas, ou conforme orientação do pediatra.
A duração do tratamento com o xarope de acebrofilina pediátrico deve ser orientado pelo pediatra.
Contra-indicações
Este xarope não deve ser usado por crianças que tenham alergia à acebrofilina ou a qualquer outro componente da fórmula ou por crianças com doenças no fígado, rins ou cardiovasculares graves, úlcera péptica ativa ou histórico de convulsões.
Além disso, também não deve ser usada em crianças menores de 2 anos de idade.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com acebrofilina xarope infantil são prisão de ventre, diarreia, salivação excessiva, boca seca, náusea, vômito, coceira generalizada ou cansaço excessivo.
Conheça também alguns remédios naturais que podem ajudar a aliviar a tosse.