Expectorante infantil: xaropes para tosse com catarro

A tosse com expectoração é um reflexo do organismo para expulsar o catarro do sistema respiratório e, por isso, não deve ser evitada com medicamentos que inibem a eliminação do catarro, mas sim com remédios que tornem o catarro mais líquido e fácil de eliminar e que promovam a sua expulsão, de forma a tratar a tosse mais rapidamente e de forma eficaz.

Geralmente, as substâncias ativas expectorantes usadas em crianças são as mesmas usadas por adultos, no entanto, as fórmulas pediátricas são preparadas em menores doses. Na maioria das embalagens destes medicamentos vem mencionado o "uso infantil", "uso pediátrico" ou "crianças", para ser mais fácil de identificar.

Antes de dar o xarope para a criança, é importante levar a criança ao pediatra, para que que seja receitado o expectorante mais indicado de forma individualizada e para identificar o que pode estar na origem da tosse. Saiba o que pode significar cada cor do catarro.

Expectorante infantil: xaropes para tosse com catarro

Alguns dos medicamentos indicados para tratar a tosse com catarro são:

1. Ambroxol

O ambroxol para crianças ajuda a deixar o catarro menos grosso, facilitando sua eliminação e pode ser encontrado na forma de xarope pediátrico de 15mg/5mL ou solução oral de 7,5 mg/mL para crianças a partir dos 2 anos, como genérico ou com os nomes comerciais Mucosolvan ou Sedavan.

O ambroxol gotas ou xarope não são recomendados para crianças com menos de 2 anos de idade.

Como usar

As doses do ambroxol pediátrico dependem da idade ou peso e da forma farmacêutica que se pretende usar, gotas ou xarope, e incluem:

Apresentação

Dose recomendada

Como usar

Por via oral

Ambroxol xarope (15 mg/mL)

  • Crianças de 2 a 5 anos: a dose recomendada é de 2,5 mL do xarope, que corresponde a ¼ do copo medida, 3 vezes ao dia, ou seja, 1 dose a cada 8 horas, conforme orientação do pediatra;
  • Crianças de 5 a 10 anos: a dose recomendada é de 5 mL do xarope, que corresponde a ½ do copo medida, 3 vezes ao dia, ou seja, 1 dose a cada 8 horas, conforme orientação do pediatra.

Tomar por via oral, utilizando o copo medida fornecido na embalagem.

Ambroxol solução em gotas 7,5 mg/mL
  • Crianças de 2 a 5 anos: a dose recomendada é de 1 mL (25 gotas), 3 vezes ao dia, ou seja, 1 dose a cada 8 horas;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 2 mL (50 gotas), 3 vezes ao dia, ou seja, 1 dose a cada 8 horas;
  • Adolescentes maiores de 12 anos: a dose recomendada é de 4 mL (100 gotas), 3 vezes ao dia, ou seja, 1 dose a cada 8 horas.

Tomar por por via oral, de preferência durante uma refeição, sendo recomendado diluir as gotas em água, suco de frutas, leite ou chá, por exemplo.

Por inalação

Ambroxol solução em gotas 7,5 mg/mL

  • Crianças de 2 a 5 anos anos: é recomendado fazer de 1 a 2 inalações por dia, com 2 mL (50 gotas), conforme orientação do pediatra;
  • Crianças com mais de 5 anos e adolescentes: é recomendado fazer de 1 a 2 inalações/dia com 2 mL (50 gotas) a 3 mL (75 gotas), conforme orientação do pediatra.

Adicionar as gotas misturadas em soro fisiológico, na proporção de 1:1, ou seja, deve-se colocar a mesma quantidade de gotas e de soro fisiológico em todos os tipos de inalador moderno, no entanto, não deve ser usado inalador a vapor.

As doses do ambroxol gotas ou xarope pediátrico também podem ser calculada pelo pediatra considerando o peso da criança.

Contra-indicações

O ambroxol não deve ser usado por crianças que tenham alergia ao ambroxol ou qualquer outro componente da fórmula e só deve ser administrado em crianças menores de 2 anos se for aconselhado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja geralmente bem tolerado, o ambroxol pode causar alguns efeitos colaterais como alteração do paladar, náusea, vômito, diarréia, azia ou má digestão.

2. Acetilcisteína

A acetilcisteína para crianças ajuda a aliviar a tosse, pois agem deixando o catarro mais líquido facilitando sua eliminação, e está disponível na forma de xarope pediátrico 20mg/mL, como genérico ou com os nomes comerciais Fluimucil ou Cisteil.

Como usar

O xarope de acetilcisteína deve ser tomado por via oral, utilizando o copo dosador fornecido na embalagem. As doses normalmente recomendadas são:

  • Crianças de 2 a 4 anos: a dose recomendada é de 5 mL, 2 a 3 vezes ao dia, conforme orientação do pediatra;
  • Crianças acima de 4 anos: a dose recomendada é de 5 mL, 3 a 4 vezes ao dia, conforme orientação do pediatra.

