O Zytiga é um medicamento usado no tratamento do câncer da próstata que tem como princípio ativo o acetato de abiraterona. A abiraterona inibe uma substância necessária à produção dos hormônios que regulam as características masculinas, mas que também estão relacionados com o aumento do câncer. Dessa forma, este medicamento evita a progressão do tumor na próstata, aumentando a esperança de vida.
Embora a abiraterona do Zytiga leve as glândulas suprarrenais a produzir maior número de corticoides naturais, é comum que o médico também recomende remédios corticoides em conjunto, para ajudar a diminuir a inflamação da próstata e melhorar os sintomas, como dificuldade para urinar ou a sensação de bexiga cheia, por exemplo.
Este medicamento está disponível em comprimidos de 250 mg e seu preço médio é de 10 a 15 mil reais por embalagem, mas também está incluído na lista de medicamentos do SUS.
Para que serve
O Zytiga é indicado para o tratamento do câncer de próstata em homens adultos quando o câncer se encontra espalhado pelo organismo. Pode ser também usado em homens que não apresentaram melhora da doença após castração para suprimir a produção de hormônios sexuais ou após o tratamento quimioterápico com docetaxel.
Como usar
O modo de uso do Zytiga consiste na ingestão de 4 comprimidos de 250 mg numa única tomada, cerca de 2 horas após a refeição. Nenhum alimento deve ser ingerido durante pelo menos 1 hora após o uso. Não exceder a dose máxima diária de 1000 mg.
O Zytiga normalmente também é ingerido em combinação com 5 ou 10 mg, de prednisona ou prednisolona, 2 vezes ao dia, de acordo com a orientação do médico.
Possíveis efeitos colaterais
O uso deste medicamento pode levar ao surgimento de alguns efeitos colaterais, sendo que os mais comuns podem incluir:
- Inchaço das pernas e pés;
- Infecção urinária;
- Aumento da pressão arterial;
- Aumento dos níveis de gordura no sangue;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Dor no peito;
- Problemas cardíacos;
- Diarreia;
- Manchas vermelhas na pele.
Pode também haver redução dos níveis de potássio no organismo, levando ao aparecimento de fraqueza muscular, câimbras e palpitações do coração.
Geralmente, este medicamento é utilizado com a supervisão de um médico ou de um profissional de saúde, como um enfermeiro, que irá ficar atento ao surgimento de algum destes efeitos, iniciando o tratamento adequado, caso seja necessário.
Quem não deve tomar
O Zytiga está contraindicado em pessoas com hipersensibilidade à abiraterona ou a qualquer componente da fórmula, assim como pacientes com insuficiência hepática grave. Não deve ser administrado em mulheres grávidas ou durante amamentação.