Alergia no rosto: 7 causas e o que fazer

A alergia no rosto pode acontecer devido ao contato de alguma substância com a pele, reação a alguns produtos cosméticos, uso de medicamentos ou ingestão de alimentos, por exemplo, causando sintomas como vermelhidão, coceira e inchaço do rosto.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Em caso de alergia no rosto, é importante que o dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e dos hábitos de vida, além de também poder ser indicada a realização de exames específicos para identificar a causa da alergia.

O tratamento para alergia no rosto deve ser orientado pelo dermatologista e depende da causa que leva às reações na pele desta área do corpo, no entanto, em alguns casos, pode ser indicado o uso de medicamentos anti-alérgicos e pomadas de corticoides.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de alergia no rosto são:

1. Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação inflamatória que acontece quando uma substância entra em contato com a pele do rosto, sendo identificada através do aparecimento de carocinhos e manchas vermelhas na pele que coçam e pode levar à formação de crostas descamativas na pele. Confira outros sintomas de dermatite de contato.

Este tipo de reação pode acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças e pode surgir imediatamente ao primeiro contato da pele com algum produto ou substância, como bijuteria, sabonetes ou látex, ou pode aparecer depois de semanas, meses ou até anos depois do primeiro uso. 

O que fazer: o tratamento para dermatite de contato é feito através da eliminação do contato com agente que provoca a alergia no rosto, podendo o dermatologista indicar remédios como anti-alérgicos e corticoides e pomadas com corticoide, como a betametasona, por exemplo. 

2. Reação a cosméticos

O uso de produtos cosméticos, como maquiagem, cremes hidratantes, tônicos e/ ou ácidos, por exemplo, podem provocar alergia, sendo notado o aparecimento de sintomas como vermelhidão, coceira, pápulas e até inchaço no rosto, em alguns casos. Estes sintomas surgem porque o corpo entende que o produto é um agente invasor, e, por isso provoca uma reação exagerada da pele do rosto.

O que fazer: a maneira mais adequada para melhor as reações alérgicas aos cosméticos é parar o uso do produto, pois isto é o suficiente para reduzir os sintomas. No entanto, se os sintomas persistirem mesmo com a interrupção do uso do cosmético pode-se usar medicamentos anti-alérgicos ou se a reação alérgica no rosto for muito forte é importante consultar um dermatologista para indicar o tratamento mais apropriado.

3. Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica que atinge principalmente crianças e surge por causa de fatores genéticos e alterações na barreira da pele. Os sintomas podem aparecer como uma alergia no rosto e se manifesta através do ressecamento excessivo da pele, coceira e pela presença de eczema, que é uma mancha descamativa sobre a pele.

Esta doença é desencadeada quando o corpo reage de uma forma excessiva a determinados agentes alérgenos, isto significa que as células da pele provocam uma reação na pele por causa de exposições da mãe durante a gestação a determinados produtos, mudanças climáticas, fumaça do cigarro ou até mesmo devido a agentes infecciosos, como bactérias e fungos. Confira outras causas de dermatite atópica.

O que fazer: a dermatite atópica não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados com a eliminação dos fatores que desencadeiam as lesões na pele, além de hidratação da pele e controle da inflamação e da coceira com medicamentos corticoides, anti-alérgicos ou imunossupressores que devem ser indicados pelo dermatologista.

4. Uso de medicamentos

O uso de determinados medicamentos, como a aspirina e antibióticos à base de penicilina, pode provocar o surgimento de reações alérgicas, inclusive a alergia no rosto, em que pode ser percebida vermelhidão e coceira da pele da face. Esta situação ocorre porque o sistema imunológico reage de forma exagerada quando reconhece essas substâncias no corpo.

O que fazer: quando a alergia no rosto está acompanhada de sintomas como falta de ar, inchaço no rosto e na língua é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois pode provocar um choque anafilático, que corresponde a uma reação alérgica grave e que pode colocar a vida da pessoa em risco. Veja o que é choque anafilático, sintomas e como tratar.

5. Consumo de alguns alimentos

Alguns tipos de alimentos, como camarão e pimenta, também podem causar o surgimento de alergia no rosto, provocando sintomas como vermelhidão, coceira, podendo também levar ao inchaço dos olhos, lábios e língua, falta de ar e vômitos. Veja mais sobre a alergia alimentar.

O que fazer: é importante identificar o alimento responsável pela reação alérgica para que possa evitar o seu consumo. Além disso, para aliviar os sintomas, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-histamínicos e/ ou corticoides.

6. Exposição ao sol

A exposição solar pode gerar alergia no rosto em algumas pessoas, pois leva ao surgimento da chamada fotossensibilidade aos raios ultravioletas, que podem se instalar mesmo em poucos minutos de exposição ao sol. 

Esta situação ocorre porque ao entrar em contato com os raios ultravioletas o corpo libera substâncias químicas que causam a resposta imediata do sistema imunológico, provocando erupções, coceira e vermelhidão na pele do rosto. A alergia no rosto provocada pela exposição solar deve ser confirmada pelo dermatologista através da história dos sintomas da pessoa e do exame das lesões na pele.

O que fazer: o tratamento para alergia no rosto causada pela exposição ao sol é indicado pelo dermatologista e consiste principalmente no uso de pomadas e medicamentos à base de corticoides, para reduzir a reação do sistema imunológico.

7. Urticária colinérgica

A urticária colinérgica se caracteriza por uma alergia na pele, que pode aparecer no rosto, que surge devido ao aumento da temperatura do corpo, sendo muito comum após a realização de exercícios físicos e banho com água quente. Em alguns casos, este tipo de reação da pele surge a partir da transpiração e suor, em uma crise de ansiedade, por exemplo.

A vermelhidão e a coceira na pele aparece, em geral, na região do rosto, pescoço e tórax, também pode se espalhar por todo o corpo e, em alguns casos, também pode ocorrer salivação excessiva, olhos lacrimejando e diarreia. Confira outros sintomas de urticária colinérgica.

O que fazer: o tratamento para a urticária colinérgica pode ser feito por meio da aplicação de compressas de água gelada no rosto e nos locais aonde surge a vermelhidão, porém quando os sintomas são muito intensos o ideal é consultar um dermatologista para indicar o tratamento mais adequado.