A dieta para a gota tem o objetivo de diminuir o consumo de alimentos ricos em purinas, um tipo de proteína que, em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico no organismo e que se encontra principalmente em carnes vermelhas, peixes, como atum e sardinha, e frutos do mar.
Uma dieta balanceada é fundamental para diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e auxiliar no tratamento da gota, sendo, por isso, recomendado priorizar a ingestão de alimentos saudáveis e naturais, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, e leite e derivados com baixo teor de gordura. Entenda melhor o que é e como tratar a gota.
Além disso, é importante também beber cerca de 2 litros de líquidos por dia, que pode incluir água e chás de ervas, pois essas bebidas ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo pela urina, prevenindo a gota.
Veja no vídeo a seguir outras sugestões sobre como fazer uma dieta para gota:
Alimentação para GOTA
04:58 | 916.299 visualizaçõesAlimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados durante a crise de gota, são:
- Bebidas alcoólicas, como licor, vinho, e cerveja;
- Vísceras, como coração, rins, moela e fígado;
- Molhos e temperos artificiais, como ketchup, mostarda, maionese e molhos de salada;
- Embutidos, como salsicha, presunto, salame ou mortadela;
- Carne vermelha em excesso, como carne bovina, de porco ou de cordeiro;
- Frutos do mar, como ostras, camarão, polvo, lula, mexilhões e vieiras;
- Alguns tipos de peixes, como anchova, arenque, cavala, bacalhau, salmão e sardinha;
- Cereais refinados, como arroz branco, pão branco ou macarrão branco;
- Alimentos com alto teor de frutose, como refrigerantes, sucos de fruta, chocolates, bolos, bolachas e sorvetes.
Esses alimentos devem ser evitados sempre que possível para prevenir o aumento de ácido úrico e o surgimento das crises de gota. Veja outros alimentos que podem aumentar o ácido úrico.
Além dos alimentos, é fundamental também perder ou manter o peso adequado, pois a obesidade e o sobrepeso são umas das causas do ácido úrico alto no sangue.
Alimentos que devem ser consumidos com moderação
Alimentos como ovos, carnes bovinas magras, aves sem pele e peixes que não foram mencionados anteriormente, podem ser consumidos com moderação. Devendo-se, por isso, consumir uma porção entre 60 e 90 gramas de carne, peixe ou aves por dia.
Algumas pessoas relatam que alguns alimentos como morango, laranja, tomate e nozes ativam a crise de gota, no entanto esses alimentos não são ricos em purina. Além disso, não existem evidências científicas que confirmem que esses alimentos causem as crises de gota.
Alimentos permitidos
Durante o tratamento da gota é recomendado priorizar alimentos com baixas quantidades de purinas, além de alimentos com boas quantidades de água, vitaminas e fibras, como:
- Vegetais frescos, como agrião, cenoura, tomate, abóbora, cebola, pepino, brócolis, couve-flor, espinafre, aspargos, tomate e alface;
- Frutas frescas, como maçã, laranja, melancia, limão, maracujá, morango, melão;
- Laticínios com pouca gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos, como ricota ou cottage;
- Leguminosas, como grão-de-bico, feijão, lentilha e soja;
- Cereais integrais, como arroz integral, milho, macarrão integral ou pão integral.
Além disso, os alimentos como o azeite, e as sementes de linhaça, gergelim e abóbora, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a eliminar as toxinas do organismo, diminuindo a dor e a inflamação nas articulações. Conheça outros alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios.
Alguns alimentos, como couve-flor, aspargos, feijão e grão-de-bico, contêm alto teor de purinas, no entanto, esses alimentos não aumentam o ácido úrico. Isso acontece porque os tipos de purinas presentes em maior quantidade nos alimentos de vegetais, como a adenina e guanina, não provocam o aumento dos níveis de ácido úrico no organismo.
Cardápio da dieta para gota
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias de dieta para gota:
Este cardápio é apenas um exemplo para incluir na dieta, pois as recomendações variam de acordo com o sexo, o peso atual, a prática de exercícios físicos e o estado geral de saúde da pessoa. Por isso, é aconselhado consultar o nutricionista para fazer uma avaliação completa e elaborar um plano alimentar conforme as necessidades individuais.
Para saber como fazer uma dieta individualizada para gota, marque uma consulta com o especialista mais próximo de você: