Yaz anticoncepcional: para que serve e como tomar

Yaz é uma pílula anticoncepcional que previne a ocorrência de uma gravidez e, além disso, reduz a retenção de líquidos de origem hormonal e ajuda a tratar a acne moderada.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esta pílula contém dois hormônios 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol, podendo ser comprada nas farmácias em cartelas de 24 comprimidos ativos + 4 placebo, ou 30 comprimidos ativos.

Leia também: 9 métodos contraceptivos: vantagens e desvantagens tuasaude.com/metodos-contraceptivos

É importante que o Yaz, assim como qualquer outro, seja orientado e prescrito por um ginecologista, que deve considerar o histórico médico e familiar para reduzir o risco de efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

O anticoncepcional Yaz é indicado para:

  • Prevenir uma gravidez;
  • Evitar a retenção de líquidos ou inchaço com outros anticoncepcionais;
  • Diminuir o sangramento menstrual intenso e o risco de anemia;
  • Reduzir a dor causada pela cólica menstrual.

Além disso, o Yaz anticoncepcional também pode ajudar a tratar a acne vulgar moderada, pois é antiandrogênica, ou seja, reduz a ação dos hormônios masculinos no organismo.

Leia também: 4 principais anticoncepcionais para acne tuasaude.com/anticoncepcional-para-acne

Como usar

O anticoncepcional Yaz deve ser tomado por via oral, com um pouco de água, 1 vez por dia, sempre no mesmo horário para evitar esquecimento.

1. Yaz

O Yaz anticoncepcional contém 28 comprimidos, sendo 24 comprimidos ativos rosa claro, contendo 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol, e 4 comprimidos brancos inativos de placebo.

Desta forma, deve-se começar a tomar 1 comprimido rosa claro por dia na ordem indicada na cartela até que se complete os 24 dias e em seguida tomar 1 comprimido branco por dia, durante 4 dias.

Uma nova cartela de Yaz deve ser iniciada imediatamente após o último comprimido branco, sem dar pausa das tomadas entre uma cartela e outra.

É importante observar que o sangramento pode começar 24 a 72 horas após a ingestão do primeiro comprimido branco de placebo. 

2. Yaz flex

O anticoncepcional Yaz flex contém 30 comprimidos ativos rosa claro contendo 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol.

Para tomar o Yaz flex deve-se iniciar com o primeiro comprimido da cartela, tomando 1 comprimido por dia, durante 30 dias.

A nova cartela deve ser iniciada imediatamente ao terminar a cartela anterior, podendo-se utilizar 4 cartelas seguidas (120 dias de tratamento) e depois fazer uma pausa de 4 dias, antes de iniciar outra cartela no 5º dia.

Caso se decida fazer a pausa de 4 dias antes de completar os 120 dias de uso contínuo do Yaz flex, pode-se fazer a pausa pelo menos após 24 dias do início do uso, tendo o cuidado de lembrar de reiniciar o uso no 5º dia.

Como tomar pela primeira vez

Para tomar o Yaz pela primeira vez, se nenhum outro método anticoncepcional estava sendo utilizado antes, deve começar a tomar os comprimidos no primeiro dia da menstruação.

É importante usar um preservativo nos primeiros 7 dias para evitar a gravidez.

Nos casos em que a mulher já estava usando outro método contraceptivo, o processo para tomar o Yaz pela primeira vez pode ser diferente, dependendo do método contraceptivo que está sendo usado atualmente, ou seja, injeções, adesivos, implantes, anel vaginal, DIU Mirena ou pílulas combinadas.

Leia também: Como trocar de anticoncepcional (sem correr o risco de engravidar) tuasaude.com/troca-de-anticoncepcional

O que fazer se esquecer de tomar

Quando o esquecimento do comprimido ativo do Yaz é inferior a 12 horas do horário habitual, deve-se tomar o comprimido esquecido e ingerir o próximo comprimido no horário correto mesmo que isso implique ter que tomar 2 comprimidos no mesmo dia.

Neste caso, o efeito contraceptivo da pílula será mantido.

Já quando o esquecimento é superior a 12 horas do horário habitual, deve-se:

Dia de esquecimento

O que fazer

Usar outro método contraceptivo?

Entre o 1° e 7° dia

Tomar o comprimido rosa claro esquecido imediatamente assim que lembrar, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo, e tomar os comprimidos restantes no horário habitual

Usar preservativo ou outro método de barreira nos 7 dias após o esquecimento

Entre o 8º e 14º dia

Tomar o comprimido rosa claro esquecido imediatamente assim que lembrar mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo, e tomar os comprimidos restantes no horário habitual

Não é necessário utilizar outro método contraceptivo, se na 1ª semana tiver tomado nos horários corretos e sem esquecimento. Caso contrário, deve-se usar preservativo ou outro método de barreira por 7 dias

Entre o 15º e 24º dia

Se nos 7 dias anteriores ao esquecimento, o comprimido rosa claro foi tomado corretamente e sem esquecimento, pode-se escolher uma das seguintes opções:

  1. Tomar ao comprimido rosa claro esquecido imediatamente assim que lembrar, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo, e tomar os comprimidos restantes no horário habitual até o término dos comprimidos rosa claro. No entanto, deve-se descartar os 4 comprimidos brancos inativos e iniciar uma nova cartela, sem dar pausa;
  2. Deixar de tomar os comprimidos rosa claro da cartela atual e fazer uma pausa de 4 dias, contando com o dia do esquecimento e, depois da pausa, iniciar uma nova cartela.

Não é necessário utilizar outro método contraceptivo. No entanto, se nas semanas anteriores também houve esquecimento, deve-se usar preservativo ou outro método de barreira durante 7 dias

Geralmente, a mulher corre o risco de ficar grávida quando o esquecimento acontece na 1ª semana da cartela e caso a pessoa tenha relações sexuais desprotegidas nos 7 dias anteriores.

Nas 2ª ou 3ª semanas, o risco de gravidez é menor se a mulher tiver tomado corretamente nas semanas anteriores.

Leia também: Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional: o que fazer? tuasaude.com/esquecer-de-tomar-o-anticoncepcional

É importante ressaltar o Yaz anticoncepcional não previne infecções sexualmente transmissíveis (IST's)e, por isso, é recomendado usar camisinha em todas as relações sexuais. Confira as principais IST's na mulher.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Yaz são distúrbios de humor, dor de cabeça, náusea, dor nos seios, sangramento entre os períodos menstruais ou ausência de menstruação.

Além disso, outros efeitos colaterais menos comuns também podem ocorrer, como ganho de peso, depressão, nervosismo, sonolência, tontura, enxaqueca, varizes, diminuição do desejo sexual, vômito, diarreia, gases, dor abdominal, gastrite e retenção de líquidos.

Quem não deve usar

O anticoncepcional Yaz não deve ser usado nas seguintes situações:

  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Alergia a qualquer um dos componentes dos comprimidos;
  • História atual ou anterior de trombose, embolia pulmonar ou outras doenças cardiovasculares;
  • Enxaqueca acompanhada de sintomas visuais;
  • Diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos.

Além disso, o Yaz é contraindicado nos casos de doença hepática ou câncer que possa se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais, como câncer de mama ou de ovário.

O anticoncepcional Yaz também não deve ser usado por pessoas com insuficiência renal aguda ou grave, histórico ou presença de tumores no fígado ou que tenham sangramento vaginal inexplicável.