Alguns exercícios ajudam a diminuir o culote, pois atuam diminuindo os depósitos de gordura nessa região e na parte lateral da coxa. Além disso, também combatem a flacidez e tonificam os músculos das pernas, abdominais e glúteos, ajudando a ter um corpo mais definido.
A prática de aulas de step ou bicicleta também podem ser incluídos na rotina de exercícios para perder o culote, podendo ser feito antes dos exercícios localizados.
Alguns exercícios para o culote que podem ser recomendados são:
1. Cadeira abdutora
Para fazer esse exercício, a pessoa deve sentar-se no aparelho de abdução, também conhecido como cadeira abdutora, e fazer força com as pernas para abrir o aparelho. Repetir este exercício 8 a 10 vezes, ou de acordo com a orientação do profissional de educação física, descansar alguns segundos e fazer mais 2 séries.
2. Abertura lateral das pernas
Deitar de lado, apoiar a cabeça com uma mão e elevar uma perna. Repetir este exercício 10 vezes com cada perna, descansar alguns segundos e fazer mais 2 séries, de acordo com a orientação do profissional de educação física.
Para que o exercício tenha mais efeito, pode-se colocar uma caneleira em cada perna, começando com 1 kg e aumentando com o tempo.
3. Prancha lateral
Deitar de lado, apoiar um cotovelo no chão e elevar todo o tronco, mantendo o corpo bem esticado e firme por 3 segundos no ar e depois descer. Repetir este exercício 15 vezes, descansar alguns segundos e fazer mais 2 séries. Em seguida, deve-se fazer o movimento para o outro lado.
Tratamentos para combater o culote
Alguns tratamentos estéticos podem também estimular a eliminação do excesso de gordura na parte lateral da coxa, como:
- Carboxiterapia: é um tratamento que consiste na aplicação de injeções de gás carbônico por baixo da pele para eliminar a gordura localizada e combater a flacidez, já que o gás carbônico injetado estimula a circulação celular e a oxigenação dos tecidos;
- Radiofrequência: é um tratamento que eleva a temperatura da pele e do músculo até aproximadamente 41 ºC, rompendo as membranas das células de gordura e facilitando a sua eliminação do organismo;
- Lipocavitação: este procedimento elimina a gordura localizada do quadril através de um aparelho de ultrassom que ajuda a destruir a gordura acumulada nessa região.
No entanto, sem a prática de atividade física e alimentação saudável e equilibrada, os tratamento estéticos não são eficazes.
Alimentação para combater o culote
É importante que os exercícios para culote sejam acompanhados por uma alimentação equilibrada e saudável, sendo importante dar prioridade ao consumo de vegetais, frutas com casca, legumes e alimentos ricos em fibras que ajudem a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, é também recomendado consumir cerca de 2 litros de água por dia.
É também importante evitar o consumo de doces, frituras e produtos industrializados ricos em gordura saturada e açúcares. Confira o que comer antes e depois do treino para garantir os resultados.