O que é:
O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido indicado para o tratamento de acnes, espinhas, cravos, calos, verrugas na pele, caspa ou problemas de pele, como psoríase, dermatite atópica ou líquen plano, por exemplo.
Esse remédio age promovendo a esfoliação e limpeza da pele, além de ter ação antimicrobiana e anti-inflamatória, podendo ser encontrado em diferentes concentrações na forma de pomada, loção, gel de limpeza facial, shampoo ou sabonete.
O ácido salicílico deve ser usado com indicação do dermatologista, que também fazer um peeling químico facial com ácido salicílico concentrado, para clarear manchas da pele reduzir linhas de expressão.
Para que serve
O ácido salicílico é indicado para o tratamento de:
- Acnes ou espinhas;
- Manchas na pele;
- Calos;
- Verrugas;
- Psoríase;
- Dermatite atópica crônica;
- Eczema;
- Disidrose;
- Caspa do couro cabeludo, barba ou peito;
- Líquen plano;
- Ictiose vulgar;
- Neurodermatite.
Além disso, o ácido salicílico pode ser indicado para reduzir linhas de expressão, quando utilizado na forma de peeling químico, feito pelo dermatologista.
Como usar
O ácido salicílico deve ser usado somente sobre a pele, sendo que a forma de uso varia de acordo com sua apresentação e substâncias associadas, que incluem:
1. Dipropionato de betametasona + ácido salicílico
A solução ou pomada de dipropionato de betametasona + ácido salicílico deve ser usada sobre a pele, aplicando uma fina camada sobre a região afetada da pele, a cada 12 horas, de manhã e à noite, massageando levemente o local.
O dipropionato de betametasona + ácido salicílico é indicado para o tratamento da psoríase, dermatite atópica crônica, eczema, disidrose ou dermatite seborreica do couro cabeludo, por exemplo, e deve ser usada somente com indicação médica.
2. Ácido salicílico + ácido lático
O ácido salicílico + ácido lático na forma de pomada ou loção deve ser aplicado diretamente sobre o calo, calosidade ou a verruga da pele, 1 vez ao dia, de preferência à noite ao deitar, e removendo na manhã seguinte.
Essa pomada ou solução de ácido salicílico + ácido lático pode ser encontrada com os nomes Calotrat, Verrux, Duofilm ou Kalonat, e não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou pessoas diabéticas.
3. Ácido salicílico gel de limpeza
O gel de limpeza de ácido salicílico deve ser usado para a limpeza do rosto, pois ajuda a controlar a oleosidade da pele, remover impurezas, aumentar a maciez da pele e diminuir cravos, acane e espinhas.
Para usar o gel de ácido salicílico, deve-se molhar o rosto e enxugar com uma toalha limpa e seca. Em seguida, aplicar uma pequena quantidade do gel no rosto, de manhã e à noite, massageando suavemente até formar uma espuma e enxaguar em seguida.
4. Ácido salicílico sabonete
O ácido salicílico sabonete líquido ou em barra ajuda a controlar a oleosidade da pele, ajudando a controlar a acne, espinhas ou cravos na pele.
O sabonete líquido de ácido salicílico deve ser usado sobre a pele do rosto úmida, de manhã e à noite, aplicando uma pequena quantidade do sabonete e massageando em movimentos circulares. Em seguida, enxaguar abundantemente o rosto.
Já o sabonete em barra de ácido salicílico, geralmente é encontrado associado ao enxofre, que tem ação antibacteriana, com o nome Acnol, e deve ser usado de manhã e à noite, para lavar o rosto.
5. Água micelar com ácido salicílico
A água micelar com ácido salicílico é indicada para a limpeza da pele e remoção de maquiagem, pois ajuda a reduzir a oleosidade da pele com acne, além de promover sua hidratação.
Para remover a maquiagem, deve-se aplicar algumas gotas da água micelar com ácido salicílico em um disco ou bola de algodão, fechar os olhos e passar sobre a pele do rosto, até a remoção completa da maquiagem. Não usar sobre os olhos.
A água micelar com ácido salicílico geralmente é encontrada em associação com ácido hialurônico e niacinamida, com o nome comercial Água micelar DermaChem.
6. Shampoo com ácido salicílico
O shampoo com ácido salicílico é indicado para o tratamento da dermatite seborreica ou caspa no couro cabeludo ou em outras partes do corpo, como barba, nuca ou peito, por exemplo.
O shampoo com ácido salicílico geralmente contém outras substâncias ativas, como a niacinamida, que ajudam a controlar a oleosidade da pele, aliviando os sintomas da caspa, podendo ser usado diariamente, ou conforme indicação médica.
7. Peeling de ácido salicílico
O peeling químico com ácido salicílico é feito pelo dermatologista no consultório, pois utiliza o ácido salicílico em altas concentrações, geralmente de 20 a 30%, aplicado diretamente sobre a pele do rosto, para promover uma esfoliação profunda.
O peeling de ácido salicílico normalmente é indicado para o tratamento da acne, reduzir manchas causadas pelo sol ou reduzir linhas de expressão, por exemplo. Veja como é feito o peeling químico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do uso de ácido salicílico são irritação da pele, vermelhidão, descamação ou formação de bolhas na pele.
Além disso, o ácido salicílico pode causar reações alérgicas na pele ou efeitos colaterais como queimadura na pele, dor de cabeça, zumbido no ouvido, vômitos ou diarreia. Nesses casos deve-se interromper seu uso e comunicar imediatamente ao médico responsável pelo tratamento.
Quem não deve usar
O ácido salicílico não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia ao ácido salicílico ou outros salicilatos, como o ácido acetilsalicílico.
Além disso, o ácido salicílico em concentrações maiores que 6% não deve ser usado por pessoas que têm diabetes ou doenças vasculares.
O ácido salicílico não deve ser usado nas pálpebras dos olhos, verrugas com pelo, verrugas genitais ou no rosto, ou em mucosas do corpo.