O açúcar demerara é obtido a partir do suco da cana de açúcar, podendo ser usado para adoçar bebidas, bolos e geleias, melhorar a textura e ajudar a preservar os alimentos.
No entanto, o açúcar demerara deve ser consumido com moderação, já que, em excesso, pode aumentar o risco de problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2, cáries e doenças cardíacas.
Leia também: Índice glicêmico: o que é, classificação e como controlar tuasaude.com/indice-glicemicoO açúcar demerara tem uma textura firme e arenosa, e um sabor semelhante ao caramelo, sendo encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.

Açúcar demerara é saudável?
O açúcar demerara não é considerado saudável por ser rico em sacarose, um tipo de carboidrato que eleva rapidamente os níveis de glicose no sangue, aumentando o risco de resistência à insulina e diabetes tipo 2.
O consumo excessivo do açúcar demerara também pode aumentar o risco de cárie, obesidade, gordura no fígado e doenças cardíacas, como infarto, pressão alta, derrame e aterosclerose. Conheça todos os malefícios do açúcar para a saúde.
Diabético pode usar açúcar demerara?
O diabético pode usar açúcar demerara com moderação, mas preferencialmente sob a orientação e o acompanhamento de um nutricionista.
Além disso, é aconselhado consumir o açúcar demerara junto com alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas, vegetais ou queijo branco, para ajudar a equilibrar a carga glicêmica da refeição.
Açúcar demerara engorda?
O açúcar demerara pode engordar, porque tem a mesma quantidade de calorias que outros tipos de açúcar. Cada 1g de açúcar contém 4 calorias, logo, o consumo excessivo do açúcar demerara pode aumentar as calorias da dieta e engordar.
O açúcar demerara pode engordar principalmente quando é consumido em grandes quantidades, em uma dieta não saudável e associada ao sedentarismo.
Para que serve o açúcar demerara
O açúcar demerara é indicado para:
- Adoçar preparações como sucos, bolos, tortas e geleias;
- Melhorar a textura de bebidas, xaropes e molhos;
- Ajudar a preservar alimentos, limitando o crescimento de bactérias e fungos.
O açúcar demerara é um tipo de açúcar submetido a menores processos de refinamento, e, por isso, contém um pouco mais de minerais que o refinado, como potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
Entretanto, a quantidade destes nutrientes presentes no açúcar demerara é muito baixa e, por isso, não contribui para manter a saúde ou evitar doenças, por exemplo.
Diferença entre açúcar demerara e mascavo
O açúcar mascavo não é refinado e, por isso, contém minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. O açúcar mascavo tem os grãos maiores, que não diluem facilmente e tem um sabor mais forte, podendo alterar o sabor de algumas preparações.
Leia também: Açúcar mascavo engorda? Benefícios, como consumir (e outras dúvidas) tuasaude.com/acucar-mascavoO açúcar demerara também possui grãos maiores e contém alguns minerais. No entanto, este açúcar possui um sabor mais suave que o mascavo, alterando menos o sabor dos alimentos e bebidas.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 50 g, o que equivale a 10 colheres de chá, de açúcar demerara:
O consumo moderado do açúcar demerara deve fazer parte de uma dieta variada e saudável, associada às práticas regulares de exercícios físicos.
Como consumir
A recomendação da Organização Mundial de Saúde para qualquer tipo de açúcar, como o demerara, é de até 10% do valor calórico total diário da dieta para adultos e crianças.
Por isso, uma pessoa que consome 1800 calorias por dia, pode ingerir até 180 calorias de açúcar, o que corresponde a até 45 gramas por dia, ou cerca de 10 colheres (de chá) de açúcar, por exemplo.
Além disso, a ingestão de açúcar abaixo de 5% do valor calórico total da dieta é recomendado pela OMS para manter a saúde e ajudar a prevenir doenças.
Marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você, para saber como consumir o açúcar demerara em uma dieta saudável:
Quem não pode consumir
O açúcar demerara, assim como qualquer outro tipo de açúcar adicionado, não é recomendado para crianças com menos de 2 anos.