Alecrim: para que serve, propriedades (e como usar)

Evidência científica

O que é:

O alecrim é uma erva aromática que pode melhorar o funcionamento do sistema nervoso, proteger o fígado, atuar como antioxidante, aliviar a dor, melhorar a circulação sanguínea, favorecer a digestão dos alimentos e proteger o fígado.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse efeitos do alecrim na saúde acontecem porque essa planta possui propriedades tônicas, antioxidantes, estimulantes, antissépticas, diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas.

O alecrim pode ser usado no preparo de chás, banhos de assento ou tintura, além de também poder ser utilizado para temperar alimentos. O nome científico do alecrim é Rosmarinus officinalis e pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Imagem ilustrativa número 4

Para que serve o alecrim

As principais indicações do alecrim para a saúde são:

1. Melhorar o sistema nervoso

O alecrim ajuda a melhorar o funcionamento do sistema nervoso, já que estimula a circulação e o sistema nervoso, sendo útil em casos de esgotamento mental devido ao excesso de trabalho, por exemplo, uma vez que é capaz de melhorar a memória, a concentração e o raciocínio, e ajuda a prevenir e tratar problemas como depressão e ansiedade.

Essa erva ajuda inclusive a reduzir a perda de memória que ocorre naturalmente em idosos, podendo ser usada também na forma de óleo essencial para realizar aromaterapia.

Embora tenha vários benefícios para o sistema nervoso, o alecrim não deve ser usado por quem sofre com epilepsia, já que o uso dessa planta pode provocar crises epiléticas.

2. Melhorar a digestão

O alecrim ajuda a melhorar a digestão porque possui ação antiespasmódica, reduzindo a produção de gases e diminuindo a distensão abdominal. Além disso, o alecrim também ajuda a melhorar a acidez, pois possui ação antiácida e possui taninos que são responsáveis por proteger o intestino da irritação e da inflamação, diminuindo o sangramento e a diarreia.

O alecrim também possui propriedade antibacteriana, ajudando a complementar o tratamento para a gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori, além de também controlar as secreções biliares, melhorando a absorção das gorduras a nível intestinal.

3. Proteger o fígado

Essa planta aromática também possui efeitos hepatoprotetores e diuréticos, estimulando as enzimas do fígado responsáveis pela desintoxicação do organismo a eliminarem as substâncias tóxicas através da urina. Além disso, o alecrim é capaz de proteger o fígado contra infecções e inflamações, como a hepatite, por exemplo.

O alecrim também controla a secreção de bile, sendo uma boa opção para complementar o tratamento das pedras na vesícula.

4. Atuar como antioxidante

O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, que ajudam a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele.

Além disso, os antioxidantes presentes no alecrim também evitam a formação de radicais livres que causam danos às células saudáveis, tendo um grande efeito antitumoral, uma vez que previne alterações nas células.

5. Aliviar o estresse e a ansiedade

O alecrim é usado na aromaterapia para aliviar o estresse e a ansiedade, pois ele ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, promovendo uma sensação de tranquilidade. Veja como fazer aromaterapia para ansiedade.

6. Melhorar a dor e a circulação

O alecrim possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, além de melhorar a circulação sanguínea de forma geral, podendo ser usada para complementar o tratamento de varizes, dor de cabeça, enxaqueca, artrite e gota.

Além disso, o alecrim ajuda a melhorar os sintomas da TPM, como cólicas abdominais, a regular a menstruação e a reduzir o sangramento excessivo durante a menstruação.

7. Atuar como descongestionante

O alecrim possui propriedade descongestionante e febrífuga, de forma que pode ajudar no tratamento da gripe e do resfriado, diminuindo a febre, diluindo o muco e aliviando a dor de garganta.

Além disso, devido à sua ação antiespasmódica, o alecrim também é útil no tratamento da asma, tosse crônica, coqueluche e bronquite.

Propriedades do alecrim

Os benefícios do alecrim só são possíveis devido às suas propriedades, sendo as principais:

  • Estimulante;
  • Diurética;
  • Cicatrizante;
  • Tônica;
  • Antimicrobiana;
  • Antisséptica;
  • Antiespasmódica;
  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatória.

As propriedades do alecrim são garantidas pelos nutrientes que compõem essa planta medicinal, como vitamina A, C, K, B1 e B2, além de compostos flavonoides, terpenos e fenólicos.

Como usar o alecrim

As partes utilizadas do alecrim são suas folhas, que podem ser usadas para temperar alimentos, para o preparo chás e banhos de assento, e na fabricação de óleos essenciais.

1. Chá de alecrim

O chá de alecrim ajuda a melhorar a digestão, diminuir a retenção de líquidos e melhorar a circulação de sangue, além de combater o cansaço mental.

Ingredientes:

  • 5 g de folhas frescas de alecrim;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, colocar as folhas de alecrim na panela, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Coar e beber, sem adoçar, até 3 xícaras de chá por dia.

2. Óleo essencial de alecrim

 O óleo essencial de alecrim possui propriedades antissépticas e antimicrobianas, podendo ser usado no tratamento da oleosidade e da acne, por exemplo

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal, como óleo de jojoba, pracaxi ou rosa mosqueta.

Modo de preparo:

Em um pote pequeno, colocar o óleo essencial de alecrim com o óleo vegetal, misturando bem com uma colher ou espátula. Após lavar e secar bem a pele, aplicar a mistura sobre a região a ser tratada. Veja outras formas de uso do óleo essencial de alecrim.

3. Banho de assento com alecrim

 O banho de assento com alecrim pode ser usado para complementar o tratamento de candidíase, por possuir ação antimicrobiana e antifúngica.

Ingredientes:

  • 4 colheres de chá de folhas de alecrim fresco ou seco;
  • 1,5 litros de água.

Modo de preparo:

Em um panela, ou chaleira, ferver a água e apagar o fogo. Adicionar as folhas de alecrim na água, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Aguardar amornar, coar e transferir essa infusão para uma bacia. Após a higiene íntima, fazer o banho de assento por 15 a 20 minutos, até 2 vezes ao dia.

4. Tintura de alecrim

A tintura de alecrim pode ser usada para diminuir a acidez no estômago, a má digestão, os gases e a distensão abdominal.

Ingredientes:

  • 10 g de folhas de alecrim secas ou 20 g de folhas de alecrim frescas;
  • 30 ml de álcool de cereais;
  • 70 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes num frasco de vidro. Tampar bem e deixar em um local escuro e seco entre 8 a 15 dias, mexendo diariamente o frasco. Após desse tempo, misturar bem e diluir 1 colher de chá dessa tintura em 1 copo de água, tomando até 3 vezes ao dia.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre como fazer o chá de alecrim, propriedades e benefícios:

Os poderosos benefícios do CHÁ DE ALECRIM

17:41 | 2.627.224 visualizações

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo do chá de alecrim pode provocar irritação no estômago, inflamação nos rins, enjoos e vômitos. Já óleo essencial, quando usado puro na pele, pode causar irritação, dermatite ou eritema.

Além disso, quando usado em massagens ou banhos, principalmente durante a noite, o alecrim pode causar insônia.

Quem não deve usar

Quando usado como remédio caseiro, como chás, tinturas e óleos essenciais, por exemplo, o alecrim não é indicado para crianças com menos de 12 anos, para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Já pessoas com doenças no fígado, epilepsia ou que usam remédios anticoagulantes, diuréticos, lítio e anti-hipertensivos, precisam consultar o médico antes de usar o alecrim como remédio caseiro.

Vídeos relacionados

Os poderosos benefícios do CHÁ DE ALECRIM

17:41 | 2.627.224 visualizações