O que é:
A acne fulminante, também conhecida como acne conglobata, é um tipo muito raro de acne agressivo e grave, que aparece frequentemente em adolescentes do sexo masculino e que causa outros sintomas além das espinhas, como febre e dor nas articulações.
Neste tipo de acne surgem muitas erupções profundas próximas, especialmente no peito, costas e rosto, e o seu tratamento envolve o uso de diferentes pomadas, cremes e comprimidos que devem ser usados de acordo com a orientação do dermatologista.
A acne fulminante tem cura com o tratamento adequado, no entanto, como é um problema que pode alterar o aspecto do rosto, é frequente que também surjam transtornos psicológicos, como depressão ou fobia social e, por isso, também pode ser necessário fazer acompanhamento psicológico.
Principais sintomas
O principal sintoma de acne fulminante é o aparecimento de espinhas, cravos, fístulas e pápulas grandes, com pus e que causam dor. Em alguns casos, pode também haver febre, dor nos músculos e articulações e perda de peso.
Podem ainda surgir alterações no exame de sangue, principalmente aumento dos valores de glóbulos brancos, já que o corpo produz mais destas células para tentar combater a infecção causada na pele pela bactérias da acne.
Causa da acne fulminante
As causas da acne fulminante ainda não são totalmente conhecidas, no entanto o seu aparecimento parece estar relacionado com um aumento na produção de hormônio masculinos, alteração na resposta do sistema imune e predisposição genética, que aumentam a sensibilidade da pele para a bactéria Propionibacterium acnes, que é responsável pela acne.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da acne fulminante deve ser feito pelo dermatologista por meio da avaliação da pele e das características da acne. O médico pode também indicar a realização de exames de sangue, principalmente a dosagem de hormônios, para investigar a causa do aparecimento da acne.
Caso tenha interesse, marque uma consulta com o dermatologista mais próximo para que seja feita uma avaliação:
Como é feito o tratamento
O tratamento para acne fulminante deve ser feito de acordo com a orientação do dermatologista, podendo ser indicado o uso de medicamentos:
- Comprimidos corticoides, como prednisona: aliviam rapidamente a inflamação da pele e podem também ser usados em forma de injeção ou creme;
- Remédios anti-inflamatórios, como Aspirina o ácido retinoico: reduzem a inflamação ao longo do tempo e também podem ser usados como pomada;
- Antibióticos, como tetraciclina ou azitromicina: combatem possíveis infecções que podem surgir nas lesões da acne;
- Isotretinoína: é uma substância usada quando os antibióticos não produzem efeito e ajuda a reduzir a produção de sebo, evitando o desenvolvimento de bactérias.
O tratamento normalmente dura vários meses e até anos, sendo comum manter uma dose elevada destes remédios por um período variável, de dois a quatro meses e depois diminuir lentamente para evitar novo agravamento. Conheça mais sobre os remédios para acne.