O abscesso na gengiva, ou abscesso periodontal, é uma inflamação que provoca a formação de uma bolsa na gengiva, causando sintomas como inchaço e dor na região, sensibilidade à alimentos ou bebidas quentes ou frios, mau hálito, febre e gosto ruim na boca.
O abscesso na gengiva pode ser causado pela presença de um objeto estranho entre o dente e a gengiva ou pelo acúmulo de bactérias na gengiva devido a má higiene oral. Além disso, condições de saúde que enfraquecem o sistema imunológico, como infecção pelo HIV ou diabetes não controlada, também podem aumentar o risco de abscesso na gengiva.
Na suspeita de abscesso na gengiva, é recomendado consultar um dentista para iniciar o tratamento rapidamente e evitar complicações, como perda do dente ou até mesmo a septicemia, que é a inflamação exagerada do corpo que altera o funcionamento dos órgãos, causando febre, diminuição da pressão arterial, respiração acelerada e confusão mental. Entenda melhor sobre a septicemia.
Principais sintomas
Os principais sintomas do abscesso na gengiva são:
- Inchaço na gengiva;
- Dor na gengiva e no dente, que aumenta ao mastigar;
- Sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frios;
- Nódulos linfáticos do pescoço ou mandíbula inchados;
- Febre;
- Mal estar;
- Dente solto.
Além disso, quando o abscesso na gengiva se rompe, eliminando pus, pode causar mau cheiro e gosto ruim na boca, e alívio da dor.
Diferença entre abscesso na gengiva e dentário
O abscesso dentário, também chamado de abscesso periapical, é uma infecção que pode acontecer devido a uma cárie não tratada, ferimento ou tratamento dentário mal executado, o que permite a entrada de bactérias na raiz e parte interna do dente, e na gengiva em torno do dente. Conheça mais sobre o abscesso dentário.
Já o abscesso na gengiva, tecnicamente chamado de abscesso periodontal, é uma infecção bacteriana que surge na gengiva, não afetando os dentes, podendo surgir devido ao acúmulo de bactérias devido a má higiene ou condições de saúde que enfraquecem o sistema imunológico, como infecção pelo HIV, diabetes não controlada ou câncer, por exemplo.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico do abscesso na gengiva deve ser feito pelo cirurgião dentista através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.
Além disso, o dentista também poderá solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico, como radiografia periapical ou raio X panorâmico, um exame que mostra todos os ossos da região da boca e suas articulações. Saiba para que serve e como é feito o raio X panorâmico.
Possíveis causas
As possíveis causas do abscesso dentário são a presença de um objeto estranho entre o dente e a gengiva, o acúmulo de bactérias na gengiva devido à má higiene oral, periodontite ou superinfecção bacteriana devido ao uso de antibióticos.
Além disso, alguns fatores que também favorecem o surgimento do abscesso dentário incluem condições de saúde que enfraquecem o sistema imunológico, como infecção pelo HIV, diabetes ou câncer, por exemplo.
Como é o tratamento
O tratamento do abscesso na gengiva deve ser indicado pelo dentista e pode incluir a drenagem, o uso de antibióticos ou a extração do dente.
1. Drenagem
A drenagem do abscesso deve ser feita pelo dentista, onde é feito um pequeno corte e raspagem nas gengivas para drenar o pus, aliviando os sintomas e reduzindo o risco de aumento da infecção.
Após a drenagem, o dentista recomenda fazer enxágues bucais com água morna e sal, e ingerir bastante líquidos para diminuir o inchaço.
2. Medicamentos
Em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido ou com infecções generalizadas, o dentista pode indicar o uso de antibióticos, como amoxicilina, combinada com ácido clavulânico, ou clindamicina.
3. Extração do dente
A extração do dente é indicada quando dentista em casos de doença periodontal ou pelos danos causados no dente pelo abscesso na gengiva.
O abscesso na gengiva é grave?
Quando não é tratado, o abscesso na gengiva é grave e pode provocar a destruição dos ossos do dente, causando a perda do dente. Além disso, o abscesso periodontal não tratado pode espalhar a infecção, casando inchaços da cabeça e pescoço, inflamações no coração e até mesmo a septicemia.
Como prevenir o abscesso na gengiva
Algumas dicas para prevenir o abscesso na gengiva são:
- Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e passando as cerdas da escova entre os dentes e a gengiva. Veja como escovar os dentes corretamente;
- Se tiver diabetes, controlar bem os níveis de glicose no sangue;
- Usar fio dental diariamente;
- Evitar fumar;
- Trocar a escova de dentes a cada 3 meses.
Além disso, é importante também ir à consultas com o dentista 2 vezes ao ano, para que seja feita uma avaliação geral da saúde oral e uma limpeza dos dentes, se for necessário.