O tempo de tratamento com acetilcisteína xarope pediátrico deve ser orientado pelo pediatra e geralmente é de 5 a 10 dias.

Contra-indicações

A acetilcisteína não deve ser usada por crianças que tenham alergia à acetilcisteína ou qualquer outro componente da fórmula e em menores de 2 anos, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com acetilcisteína são distúrbios gastrointestinais, tais como náuseas, vômitos ou diarreia.

3. Bromexina

A bromexina ajuda a dissolver o catarro, permitindo que seja eliminado de forma mais fácil, e está disponível na forma de gotas ou em xarope infantil 4mg/5mL e pode ser encontrada em genérico ou com os nomes comerciais Bisolvon ou Pulmed.

Como usar

As doses da bromexina infantil dependem da idade ou peso e da forma farmacêutica que se pretende usar, gotas ou xarope, e incluem:

Apresentação

Dose recomendada

Como usar

Por via oral

Bromexina xarope (4mg/ 5mL)

  • Crianças de 2 a 6 anos: a dose recomendada é de 2,5 mL do xarope, 3 vezes ao dia conforme orientação médica;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 5 mL do xarope, 3 vezes ao dia, conforme orientação médica;
  • Adolescentes acima de 12 anos: a dose recomendada é de 10 mL, 3 vezes ao dia, conforme orientação médica.

Tomar por via oral, utilizando o copo medida fornecido na embalagem.

Bromexina solução gotas (2 mg/mL)

  • Crianças de 2 a 6 anos: a dose recomendada é de 20 gotas (2,7 mg), 3 vezes ao dia, conforme orientação médica;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 2 mL (4 mg) da solução em gotas, 3 vezes ao dia, conforme orientação médica;
  • Adolescentes acima de 12 anos: a dose recomendada é de 4 mL (8 mg) da solução em gotas, 3 vezes ao dia, conforme orientação médica.

Tomar por por via oral, conforme recomendação médica.

Por inalação

Bromexina solução gotas (2 mg/mL)

  • Crianças de 2 a 6 anos: a dose recomendada para inalação é de 10 gotas (aproximadamente 1,3 mg), 2 vezes ao dia, conforme orientação médica;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada para inalação é de 1 mL (2 mg) da solução em gotas, 2 vezes ao dia, conforme orientação médica;
  • Adolescentes acima de 12 anos: a dose recomendada para inalação é de 2 mL (4 mg), 2 vezes ao dia, conforme orientação médica.

Adicionar as gotas misturadas em soro fisiológico, na proporção de 1:1, ou seja, deve-se colocar a mesma quantidade de gotas e de soro fisiológico, sendo recomendado aquecer o frasco da bromexina antes do uso, esfregando-o entre as mãos, para que chegue à temperatura do corpo.

É importante utilizar a solução de inalação com bromexina gotas imediatamente após o seu preparo.

O tempo de tratamento com bromexina xarope infantil ou gotas deve ser orientado pelo pediatra.

Contra-indicações

Este medicamento não deve ser usado por crianças que tenham alergia à bromexina ou qualquer outro componente da fórmula e em crianças com menos de 2 anos de idade.

Além disso, o xarope de bromexina não deve ser usado por crianças que tenham intolerância à frutose.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com a bromexina são náuseas, vômitos ou diarreia.

4. Carbocisteína

A carbocisteína é um remédio expectorante que facilita a eliminação do catarro e pode ser encontrado na forma de xarope infantil 20mg/mL, como genérico ou com o nome comercial Mucofan.

Como usar

A carbocisteína deve ser usada por via oral e não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos de idade.

Para usar a carbocisteína xarope infantil, deve-se utilizar o copo dosador fornecido na embalagem. A dose normalmente recomendada para crianças entre 2 e 12 anos de idade é de 0,25 mL do xarope para cada Kg de peso corporal, o que equivale a 5 mg de carbocisteína por Kg de peso, 3 vezes ao dia, ou conforme orientação do pediatra.

O tempo de tratamento com o xarope de carbocisteína infantil deve ser orientado pelo pediatra.

Contra-indicações

Este medicamento não deve ser usado por crianças que tenham alergia à carbocisteína ou qualquer outro componente da fórmula e em crianças com menos de 2 anos de idade.

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a carbocisteína são distúrbios gastrointestinais, como náuseas, diarreia e desconforto gástrico.

5. Guaifenesina

A guaifenesina é um expectorante que age deixando o catarro menos grosso, o que facilita sua eliminação e está disponível na forma de xarope infantil 100 mg/15mL, como genérico ou com o nome comercial Transpulmin mel xarope infantil.

Como usar

Para usar a guaifenesina xarope infantil, deve-se utilizar o copo dosador fornecido na embalagem. As doses dependem da idade ou do peso da criança, e incluem:

  • Crianças de 2 a 6 anos: a dose recomendada é de 7,5 mL (50 mg) a cada 4 horas, ou seja 1 dose a cada 6 horas, ou conforme orientação do pediatra;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 15 mL (100 mg) a cada 4 horas, ou seja 1 dose a cada 6 horas, ou conforme orientação do pediatra.

