Adenoide é um conjunto de tecido linfático, semelhante aos gânglios, que faz parte do sistema imune, ajudando a prevenir e combater infecções. A adenoide está localizada na transição entre o nariz e a garganta, na região por onde passa o ar da respiração e onde se inicia a comunicação com o ouvido.
As adenoides crescem na infância, enquanto o sistema imunológico se desenvolve, diminuindo de tamanho entre os 6 e 7 anos. No entanto, em alguns casos, as adenoides podem crescer muito, sendo essa situação chamada de hipertrofia da adenoide, ou ficar inflamada e infectada de forma frequente, caracterizando a adenoidite. Conheça melhor sobre a adenoidite.
É importante consultar o otorrinolaringologista quando há dificuldade para respirar pelo nariz, alteração da audição, roncos e pausas na respiração durante a noite, para que seja feita uma avaliação das adenoides e indicado o tratamento adequado, caso haja necessidade, que pode ser feito com o uso de medicamentos e, nos casos mais graves, a cirurgia.
Para que serve a adenoide
A adenoide serve para promover o bom funcionamento do sistema imunológico, sendo útil para evitar e combater infecções.
Além disso, juntamente com as amígdalas, a adenoide é responsável pela proteção da região das cavidades nasais, bucais e a garganta.
Sintomas de problemas na adenoide
Os principais sintomas de problemas na adenoide são:
- Dificuldade de respirar pelo nariz, respirando com frequência pela boca;
- Respiração ruidosa;
- Roncos, pausas na respiração e tosse durante o sono;
- Fala como se o nariz estivesse sempre obstruído;
- Episódios frequentes de faringite, sinusite e otite;
- Dificuldades na audição;
- Alterações dentárias, como desalinhamento da arcada dentária e alterações do crescimento dos ossos da face.
Além disso, a redução de oxigenação durante o sono provoca alterações no desenvolvimento da criança, o que pode causar situações como dificuldade de concentração, irritabilidade, hiperatividade, sonolência durante o dia, queda no rendimento escolar e falhas no crescimento.
Esses sintomas são mais comuns de acontecer quando as adenoides estão aumentadas ou quando estão inflamadas ou infectadas, sendo importante que o médico seja consultado.
Leia também: Porque as pessoas roncam: 13 causas (e o que fazer) tuasaude.com/porque-as-pessoas-roncamComo é feito o diagnóstico
O diagnóstico de alterações na adenoide é feito pelo otorrinolaringologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista mais próximo para que seja feita uma avaliação mais detalhada das adenoides:
Além disso, o médico pode indicar a realização de uma endoscopia nasal, também chamada de nasofibroscopia, ou nasofibrolaringoscopia, e de um raio-X da face para avaliar melhor as adenoides e verificar se há sinais de inflamação, o tamanho e se há obstrução.
Leia também: Nasofibrolaringoscopia: o que é, o que detecta e como é feito tuasaude.com/nasofibrolaringoscopiaComo é o tratamento
Durante a infância, não é necessário realizar tratamento para aumento da adenoide, já que regride espontaneamente entre os 6 e 7 anos.
No entanto, nos casos em que existem sintomas de problemas da adenoide que interferem no bem-estar da criança, pode ser indicado realizar tratamento específico, sendo indicado nesses casos a realização de cirurgia.
Além disso, independentemente da idade, em caso de sintomas de hipertrofia de adenoide, inflamação ou infecção, o médico pode indicar o uso de antibióticos, como a amoxicilina, além de anti-inflamatórios e/ ou corticoides.
Quando a cirurgia é indicada
A cirurgia, chamada de adenoidectomia, é uma opção quando o tratamento com remédios não funciona adequadamente ou quando a criança passa apresentar sintomas frequentes de adenoidite. As principais indicações para a cirurgia incluem:
- Otite ou sinusite de repetição;
- Perda auditiva;
- Apneia do sono;
- Obstrução nasal tão grave que a criança só consegue respirar pela boca.
É um procedimento feito com anestesia geral, com remoção das adenoides através da boca. No mesmo procedimento, as amígdalas também podem ser removidas, e, como se trata de uma cirurgia relativamente simples, é possível retornar para casa no mesmo dia do procedimento. Veja mais detalhes da cirurgia de adenoide e como é feita.