Comprimidos de ácido fólico: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em janeiro 2023

O comprimido de ácido fólico é uma vitamina do complexo B indicado para o tratamento de anemias causadas pela deficiência de folato, como anemia megaloblástica ou anemia macrocítica, pois estimula a produção dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e sangue colaborando para a formação ideal das hemácias do sangue.

Além disso, os comprimidos de ácido fólico são indicados para o período pré-gestacional, uma vez que é um nutriente fundamental durante o período pré-concepcional, para evitar malformações congênitas no bebê como espinha bífida, mielomeningocele, anencefalia ou qualquer problema relacionado à formação do sistema nervoso de bebê. Entenda o que são as malformações congênitas.

O ácido fólico pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, nas doses de 2 mg ou 5 mg por comprimido, com os nomes comerciais Folifolin, Endofolin, Folacin, Acfol ou Femme Fólico, e deve ser usado na com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O ácido fólico é indicado para:

  • Anemia megaloblástica;
  • Anemia macrocítica;
  • Suplementação de ácido fólico durante a gravidez e amamentação;
  • Complementação de ácido fólico após as sessões de hemodiálise, em pessoas com doença renal;
  • Diminuir o risco de intoxicação no fígado e sistema gastrointestinal em pessoas em tratamento com metotrexato;
  • Reduzir o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, em pessoas com altos níveis de homocisteína no sangue e/ou baixos níveis de ácido fólico.

O ácido fólico também é indicado para mulheres que estejam planejando uma gravidez, pois ajuda a prevenir defeitos do fechamento do tubo neural do feto, que é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema nervoso e cérebro do bebê, e assim diminuir o risco de malformações congênitas, como espinha bífida, mielomeningocele, anencefalia ou fenda palatina, por exemplo.

Além dos comprimidos, o ácido fólico também pode ser encontrado em alimentos, como espinafre, feijão, levedo de cerveja e aspargos, por exemplo, devendo fazer parte de uma dieta equilibrada, com orientação do nutricionista, de acordo com as necessidades de cada pessoa a de forma individualizada. Veja as principais fontes de ácido fólico.

Como tomar

Os comprimidos de ácido fólico devem ser tomados por via oral, com um copo de água, sem partir ou mastigar os comprimidos.

As doses normalmente recomendadas de ácido fólico para adultos varia de acordo com o objetivo do tratamento, sendo normalmente recomendado:

  • Anemias por deficiência de ácido fólico: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 5 mg por dia, ou conforme indicado pelo hematologista;
  • Complementação de ácido fólico após as sessões de hemodiálise: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 5 mg, de 1 a 3 vezes por semana, conforme orientado pelo nefrologista;
  • Prevenção de intoxicação no fígado e sistema gastrointestinal em pessoas em tratamento com metotrexato: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 2 mg por dia, ou 1 comprimido de 5 mg, uma vez por semana, durante o tratamento com metotrexato. Essas doses podem ser alteradas pelo médico, de acordo com as doses do metotrexato;
  • Altos níveis de homocisteína no sangue e/ou baixos níveis de ácido fólico: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido 5 mg por dia, por 8 a 12 semanas, conforme orientação médica.

A dose máxima diária de ácido fólico para adultos não deve ultrapassar 15 mg po dia.

Para mulheres que planejam uma gravidez,a dose de ácido fólico normalmente recomendada pela OMS [1] é de 400 mcg (0,4 mg) por dia, mas essa dose pode variar e deve ser indicada pelo obstetra. O uso do ácido fólico deve ser mantido até o final da gestação. Saiba como usar o ácido fólico na gravidez.

O comprimidos de ácido fólico não devem ser usados por crianças, sendo normalmente recomendado o uso do ácido fólico em gotas, e as doses para crianças devem ser indicadas pelo pediatra, de acordo com o peso e a idade da criança, e da condição a ser tratada.

Possíveis efeitos colaterais

O ácido fólico normalmente é bem tolerado, sendo que os efeitos colaterais são mais comuns de surgir quando utilizado em doses maiores do que 15 mg por dia, e incluem prisão de ventre, gases, dor de estômago, náuseas, vômitos, gosto amargo na boca, dificuldade de concentração, problemas para dormir, irritação, depressão, sintomas de alergia e dificuldade em respirar.

Além disso, doses maiores do que as recomendadas de ácido fólico podem diminuir a absorção do zinco, podendo levar ao surgimento de efeitos colaterais como perda do apetite, alterações na pele e cabelo, por exemplo.

O ácido fólico também pode causar reações alérgicas, com sintomas como urticária, rash cutâneo, coceira e vermelhidão na pele.

Quem não deve usar

Os comprimidos de ácido fólico não devem ser usado por crianças ou por pessoas que tenham anemia perniciosa, doenças do fígado graves com problemas na coagulação sanguínea ou alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, o ácido fólico deve ser usado com cautela em pessoas com doença pulmonar ou que sejam muito idosos.

A absorção do ácido fólico pode ser prejudicada pelo consumo de álcool, sendo por isso, recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com esse remédio.

Vídeos relacionados