O limite máximo diário de administração do medicamento para crianças é de 6 doses por dia, ou seja, para crianças entre 2 a 6 anos não se deve ultrapassar 300 mg por dia, e para crianças de 6 a 12 anos a dose máxima é de 600 mg por dia.

O tempo de tratamento com guaifenesina xarope infantil deve ser sempre orientado pelo pediatra.

Contra-indicações

Este medicamento não deve ser usado por crianças que tenham alergia à guaifenesina ou qualquer outro componente da fórmula e em crianças com menos de 2 anos de idade.

Além disso, esse xarope deve ser usado com cautela por crianças diabéticas pois contém açúcar.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com guaifenesina são distúrbios gastrointestinais, como náuseas, diarréia, desconforto gástrico, sonolência ou dor de cabeça.

6. Acebrofilina

A acebrofilina é um remédio que ajuda a eliminar o catarro mais facilmente e está disponível em xarope pediátrico 5 mg/mL, como genérico ou com os nomes comercial Brondilat ou Filinar.

Como usar

O xarope de acebrofilina pediátrico é indicado para crianças a partir dos 2 anos de idade, e deve ser tomado por via oral, utilizando o copo dosador de 10 mL fornecido na embalagem. As doses normalmente recomendadas são:

  • Crianças de 2 a 3 anos: a dose recomendada é de 2 mg por kg de peso corporal por dia, dividido em duas administrações, a cada 12 horas, ou conforme orientação do pediatra;
  • Crianças de 3 a 6 anos: a dose recomendada é de meio copo dosador, que corresponde a 5 mL do xarope a cada 12 horas, ou conforme orientação do pediatra;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 1 copo dosador, que corresponde a 10 mL do xarope, a cada 12 horas, ou conforme orientação do pediatra;
  • Adolescentes a partir dos 12 anos: a dose recomendada é de 1 copo dosador, que corresponde a 10 mL do xarope, a cada 12 horas, ou conforme orientação do pediatra.

A duração do tratamento com o xarope de acebrofilina pediátrico deve ser orientado pelo pediatra.

Contra-indicações

Este xarope não deve ser usado por crianças que tenham alergia à acebrofilina ou a qualquer outro componente da fórmula ou por crianças com doenças no fígado, rins ou cardiovasculares graves, úlcera péptica ativa ou histórico de convulsões.

Além disso, também não deve ser usada em crianças menores de 2 anos de idade.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com acebrofilina xarope infantil são prisão de ventre, diarreia, salivação excessiva, boca seca, náusea, vômito, coceira generalizada ou cansaço excessivo.

Conheça também alguns remédios naturais que podem ajudar a aliviar a tosse.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BRAINFARMA INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA S.A.. CARBOCISTEÍNA. 2015. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=4228692015&pIdAnexo=2622715>. Acesso em 30 Mai 2019
  • BRAINFARMA INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA S.A. . ACEBROFILINA . 2015. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9790402015&pIdAnexo=2937957>. Acesso em 30 Mai 2019
  • LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.. Acetilcisteína. 2015. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10427192015&pIdAnexo=2971915>. Acesso em 30 Mai 2019
  • BOEHRINGER INGELHEIM DO BRASIL QUÍM. E FARM. LTDA. BISOLVON (cloridrato de bromexina). 2015. Disponível em: <https://www.boehringer-ingelheim.com.br/sites/br/files/documents/chc_bulabisolvon_pacienteeprofissional_161016.pdf>. Acesso em 30 Mai 2019
  • BOEHRINGER INGELHEIM DO BRASIL QUÍM. E FARM. LTDA.. MUCOSOLVAN (cloridrato de ambroxol). 2008. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/11834.pdf>. Acesso em 22 Nov 2021
  • BOEHRINGER INGELHEIM DO BRASIL QUÍM. E FARM. LTDA. Bisolvon gotas (cloridrato de bromexina). 2015. Disponível em: <https://www.boehringer-ingelheim.com.br/sites/br/files/documents/chc_bulabisolvon_pacienteeprofissional_161016.pdf>. Acesso em 22 Nov 2021
  • EMS S/A. Cloridrato de Bromexina xarope infantil. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_cloridrato_de_bromexina_10745_1392.pdf>. Acesso em 22 Nov 2021
  • ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS LTDA. Fluimucil (acetilcisteína). Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/fluimucil.pdf>. Acesso em 22 Nov 2021
  • UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A. Mucofan infantil 20 mg/mL (carbocisteína). 2017. Disponível em: <https://drogariaspacheco.vteximg.com.br/arquivos/10820---mucofan-xarope-pediatrico-100ml.pdf>. Acesso em 30 Mai 2019
  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A.. Transpulmin Xarope Infantil. 2007. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/17042.pdf>. Acesso em 22 Nov 2021
  • EMS S/A. Acebrofilina xarope pediátrico. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_acebrofilina_10410_1497.pdf>. Acesso em 22 Nov 2021
Mais sobre este assunto: