Aerofagia é engolir ar em excesso ao comer, beber, falar ou rir, por exemplo, levando ao surgimento de sintomas, como sensação de barriga inchada, peso no estômago, arrotos frequentes e excesso de gases intestinais.
A aerofagia não é um problema grave, podendo ser causada por mascar chicletes, comer muito rápido, hábito de fumar ou beber líquidos de canudinho, por exemplo, ou ainda pelo uso do CPAP para apneia do sono.
É importante consultar o gastroenterologista quando surgirem sintomas de aerofagia, principalmente quando são frequentes, para que seja possível identificar sua causa e indicado a melhor forma de tratar e prevenir.
Sintomas de aerofagia
Os principais sintomas de aerofagia são:
- Arrotos frequentes;
- Barriga inchada;
- Sensação de peso no estômago;
- Dor ou desconforto abdominal;
- Barulhos no estômago;
- Excesso de gases intestinais.
Os sintomas de aerofagia normalmente surgem quando a pessoa engole muito ar, o que pode fazer com que o ar fique acumulado no sistema gastrointestinal, provocando sua dilatação.
Leia também: Gases no estômago: sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/gases-no-estomagoComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da aerofagia é feito pelo gastroenterologista através da avaliação dos sintomas, que devem estar presentes por pelo menos 12 semanas nos últimos 12 meses, histórico de saúde e exame físico.
Marque uma consulta com o gastroenterologista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode solicitar um raio X do abdômen, para avaliar o excesso de gases nos intestinos, e se existe alguma obstrução intestinal.
Caso necessário, o médico também pode pedir uma endoscopia digestiva alta, para avaliar o estômago e descartar condições de saúde que podem causar sintomas semelhantes, como efluxo gastroesofágico ou alergias alimentares, por exemplo. Veja como é feita a endoscopia.
Possíveis causas
As principais causas de aerofagia são:
- Comer muito rápido;
- Falar muito ou falar durante as refeições;
- Beber líquidos com canudinho;
- Mascar chicletes frequentemente;
- Beber muitos refrigerantes e bebidas com gás.
Outras causas da aerofagia são respirar pela boca, usar dentaduras ou hábito de fumar.
Além disso, o uso de CPAP, que é um aparelho médico indicado para pessoas que sofrem com de apneia do sono, e que ajuda a melhorar a respiração enquanto se dorme, também pode resultar em aerofagia. Entenda para que serve o CPAP.
Como é feito o tratamento
O tratamento da aerofagia deve ser feito com orientação do gastroenterologista, podendo ser receitado remédios, como a simeticona, que dissolve as bolhas de ar no estômago ou intestinos, aliviando os sintomas.
Leia também: 7 remédios para gases: de farmácia e caseiros (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-gasesComo evitar a aerofagia
Algumas formas de evitar a aerofagia são:
- Comer devagar, mastigando bem os alimentos;
- Evitar mascar chicletes;
- Evitar falar enquanto come e comer com a boca fechada;
- Não usar canudinho para beber líquidos;
- Evitar consumir bebidas com gás excessivamente ou com frequência;
- Não fumar;
- Controlar a respiração, evitando respirar pela boca.
Além disso, caso a aerofagia seja causada pelo uso de dentaduras, deve-se consultar o dentista para que a dentadura seja reajustada, ou o pneumologista para ajustar o aparelho de CPAP.
Veja ainda uma lista completa dos principais alimentos que formam muitos gases e que podem ser evitados em quem sofre com excesso de arrotos: