O cabelo cresce, em média, 1 centímetro por mês, mas existem alguns truques e dicas que podem fazê-lo crescer mais rápido, como garantir todos os nutrientes que o corpo precisa para formar novos fios ou melhorar a circulação sanguínea local.
Ter alguns cuidados diários, como massagear o couro cabeludo, manter uma alimentação rica em proteínas e vitaminas ou fazer tratamentos estéticos, são boas formas de acelerar o crescimento do cabelo e, também, evitar a sua queda.
Existem algumas condições que podem alterar o crescimento e a saúde do cabelo, como uso de medicações ou acúmulo de toxinas no organismo, por exemplo. Por isso, é aconselhado consultar o dermatologista para investigar as possíveis causas e indicar o melhor tratamento adequado.

Dicas para estimular o crescimento do cabelo
As 9 principais dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável são:
1. Comer alimentos ricos em proteínas
Os alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte, são necessários para a formação de queratina e colágeno, que são fundamentais para ajudar na estrutura do cabelo, estimulando um crescimento mais rápido e mais bonito dos fios. Veja uma dieta para promover o crescimento do cabelo.
2. Massagear o couro cabeludo e pentear o cabelo
Fazer uma massagem no couro cabeludo e pentear os cabelos aumentam a circulação sanguínea local, favorecendo o crescimento dos fios. A massagem pode ser feita durante a lavagem do cabelo ou até mesmo com os fios secos, realizando movimentos leves com a ponta dos dedos por 5 a 10 minutos.
Já ao pentear o cabelo, é recomendado utilizar escovas ou pentes com cerdas macias e pentear os cabelos quando ainda estiverem úmidos.
3. Aplicar óleos essenciais no couro cabeludo
Massagear o couro cabeludo com óleos essenciais é outra excelente opção para fazer o cabelo crescer mais rápido. Tanto o óleo de prímula como o óleo de alecrim reduzem os danos nos folículos, estimulam o crescimento saudável dos fios, fortalecem o cabelo e combatem a caspa.
É recomendado misturar algumas gotas de algum dos óleos com 1 colher de sopa de óleo de coco, e aplicar diretamente no couro cabeludo seco. Massagear por 10 minutos e, em seguida, lavar o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Veja mais benefícios do óleo de prímula e óleo de alecrim.
Antes do uso, é indicado fazer um teste, aplicando algumas gotas do óleo na parte interna do antebraço e, caso a pele fique irritada, vermelha ou coçando, o óleo não deve ser usado.
4. Usar corretamente o condicionador
O condicionador e o creme sem enxágue devem ser aplicados, no mínimo, 4 dedos após a raiz do cabelo, e com movimentos leves de cima para baixo, pois quando usados diretamente no couro cabeludo podem dificultar a circulação sanguínea e o crescimento dos fios.
Após a aplicação do creme, é recomendado utilizar uma escova ou pente com cerdas macias para desembaraçar os fios ainda úmidos.
5. Prender o cabelo
Prender o cabelo fazendo um rabo de cavalo ou uma trança, por exemplo, exerce uma pressão moderada nos fios, aumentando a circulação do couro cabeludo e estimulando o crescimento do cabelo. No entanto, é recomendado ter cuidado na pressão exercida ao prender o cabelo, pois pode aumentar as chances de quebrar ou cair.
Um outro cuidado importante é evitar prender o cabelo quando ele estiver molhado, pois isso também pode facilitar o desenvolvimento de fungos, fragilizando o cabelo e deixando um cheiro menos agradável.
6. Hidratar o cabelo 1 vez por semana
Hidratar o cabelo semanalmente é fundamental para fortalecer o fio e estimular o seu crescimento, tornando-o mais forte e menos quebradiço. As máscaras caseiras de hidratação são uma ótima opção, pois possuem vitaminas e minerais que penetram no cabelo e promovem a limpeza dos poros e a eliminação de células mortas do couro cabeludo. Confira 6 máscaras caseiras para hidratar o cabelo.
7. Tomar vitaminas para o cabelo crescer
As vitaminas são essenciais para o crescimento do cabelo, pois, ajudam a manter a pele e o couro cabeludo saudáveis, fortalecer os fios, prevenir o dano causado por agentes externos e atuar como antioxidantes evitando o dano causado pelos radicais livres. Dentre elas estão:
-
Vitamina A: participa da formação de sebo, que é uma substância oleosa no couro cabeludo que protege o cabelo. Alguns alimentos ricos em vitamina A são cenoura, batata doce, abóbora, manga, pimentão e mamão, por exemplo.
-
Vitamina C: é essencial para a formação de colágeno no organismo e protege as fibras do cabelo do estresse oxidativo causado pelos radicais livres;
-
Vitaminas do complexo B: são necessárias para o metabolismo do organismo de forma geral, exercendo também uma ação regeneradora e reestruturante da pele;
-
Biotina: ajuda o cabelo a crescer mais rápido, além de favorecer a produção de queratina, que constitui a estrutura do cabelo, dando mais brilho e elasticidade ao fio.
Outros suplementos capazes de fazer o cabelo crescer mais rápido são o Pantogar, o Exímia Fortalize e o Neosil attack, porque contêm nutrientes que atuam na manutenção da saúde das células e equilibram o couro cabeludo.
Leia também: Exímia Fortalize: para que serve, tipos e como tomar tuasaude.com/eximia-fortalize8. Evitar fumar
O cigarro pode afetar não só o ciclo de crescimento do fio, como também a sua pigmentação.
A exposição a ambientes com a fumaça do tabaco pode resultar no maior acúmulo de nicotina nos folículos e na raiz do cabelo, prejudicando a saúde dos cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços.
9. Evitar usar bonés
O hábito de usar chapéus e bonés pode abafar a raiz dos cabelos, dificultando o seu crescimento e aumentando o risco de desenvolvimento de fungos e, por isso, devem ser evitados, especialmente quando usados de maneira excessiva.
Tratamentos estéticos para o cabelo crescer
Além de todas as dicas que ajudam a fazer o cabelo crescer mais rápido, existem também alguns tratamentos estéticos que podem ser usados para estimular o crescimento do cabelo:
- Microagulhamento: estimula a formação de novas fibras de colágeno, dando mais firmeza e sustentação à pele. Para potencializar o efeito, é indicado o uso de produtos tópicos, como o minoxidil ou o alfaestradiol, por exemplo, pois favorecem o crescimento dos pelos e previnem a queda. Veja mais sobre o microagulhamento.
- Carboxiterapia capilar: consiste na aplicação de pequenas injeções de gás carbônico no couro cabeludo, que aumentam o fluxo sanguíneo, promovendo o crescimento do cabelo e nascimento de novos fios de cabelo.
Antes de iniciar qualquer técnica, é recomendado uma consulta com o médico dermatologista para que as causas sejam identificadas e o tratamento seja bem direcionado.