Adenovírus: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Adenovírus é um grupo de vírus que normalmente causa infecções das vias respiratórias, como gripes, resfriados, crupe, bronquite ou pneumonia, por exemplo, mas também pode infectar os sistemas gastrointestinal e nervoso, ou os olhos, causando gastroenterite, encefalite ou conjuntivite. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse vírus é facilmente transmitido por meio do contato direto com gotículas de saliva ou secreções respiratórias liberadas no ar quando a pessoa tosse ou espirra, por tocar em uma superfície contaminada pelo adenovírus, ou através do contato com fezes infectadas, durante uma troca de fraldas.

Os sintomas do adenovírus dependem do órgão infectado, podendo surgir febre, tosse, dor de garganta, diarreia ou vômitos, devendo sempre ser avaliado pelo médico, especialmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido ou crianças, uma vez que este vírus tem sido relacionado com a hepatite infantil. 

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de infecção pelo adenovírus

Os sintomas mais comuns de infecção pelo adenovírus são:

  • Febre ou tosse;
  • Nariz entupido ou escorrendo;
  • Dor de garganta, dor de ouvido ou dor de cabeça;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Diarreia ou dor de barriga;
  • Olho vermelho, irritado ou lacrimejando.

Além disso, no caso de infecção do sistema nervoso, podem surgir sintomas como rigidez do pescoço e das costas, paralisia, fraqueza muscular, confusão mental ou até convulsões. Veja outros sintomas de infecção no sistema nervoso.

Por isso, deve-se consultar o clínico geral ou pediatra, sempre que surgirem os sintomas de adenovírus, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Quanto tempo dura o vírus adenovírus?

Os sintomas da infecção pelo adenovírus iniciam-se cerca de 2 a 14 dias após o contato com o vírus, durando alguns dias ou até 3 a 4 semanas, dependendo do tipo de doença que causou.

Geralmente, os sintomas do adenovírus são leves, no entanto, em crianças, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido ou que tenham doenças respiratórias ou cardíacas, os sintomas podem ser graves.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da infecção pelo adenovírus é feito pelo clínico geral, pediatra ou infectologista através da avaliação dos sintomas, exame físico, histórico de saúde e exames laboratoriais.

Marque uma consulta com o pediatra na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Assim, podem ser solicitados exames, como sorologia para identificar a presença de antígenos, exame de fezes ou urina e cultura viral por meio da coleta de secreções respiratórias.

Além disso, em casos graves, o médico pode solicitar o exame molecular de PCR, de forma a identificar a presença do adenovírus nas secreções respiratórias ou no sangue. Saiba como é feito o exame de PCR

Outro exame que o médico pode solicitar, no caso de suspeita de encefalite, é a punção lombar, para identificar a presença do adenovírus. 

Leia também: Punção lombar: o que é, para que serve, como é feita e riscos tuasaude.com/puncao-lombar

Adenovírus e hepatite infantil

A hepatite infantil tem sido relacionada com a infecção pelo adenovírus, uma vez que o adenovírus do tipo 41 foi identificado em algumas crianças com sintomas de hepatite aguda, como dor abdominal, diarreia e vômitos. Saiba identificar os sintomas da hepatite aguda

No entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) [1], ainda não se sabe a causa exata do surto de hepatite infantil em alguns países, sendo necessários mais estudos para identificar as causas e outros fatores de risco, como outras infecções na criança ou exposição a toxinas.

Como acontece a transmissão

O adenovírus é transmitido através do contato direto com pessoas infectadas com o vírus ou por meio da inalação de gotículas de saliva ou secreções nasais liberadas quando a pessoa infectada tosse ou espirra. 

Além disso, a transmissão também pode acontecer por tocar uma superfície contaminada pelo adenovírus e levar a mão aos os olhos, nariz ou boca. 

O adenovírus também pode ser transmitido pelo contato com fezes contaminadas com o vírus, como ao trocar uma fralda, ou, embora seja menos comum, através de água contaminada de piscinas.

Como é feito o tratamento

O tratamento da infecção pelo adenovírus deve ser orientada pelo médico, sendo que na maioria dos casos não é necessário nenhum tratamento específico, pois a infecção geralmente melhora em alguns dias.

No entanto, o médico pode indicar alguns tratamentos para aliviar os sintomas do adenovírus, como:

1. Aumentar a ingestão de líquidos

Aumentar a ingestão de líquidos, especialmente a água, é muito importante para evitar a desidratação devido a febre, principalmente em crianças. Saiba identificar os sintomas de desidratação.

Além disso, o consumo de sucos de fruta ou chás sem açúcar, vitaminas e sopas, também podem ajudar a hidratar além de ter nutrientes que podem ajudar o corpo a se recuperar e combater a infecção.

Para bebês que não fizeram a introdução alimentar, deve-se ofertar o leite materno sob livre demanda ou a fórmula.

2. Repousar

Repousar é recomendado para ajudar o corpo a ter energia e o sistema imunológico a combater a infecção causada pelo adenovírus.

Além disso, o repouso evita o contato com outras pessoas e a transmissão do vírus.

3. Uso de remédios

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de remédios para ajudar a aliviar os sintomas e evitar complicações, como:

  • Analgésicos, como paracetamol, para reduzir a febre e dor;
  • Soro fisiológico 0,9%, para fazer a lavagem nasal e desentupir o nariz. Saiba como lavar o nariz corretamente
  • Broncodilatadores, na forma de nebulização ou bombinhas, para reduzir a inflamação das vias respiratórias e facilitar a respiração;  
  • Colírios hidratantes ou lágrimas artificiais, para aliviar a irritação nos olhos.

Nos casos graves pode ser necessário internamento hospitalar e tratamento com soro aplicado diretamente na veia, ou até mesmo uso de oxigênio por cateter nasal ou ventilação mecânica não invasiva.

4. Alimentação leve e de fácil digestão

A alimentação leve e de fácil digestão pode ser indicada pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas de diarreia, náuseas e vômitos.

Desta forma, deve-se dar preferência por alimentos como pão, arroz e macarrão brancos, carnes magras, e frutas sem casca, por exemplo.

Leia também: O que comer para diarreia: 9 melhores alimentos (e o que evitar) tuasaude.com/o-que-comer-na-diarreia

Como prevenir

Para prevenir a infecção pelo adenovírus, é recomendado:

  • Evitar permanecer em ambientes fechados ou com muitas pessoas e com pouca circulação de ar por muito tempo, como shoppings ou academias;
  • Evitar o contato com pessoas que estejam com gripes ou resfriados;
  • Lavar bem as mãos, principalmente antes e após ir ao banheiro e trocar a fralda da criança;
  • Passar álcool gel nas mãos frequentemente;
  • Evitar tocar em superfícies e levar as mãos nos olhos, boca ou nariz; 
  • Evitar compartilhar objetos pessoais que possam estar em contato com gotículas de saliva ou secreções respiratórias, como talheres, copos e escovas de dentes;
  • Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável ou a roupa.

Além disso, deve-se lavar as mãos regularmente, utilizando água e sabonete neutro, por pelo menos 20 segundos antes de enxaguar, de forma a prevenir a infecção pelo adenovírus e evitar a transmissão da doença.

Assista o vídeo a seguir sobre como lavar a mão corretamente para prevenir o adenovírus:

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.291 visualizações

Vídeos relacionados

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.291 visualizações

APRENDER A LAVAR AS MÃOS ✋

02:44 | 46.131 visualizações