Zinnat é um antibiótico indicado para o tratamento de amigdalite, faringite, otite média ou pneumonia, pois contém axetilcefuroxima que age inibindo a síntese da parede celular de bactérias, levando à sua eliminação.
Esse antibiótico, que pertence à classe das cefalosporinas, pode ser encontrado na forma de comprimidos de 250 mg ou 500 mg ou xarope de 250 mg/5mL, vendido somente com apresentação de receita médica.
O uso do Zinnat só deve ser feito com indicação médica, devendo-se tomar esse antibiótico pelo tempo recomendado pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente, para evitar resistência bacteriana.

Para que serve
O Zinnat é indicado para o tratamento de infecções bacterianas, como:
- Amigdalite e faringite;
- Sinusite;
- Otite média;
- Pneumonia;
- Exacerbações da bronquite crônica ou DPOC;
- Infecções urinárias, como pielonefrite.
Além disso, o Zinnat é indicado para infecções de pele ou tecidos moles causadas por bactérias, como S. aureus e S. pyogenes.
O Zinnat contém axetilcefuroxima na sua composição, que se transforma em cefuroxima no corpo, provocando a morte de bactérias sensíveis, por impedir a síntese da parede celular bacteriana.
Leia também: Cefuroxima: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/cefuroximaComo tomar
O Zinnat deve ser tomado por via oral, sendo que os comprimidos devem ser ingeridos com um copo de água, junto com uma refeição.
Já o xarope de Zinnat, deve ser preparado antes do uso, pois é vendido na forma de pó, necessitando ser diluída para utilização e a dose deve ser medida com a seringa dosadora ou copo dosador fornecido na embalagem.
Como preparar o xarope
Para preparar o xarope de Zinnat, deve-se:
- Agitar bem o frasco de Zinnat para deixar os grânulos em pó mais soltos e facilitar a diluição;
- Remover a tampa do frasco;
- Adicionar água filtrada resfriada, suco de frutas ou bebidas lácteas geladas, no copo de plástico dosador até a marca indicada;
- Colocar a quantidade de água, suco de frutas ou bebida láctea, medida no copo dosador, no frasco de Zinnat;
- Tampar o frasco, aguardando por 1 minuto;
- Agitar o frasco vigorosamente por pelo menos 15 segundos para dissolver os grânulos;
- Agitar novamente o frasco vigorosamente por 1 minuto até que os grânulos estejam completamente dissolvidos;
- Deixar o frasco na geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por 1 hora antes de usá-lo pela primeira vez.
A quantidade de água filtrada, suco de frutas ou bebida láctea a ser adicionada no copo de plástico dosador é de 25 mL para preparar o xarope de 70 mL e 19 mL para preparar o xarope de 50 mL.
O xarope de Zinnat deve ser mantido em geladeira, tendo validade de 10 dias após o seu preparo. Após esse período qualquer quantidade não utilizada deve ser descartada.
A suspensão oral deve ser agitada vigorosamente antes de usar para misturar seus componentes e ter o efeito esperado do tratamento, sendo também importante utilizar a seringa dosadora fornecida para dar a dose correta.
Posologia
A posologia do Zinnat varia com a sua apresentação, que inclui:
1. Zinnat 250mg comprimidos
A posologia do Zinnat 250 mg para adultos é de 1 comprimido de 250 mg, 2 vezes por dia.
O Zinnat 250 mg normalmente é indicada para amigdalite, faringite, sinusite, infecções de pele e tecidos moles, pielonefrite ou exacerbações agudas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Leia também: Mefex: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/mefex2. Zinnat 500 mg comprimidos
A posologia recomendada para o tratamento da pneumonia bacteriana em adultos é de 1 comprimido de Zinnat 500 mg, 2 vezes por dia.
Leia também: 8 antibióticos para pneumonia (e outros tratamentos) tuasaude.com/tratamento-da-pneumonia-bacterianaAs doses dos comprimidos de Zinnat 550 mg, assim como de 250 mg, podem ser reduzidas pelo médico no caos de insuficiência renal.
3. Zinnat 250 mg/5mL xarope
O xarope de Zinnat 250 mg/5mL pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 3 meses.
A posologia do Zinnat 250 mg/5mL xarope é:
As doses do Zinnat xarope devem sempre ser indicadas pelo médico de acordo com o tipo de infecção, assim como o tempo de tratamento.
No caso de bebês com mais de 3 meses e crianças, as doses devem ser calculadas pelo pediatra de acordo com o peso corporal.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Zinnat são dor de cabeça, vertigem, náuseas, diarreia, dor abdominal ou aumento das enzimas hepáticas.
Além disso, como o Zinnat é um antibiótico de amplo espectro, pode ocorrer o desenvolvimento de colite pseudomembranosa ou infecções por Candida.
Leia também: Colite pseudomembranosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/colite-pseudomembranosaEmbora seja raro, a Zinnat também pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia, devendo-se procurar o pronto-socorro imediatamente. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
O Zinnat é contraindicado nas seguintes situações:
- Alergia à axetilcefuroxima, cefuroxima ou qualquer outro antibiótico da classe das cefalosporinas, penicilinas, monobactâmicos e carbapenêmicos;
- Bebês com menos de 3 meses, no caso do xarope;
- Crianças com menos de 6 anos, no caso dos comprimidos;
- Uso de diuréticos, como furosemida ou aminoglicosídeos.
Esse antibiótico também não deve ser usado para infecções intra-abdominais causadas por bactérias gram-negativas não fermentadoras.
Durante a gravidez ou amamentação, o Zinnat só deve ser usado se indicado pelo obstetra após avaliar os benefícios do tratamento para mulher e potenciais riscos para o bebê.
O Zinnat pode alterar a flora intestinal e reduzir a absorção de estrogênio e o efeito dos anticoncepcionais orais combinados, sendo recomendado usar métodos contraceptivos adicionais de barreira, como camisinha, durante o tratamento.