Alcachofra: 7 benefícios e como consumir

Evidência científica

A alcachofra, é uma planta medicinal rica em água, fibras e flavonoides, além de ter boas quantidades de vitamina C e minerais, como o potássio e fósforo, tendo ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética, probiótica e antidispéptica (combate a má digestão).

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Conhecida como alcachofra-hortense, alcachofra-comum ou alcachofra-de-comer, a planta ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue, prevenindo doenças como obesidade, infarto e diabetes. Além disso, a planta também promove a perda de peso, pois ajuda no controle da fome e na eliminação do excesso de líquido do corpo.

A alcachofra fresca pode ser encontrada em alguns supermercados ou feiras e as suas folhas são vendidas em lojas de produtos naturais ou farmácias. A alcachofra pode ser consumida de diversas formas: cozida, em saladas, assada, em sucos ou chás. Saiba como preparar o chá de alcachofra.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

A alcachofra possui diversas propriedades benéficas para a saúde, como:

1. Promover a perda de peso

A alcachofra é rica em inulina, uma fibra presente em muitos vegetais e que ajuda na perda de peso, pois é digerida mais lentamente, prolongando a saciedade e diminuindo a fome. Saiba como usar a alcachofra para perder peso.

Por conter baixas quantidades de calorias e promover a eliminação do excesso de líquido corporal, a alcachofra é uma ótima opção para acrescentar em cardápios de dietas para perda de peso. Veja como fazer uma dieta para perder peso.

2. Diminuir colesterol

Por ser rica em fibras, como a inulina e pectina, a alcachofra ajuda a diminuir a absorção e aumentar a eliminação de gordura pelas fezes, promovendo a redução dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e de colesterol total no sangue.

Além disso, a alcachofra é rica em compostos antioxidantes, como flavonoides, carotenoides e vitamina C, que evitam a formação de radicais livres e previnem a formação de placas de gordura no sangue, evitando a aterosclerose.

3. Prevenir a diabetes

A alcachofra é um alimento de baixo índice glicêmico por ter ótimas quantidades de fibras e proteínas, que ajudam a regular os níveis de glicose e insulina no sangue, prevenindo, assim, a diabetes.

4. Controlar a pressão alta

A ingestão de alimentos ricos em potássio, como a alcachofra, aumenta a produção de urina que retira o excesso de sódio do organismo, ajudando a controlar e prevenir a pressão alta. Conheça outras sugestões para manter a pressão alta controlada.

A alcachofra também é rica em antioxidantes, como flavonoides e carotenoides que inibe a produção excessiva de radicais livres, mantendo a saúde das artérias e prevenindo a pressão alta. Veja uma lista com outros alimentos ricos em potássio.

5. Diminuir rugas e flacidez

Por ser rica em compostos bioativos, como vitamina C, flavonoides e carotenoides, a alcachofra ajuda no combate aos radicais livres e aumenta a produção de colágeno, diminuindo as rugas e a flacidez. Conheça alguns alimentos que aumentam a produção de colágeno.

Além disso, a alcachofra é rica em fibras que equilibram os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a inflamação das células e, consequentemente, a flacidez e o envelhecimento precoce. 

6. Desintoxicar o fígado

A alcachofra é uma ótima fonte de compostos antioxidantes, como os flavonoides e os polifenóis, que protegem o fígado e ajudam a eliminar as toxinas do organismo pela urina, pelas fezes ou pelo suor. Saiba como fazer uma dieta para desintoxicar o fígado.

Por proteger e melhorar as funções do fígado, a alcachofra também alivia os sintomas de má digestão, como náuseas, mal estar e dor no abdômen.

7. Combater a prisão de ventre

Por ser rica em fibras e água, a alcachofra auxilia na formação do bolo fecal e na eliminação das fezes, sendo um  ótimo alimento para combater a prisão de ventre.

A alcachofra também é rica em inulina, um tipo de fibra prebiótica que serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, mantendo a flora intestinal saudável. Conheça outros alimentos ricos em inulina.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g da alcachofra cozida:

Componentes

Quantidade por 100 g de alcachofra cozida

Energia

46 calorias

Água

85 g

Proteínas

3 g

Gorduras

0,2 g

Carboidratos

5,3 g

Fibras

5,6 g

Vitamina C

6 mg

Ácido fólico

42 mcg

Cálcio

42 mg

Magnésio

33 mg

Potássio

200 mg

Fósforo

90 mg

Vitamina A

20 mcg

Carotenos

120 mcg

É importante ressaltar que os benefícios da alcachofra são alcançados quando se mantém uma alimentação balanceada e saudável e com a prática regular de atividade física.

Para saber como consumir a alcachofra numa dieta saudável marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

A alcachofra pode ser consumida na sua forma natural, assada, refogada, em pasta ou crua em saladas, sucos, chás, ou como suplemento em cápsulas.

Os suplementos de alcachofra em cápsulas podem ser ingeridos antes ou depois das principais refeições do dia, juntamente com um copo de água, podendo ser indicado de 400 a 6000 mg desse suplemento ao dia.

É importante lembrar que a suplementação com a alcachofra deve ser feita sob supervisão de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais. Entenda melhor como usar os suplementos de alcachofra.

Quando não consumir

A alcachofra não deve ser consumida por pessoas com problemas na vesícula biliar, hepatite ou câncer no fígado sem orientação de um médico. O consumo dessa planta não é recomendado para quem usa os medicamentos anticoagulantes, porque a alcachofra pode diminuir a ação desses medicamentos.

Além disso, a alcachofra não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e por crianças com menos de 12 anos.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo de suplementos e chás preparados com a alcachofra podem causar dor de barriga, diarreia, gases, náuseas, fraqueza e azia em algumas pessoas.

Receitas com alcachofra 

Algumas receitas saudáveis e saborosas com alcachofra são o chá e a alcachofra grelhada:

1. Chá de alcachofra

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela, ou chaleira, e em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de alcachofra à água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar o chá, deixar amornar e beber até 3 xícaras por dia.

2. Alcachofra grelhada

Ingredientes:

  • 2 flores de alcachofra grandes;
  • 1 limão;
  • ¼ de xícara de chá de azeite;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 litro de água filtrada;
  • 1 colher de chá de sal;
  • ½ colher de chá de pimenta do reino.

Modo de preparo:

Levar uma panela com a água e ½ colher de chá de sal ao fogo alto. Cortar o talo das alcachofras próximo à base e esfregar o limão para não escurecerem. Cortar as pontas com uma faca e aparar as pontas das folhas com uma tesoura. Cortar as alcachofras ao meio e retirar os pelinhos. Lavar bem as alcachofras. Quando a água estiver fervendo, acrescentar as alcachofras e um pouco do suco do limão. Tampar a panela e cozinhar em fogo baixo por 25 a 30 minutos ou até que fiquem macias.

Após, escorrer bem as alcachofras e em um recipiente, espremer o restante do limão e misturar com a pimenta, o azeite, o alho e o sal, e misturar bem nas alcachofras. Aquecer uma frigideira antiaderente e acrescentar as alcachofras, refogando de 5 a 10 minutos, virando e pincelando com o molho algumas vezes até que as pontas das folhas comecem a escurecer. Esperar amornar um pouco e servir.