Agoniada: para que serve e como fazer o chá

Evidência científica

A agoniada é uma planta medicinal que pode ser usada para ajudar a tratar problemas menstruais, trazendo alívio às cólicas e atuando na regulação do ciclo menstrual. Além disso, também pode ser indicada para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios e prevenir problemas no estômago.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os benefícios da planta agoniada estão relacionados com suas propriedades anti-inflamatória, analgésica, sedativa, antiespasmódica e laxante.

A planta agoniada, também pode ser conhecida por agonia, pluméria, arapuê, jasmim-manga, guina-mole, angélica ou quina-branca. Pode ser usada na forma de chá, cápsulas, tintura, ou extratos fluidos, preparados a partir das flores ou das cascas.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Flor de agoniada

Para que serve

A planta agoniada pode servir para:

1. Tratar problemas menstruais

Por ter propriedades analgésica e antiespasmódica, a agoniada pode ajudar no alívio das cólicas menstruais. Além disso, por ter ação anti-inflamatória e estimulante dos ovários, também pode ser usada no tratamento de inflamações no útero, alguns tipos de corrimento vaginal, ausência de menstruação, e ciclo menstrual desregulado.

Leia também: 10 truques para acabar com a cólica menstrual rápido tuasaude.com/6-dicas-para-diminuir-as-colicas-menstruais

2. Aliviar sintomas respiratórios

A planta agoniada pode ser utilizada  para auxiliar no tratamento de alguns problemas respiratórios, nomeadamente asma e bronquite, além de aliviar sintomas como tosse e coriza, devido às suas propriedades antiasmáticas e anti-inflamatórias.

Leia também: 9 remédios caseiros para asma (e como fazer) tuasaude.com/remedio-natural-para-asma

3. Proteger o estômago

Por ter ação protetora da mucosa gástrica, a agoniada também ajuda a proteger o estômago, evitando problemas como desconforto ou dor na parte superior do abdômen, má digestão e gastrite.

Leia também: 10 remédios caseiros para gastrite (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-gastrite

Como fazer o chá de agoniada

O chá de agoniada pode ser feito com as flores ou a casca da planta.

Ingredientes:

  • 10 g de flores ou casca de agoniada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Para fazer o chá usando as flores, deve-se colocar a água em uma panela e deixar ferver. Em seguida, tirar a panela do fogo e colocar as flores. Tampar, deixar repousar por 5 minutos e depois coar e consumir 3 a 4 vezes ao dia.

No caso do chá feito a usando a casca de agonia, deve-se colocar as cascas para ferver juntamente com a água por aproximadamente 15 minutos e, em seguida, coar e beber 3 a 4 vezes ao dia.

Como usar a agoniada

Além do chá, existem outras formas de usar a agoniada, como:

  1. Cápsulas de agoniada: devem ser consumidas em doses  de 2g a 10g por dia;
  2. Extrato fluido de agoniada: é produzido a partir das folhas da planta e deve ser usado na dose de 1 gota/kg/dia, dividido em 3 vezes ao dia;
  3. Tintura de agoniada: é um extrato líquido feito a partir das folhas da planta, e deve ser usado na dose de 2 gotas/kg/dia dividido de 3 a 4 vezes ao dia.

Apesar do uso da planta ser relativamente simples e de fácil acesso, é sempre importante lembrar que plantas medicinais devem ser sempre usadas com orientação de um médico ou fitoterapeuta.

Possíveis efeitos colaterais

O uso em excesso da agoniada pode levar ao surgimento de alguns efeitos colaterais como aumento do fluxo menstrual, aborto ou diarreia. Por isso, é recomendado que o uso da planta seja feito apenas com orientação de um médico ou fitoterapeuta.  

Contraindicações da agoniada

A agoniada não é recomendada para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, a agoniada também não deve ser usada junto com bebidas alcoólicas, pois podem potencializar os efeitos da planta.