Vitex agnus-castus (agnocasto): o que é, para que serve e como tomar

Evidência científica

O Vitex agnus-castus é uma planta medicinal conhecida como agnocasto, rica em flavonóides, óleos essenciais, diterpenos e glicosídeos, que têm ação sobre os hormônios femininos LH e FSH, podendo ser usado para auxiliar o tratamento de irregularidades do ciclo menstrual, ausência de menstruação, síndrome pré-menstrual, dor nas mamas ou excesso de produção de prolactina.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esta planta pode ser encontrada na forma de chá ou suplementos em cápsulas ou comprimidos fitoterápicos, com o nome comercial Tenag, vendido em farmácias, drogarias, ervanárias, farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais e deve ser utilizado de acordo com orientação médica ou de um fitoterapeuta.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Vitex agnus-castus promove a liberação do hormônio luteinizante (LH) e inibe o hormônio folículo-estimulante (FSH), o que leva ao aumento dos níveis de progesterona, que é um hormônio que tem um papel fundamental na regulação do ciclo menstrual. Além disso, o Vitex agnus-castus também afeta os níveis de prolactina, um hormônio que está envolvido na estimulação do desenvolvimento da mama e da produção de leite nas mulheres.

As principais indicações desta planta medicinal incluem:

  • Oligomenorreia, que se caracteriza por intervalos muito grandes entre menstruações;
  • Polimenorreia, em que o período entre menstruações é muito curto;
  • Amenorreia, que se caracteriza pela ausência de menstruação;
  • Síndrome pré-menstrual, que se caracteriza por alterações do humor, ansiedade ou dor ou sensibilidade nas mamas;
  • Excesso de produção de prolactina, que se caracteriza por redução da libido ou infertilidade.

Alguns estudos mostram que o Vitex agnus-castus, por ajudar a equilibrar os níveis hormonais, pode auxiliar no tratamento de infertilidade feminina, principalmente quando a mulher tem baixos níveis de progesterona no corpo, o que pode dificultar uma gravidez.

Embora tenha muitos benefícios, esta planta medicinal deve ser usada com orientação do ginecologista.

Imagem ilustrativa número 2

Como usar

A parte normalmente utilizada do Vitex agnus-castus é o seu fruto ou a semente de onde são extraídas suas substâncias ativas e pode ser consumido na forma de comprimidos ou cápsulas fitoterápicos ou de chá.

As principais formas de usar esta planta medicinal são:

  • Comprimidos fitoterápicos de 40 mg: 1 comprimido por dia, em jejum, antes do café da manhã;
  • Cápsulas de 300 mg: 1 cápsula por dia, em jejum, antes do café da manhã;
  • Chá de agnocasto: colocar 1 colher de chá de frutos de vitex em 300 mL de água e levar ao fogo por 3 a 4 minutos. Tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia.

A duração do tratamento com o Vitex agnus-castus depende da orientação e indicação médica.

Possíveis efeitos colaterais

O Vitex agnus-castus é seguro quando consumido nas quantidades recomendadas pelo médico e por um período máximo de 3 meses. Entretanto, durante o tratamento, quando se consome com muita frequência, em quantidade superior à recomendada ou por mais de 3 meses, podem ocorrer efeitos colaterais como dor de cabeça, reações alérgicas, eczema, urticária, acne, queda de cabelo, coceira, erupções cutâneas, náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago e boca seca.

Quem não deve usar

O Vitex agnus-castus não deve ser usado por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, por mulheres em tratamento de reposição hormonal ou que tomem anticoncepcional oral ou hormônios sexuais e por pessoas alérgicas à essa planta.

Além disso, o comprimido de Vitex agnus castus tem lactose na sua composição e, por isso, deve ser administrado com cautela em pessoas com intolerância à lactose.

É importante usar o Vitex agnus-castus sob orientação de um médico, fitoterapeuta ou de um profissional de saúde com conhecimentos específicos em plantas medicinais.