Para ajudar seu filho a emagrecer o mais importante consiste em reduzir a quantidade de doces e gordura da alimentação e, ao mesmo tempo, aumentar a quantidade de frutas e legumes do dia a dia.
Geralmente, crianças e adolescentes emagrecem mais facilmente quando seus pais e irmãos também se envolvem e comem de forma mais saudável, pois isso evita que a criança, ou o adolescente, se sinta excluído, sendo mais fácil seguir a dieta.
Porém, uma criança só precisa emagrecer se tiver peso acima do recomendado para a sua idade, altura e fase do desenvolvimento, não sendo aconselhado começar uma dieta muito restritiva, nem dar medicamentos, sem o aconselhamento médico ou de nutricionista, pois isso pode afetar negativamente o desenvolvimento. Veja como saber se seu filho está acima do peso recomendado.
5 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO A EMAGRECER
04:04 | 118.605 visualizaçõesDicas para ajudar a criança emagrecer
Algumas dicas simples para ajudar o seu filho a perder peso são:
1. Toda família precisa comer bem
O lema deve ser se a criança ou adolescente precisa emagrecer, então todos dentro de casa devem adotar a mesma alimentação, porque assim fica mais fácil cumprir a dieta. Além disso, crianças e adolescentes têm por hábito seguir os exemplos dos pais, especialmente em coisas simples do dia-a-dia, como comer.
2. Não faça uma comida separada para a criança
Como todos dentro de casa precisam comer bem, não existe necessidade de preparar comidas separadas para a criança e o resto da família. Fazer uma alimentação adequada e saudável não deve ser um "castigo", mas sim um hábito. Por isso, se toda a gente dentro de casa se acostumar com uma alimentação saudável e equilibrada, será mais fácil para controlar o peso da criança a longo prazo.
Veja 3 passos simples para fazer reeducação alimentar e começar a comer de forma mais saudável.
3. Dê o exemplo consumindo alimentos saudáveis
Os mais velhos são as fontes de inspiração dos mais novos e por isso os pais e os irmãos, tios e avós também precisam colaborar consumindo frutas, legumes, verduras e saladas diariamente, evitando fast food, comidas gordurosas, frituras e biscoitos recheados.
4. Não tenha em casa alimentos muito calóricos
Já que ninguém pode comer alimentos ricos em gordura e açúcar, a melhor estratégia é ter sempre alimentos muito saudáveis na geladeira e dentro dos armários porque assim é mais fácil não cair em tentação.
5. Fazer a maioria das refeições em casa
Comer fora de casa pode ser um problema, porque normalmente nos shoppings é mais fácil encontrar fast food e comidas que não colaboram com a dieta. Por isso, o ideal é que a maioria das refeições seja preparada em casa, com ingredientes saudáveis e nutritivos.
6. Preferir alimentos cozidos ou grelhados
Para cozinhar bem os alimentos, com menos gordura, o ideal é que eles sejam cozidos ou grelhados. As frituras devem ficar de fora e devem ser eliminadas.
7. Usar ervas aromáticas para temperar
Os alimentos devem ser preparados de forma simples, acrescentando, de preferência, ervas aromáticas como orégano, salsa, coentro ou alecrim, por exemplo. É importante evitar o uso de cubos de caldo de carne, sal em excesso ou molhos para dar sabor aos alimentos. Essa é uma forma simples e muito prática de diminuir a quantidade de calorias da comida e deixá-la mais saudável.
8. Fazer atividades regulares ao ar livre
A prática regular de exercício físico que a criança gosta, como andar de bicicleta, jogar futebol ou brincar na piscina, deve ser repetida com regularidade, juntamente com todos ou alguns membro da família. Assim, é mais fácil que a criança se sinta mais motivada e não desista de emagrecer.
9. Evitar deixar a criança ficar muito tempo em telas
É importante evitar deixar que a criança fique muito tempo em telas, ou seja, assistindo televisões, no computador ou usando aparelhos eletrônicos, por exemplo, pois essas situações geram menos gasto de energia e diminuem a disposição para praticar atividades físicas.
10. Dormir bem
Dormir bem também ajuda as crianças a se manter em forma e a diminuir o peso corporal. Está também indicado que as crianças que não dormem nas horas recomendadas tem maior chance de ter sobrepeso. Além disso, a falta de sono também pode interferir o seu estado de ânimo e seu comportamento.
Assista o vídeo para ver outras dicas que podem ser úteis: