Adesivo anticoncepcional é um método contraceptivo para evitar a gravidez pois contém norelgestromina e etinilestradiol, que são liberados diariamente em pequenas doses de forma contínua na pele.
Esse adesivo cutâneo pode ser encontrado em farmácias ou drogarias com o nome comercial Evra, devendo se ter alguns cuidados para o uso correto, principalmente evitar que se descole e não colocá-lo duas vezes seguidas no mesmo local.
O adesivo anticoncepcional transdérmico deve ser usado com indicação do ginecologista que também pode orientar outros métodos contraceptivos de forma individualizada. Veja os principais métodos contraceptivos.
Para que serve
O adesivo anticoncepcional, contendo norelgestromina e etinilestradiol, serve como método contraceptivo, para impedir uma gravidez não desejada.
Desde que usado corretamente, o adesivo anticoncepcional protege até 99,4% contra a gravidez.
É importante ressaltar que o adesivo anticoncepcional não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), sendo importante sempre utilizar camisinha em todas as relações sexuais. Confira as principais IST´s na mulher.
Como funciona o adesivo
O adesivo anticoncepcional libera os hormônios na corrente sanguínea que impedem a ovulação, além de tornarem o muco cervical mais espesso, evitando que os espermatozoides consigam chegar até ao útero, diminuindo muito as chances de gravidez.
Ao usar o adesivo, a menstruação deve descer na semana de pausa, assim como acontece com a pílula anticoncepcional.
Como colocar o adesivo
Para usar o adesivo contraceptivo, deve-se:
- Lavar a região pele em que o adesivo será colocado, com água e sabão, e secar bem;
- Abrir cuidadosamente o envelope com o adesivo;
- Descolar a metade do plástico da parte posterior do adesivo;
- Colar a metade do adesivo na pele do braço, costas, parte inferior da barriga ou no bumbum;
- Retirar a outra metade do plástico da parte posterior do adesivo e colar na pele;
- Pressionar levemente o adesivo sobre a pele por cerca de 10 segundos, até que as bordas estejam bem aderidas.
Ao colar o adesivo é também importante garantir que fique em um local de fácil acesso e visível, para permitir verificar sua integridade todos os dias.
Onde colocar?
O adesivo anticoncepcional pode ser colocado sobre a pele em regiões que não tenham pelo, como na parte superior externa do braço, nádegas, parte inferior da barriga, costas, desde que não seja em uma região que a roupa possa causar fricção.
O adesivo não deve ser aplicado na região das mamas ou na pele irritada, inflamada, com cortes ou lesões.
Como usar
Para iniciar o tratamento com o adesivo anticoncepcional transdérmico, deve-se:
- Quando nenhum outro anticoncepcional hormonal foi utilizado anteriormente: colocar o 1º adesivo no primeiro dia da menstruação;
- Mudança da pílula para o adesivo anticoncepcional: colocar o 1º adesivo no primeiro dia de sangramento por privação, que é a menstruação. Se não ocorrer o sangramento dentro de 5 dias, deve-se fazer um teste de gravidez antes de usar o adesivo.
Caso o adesivo não seja colocado no primeiro dia da menstruação ou do sangramento por privação, é recomendado que nos primeiros 7 dias seja utilizada camisinha nas relações sexuais para prevenir uma gravidez indesejada.
Leia também: Como trocar de anticoncepcional (sem correr o risco de engravidar) tuasaude.com/troca-de-anticoncepcionalQuando trocar o adesivo
A troca do adesivo anticoncepcional deve ser feito da seguinte forma:
Após a pausa de 7 dias, um novo adesivo deve ser colocado, no 8º dia após a pausa, iniciando um novo ciclo de 21 dias do uso do adesivo anticoncepcional.
A troca do adesivo deve ser feita sempre em um local diferente do corpo, na mesma hora que a aplicação anterior e no mesmo dia da semana, dando início ao novo ciclo, independentemente de ter havido sangramento menstrual.
Por exemplo, se a mulher colocou o primeiro adesivo na segunda-feira, que foi o 1º dia da menstruação ou sangramento de privação, as trocas dos adesivos devem ser feitas sempre na segunda-feira.
O que fazer se esquecer de trocar o adesivo
Quando o adesivo não é colocado no dia certo, deve-se:
- Atraso de 1 dia na troca no início do ciclo: aplicar o adesivo assim que lembrar e considerar esse dia como referência para as próximas trocas. É importante usar preservativos nos próximos 7 dias;
- Atraso de 1 ou 2 dias (até 48 horas) nas semanas 2 ou 3: aplicar o adesivo novo imediatamente. O próximo adesivo deve ser aplicado no dia normal, sem necessidade de proteção extra.
- Atraso por mais de 2 dias (mais de 48 horas) nas semanas 2 ou 3: o ciclo de uso do adesivo deve ser interrompido e iniciado um novo ciclo de 4 semanas com a aplicação de um novo adesivo. Usar preservativo nos próximos 7 dias.
Caso se esqueça de remover o adesivo no 22º dia do ciclo, deve-se removê-lo assim que lembrar e o próximo ciclo de uso deve ser feito normalmente, no dia de troca normal, sem necessidade método contraceptivo adicional.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens e desvantagens do adesivo anticoncepcional são:
Além disso, como o adesivo anticoncepcional libera os hormônios diretamente na corrente sanguínea, e não passar pelo sistema gastrointestinal, como as pílulas, no caso de ocorre náuseas e vômitos, seu efeito não é alterado.
Cuidados durante o uso
Alguns cuidados são importantes para garantir u uso correto do adesivo anticoncepcional, como:
- Usar um adesivo de cada vez;
- Não partir ou cortar o adesivo ao meio;
- Manter o adesivo na pele por 7 dias e depois trocá-lo;
- Não reaplicar o mesmo adesivo, caso tenha descolado e perdido a aderência;
- Trocar o adesivo sempre no mesmo dia da semana e no mesmo horário;
- Não passar creme, gel ou loção por cima do adesivo para que não solte;
- Não usar o adesivo por mais de 7 dias seguidos, estando atenta ao dia da troca.
Este tipo de adesivo possui uma boa implantação e, por isso, não costuma soltar-se com facilidade, mesmo durante o banho, praia, piscina ou natação, mas é bom conseguir vê-lo diariamente.
Além disso, deve-se evitar colocar nos locais onde existem dobras da pele ou onde a roupa aperta mais para que ele não fique amassado ou enrugado.
O que fazer se o adesivo descolar?
Se o adesivo descolar totalmente antes das primeiras 24 horas de uso, é recomendado tentar colá-lo novamente no mesmo local. Porém, se isso não for possível, pode-se colocar um novo adesivo sem alterar a data do início do próximo ciclo.
No caso do adesivo sair completamente mais de 24 horas após a sua saída parcial, é indicado aplicar um novo adesivo e iniciar um novo ciclo completo de 3 semanas, além de ser recomendado utilizar camisinha nas relações sexuais nos primeiros 7 dias.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos do adesivo transdérmico são os mesmos da pílula, incluindo irritação na pele, sangramento vaginal, retenção de líquidos, aumento da pressão arterial, manchas escuras na pele, enjoo, vômito, dor nos seios, cólicas, dor abdominal, nervosismo, depressão, tontura, queda de cabelo e aumento das infecções vaginais.
O adesivo anticoncepcional engorda?
Como qualquer terapia hormonal, o adesivo anticoncepcional pode causar alterações do apetite e desequilíbrios hormonais facilitando o ganho de peso e fazendo a mulher engordar.
Quando não é indicado
O uso do adesivo contraceptivo não é indicado para mulheres com insuficiência hepática, na pós-menopausa, com risco de tromboembolismo venoso ou arterial, com histórico de enxaqueca e/ ou que possuem hipersensibilidade aos princípios ativos de alguns dos componentes do adesivo.
Além disso, deve ser evitado por mulheres que possuem suspeita de câncer de mama ou de endométrio.
Apesar de não ser uma contraindicação, é possível que nas mulheres com mais de 90 kg o adesivo não tenha o efeito desejado e, por isso, é importante que o ginecologista seja consultado para que seja indicado outro método contraceptivo.