Os alimentos inflamatórios são aqueles que, quando consumidos em excesso, causam estresse oxidativo, promovendo a inflamação e favorecendo o surgimento de problemas como obesidade, diabetes tipo 2, câncer e pressão alta.
Os alimentos inflamatórios, como carne vermelha, refrigerante, macarrão instantâneo e pizza, geralmente são ricos em carboidratos refinados, gorduras saturadas e trans, que provocam o aumento do colesterol "ruim", LDL, no sangue, a resistência à insulina e a redução do colesterol "bom", HDL.
É importante lembrar que os malefícios dos alimentos inflamatórios acontecem principalmente quando eles são consumidos frequentemente e/ou quando são associados a outros fatores como dieta inadequada, poucas horas de sono, sedentarismo e fumo, por exemplo.
11 alimentos inflamatórios
Os principais alimentos inflamatórios são:
1. Carne vermelha
A carne vermelha é um alimento inflamatório, porque tem altas quantidades de gordura saturada, um tipo de gordura que, quando consumida em excesso, pode aumentar os níveis de colesterol "ruim", LDL, no sangue.
Por isso, a carne vermelha, pode provocar a inflamação no corpo, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares como infarto, aterosclerose e pressão alta.
2. Açúcar
O açúcar é considerado um alimento inflamatório, porque favorece o excesso de peso, aumentando a liberação de citocinas inflamatórias que danificam tecidos e órgãos. Assim, o consumo excessivo de açúcar pode causar o desenvolvimento de doenças, como aterosclerose, AVC ou infarto.
Além disso, o açúcar também provoca o aumento rápido dos níveis de glicose no sangue, o que causa o estresse oxidativo e dificulta a produção do hormônio insulina, favorecendo a resistência à insulina e a diabetes. Confira mais sobre os malefícios do açúcar para a saúde.
3. Salsicha
A salsicha é um embutido feito com carnes vermelhas fontes de gordura saturada, como a suína e a bovina, e que, por isso, pode causar inflamação crônica, favorecendo o desenvolvimento de problemas de saúde como infarto, AVC e aterosclerose.
Além disso, a salsicha também contém conservantes artificiais, como nitritos e nitratos. Esses conservantes, podem favorecer o estresse oxidativo, aumentando o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, como de fígado, pâncreas e intestino.
No entanto, mais pesquisas em seres humanos são necessárias para confirmar a relação entre a ingestão de nitritos e nitratos, e o risco de câncer.
4. Cerveja
A cerveja é um alimento inflamatório, porque o metabolismo do álcool forma o composto acetaldeído no organismo, um composto tóxico que contribui para a inflamação no fígado, pâncreas, cérebro, trato gastrointestinal e outros órgãos.
Além disso, a cerveja e outras bebidas alcoólicas, como vinho, whisky, espumante e vodka, também aumenta a liberação de biomarcadores que causam a inflamação e o estresse estresse oxidativo no organismo, como proteína C reativa (PCR), interleucina-6, melandualdeído e 8-isoprostrano.
5. Pizza
A pizza, principalmente a industrializada é considerada um alimento inflamatório, porque tem boas quantidades de gordura saturada e trans, gorduras que aumentam os níveis de colesterol "ruim", LDL, no sangue.
Além disso, a massa da pizza também contém glúten, uma proteína encontrada em alguns cereais que pode causar a inflamação em pessoas com doença celíaca, intolerância ou alergia ao glúten.
6. Refrigerante
Sendo um alimento rico em açúcar, o refrigerante estimula a liberação de citocinas inflamatórias, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares, como AVC e infarto.
Além disso, o refrigerante também aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue, causando o estresse oxidativo e facilitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
7. Linguiça
Assim como a salsicha, a linguiça é um alimento inflamatório rico em gordura saturada que, em excesso, aumenta os níveis de colesterol total e colesterol "ruim", LDL, no sangue, podendo causar doenças crônicas como infarto, aterosclerose e derrame.
Por conter nitritos e nitratos, a linguiça também pode provocar o estresse oxidativo, aumentando o risco do surgimento de alguns tipos de câncer.
8. Sorvete
O sorvete é considerado um alimento inflamatório por ser rico em açúcar e gordura saturada, nutrientes que provocam o aumento do colesterol e dos níveis de glicose no sangue.
Além disso, o sorvete industrializado também é rico em gordura trans, um tipos de gordura inflamatória que causa o aumento dos níveis de colesterol "ruim", LDL, além de diminuir o colesterol "bom", HDL, no sangue.
9. Macarrão instantâneo
Por ser um produto que é fabricado através da fritura em gordura vegetal, o macarrão instantâneo tem altas quantidades de gordura saturada, sendo, por isso, considerado um alimento inflamatório.
Além disso, o macarrão instantâneo geralmente também é rico em sódio, um mineral que, quando consumido em excesso, aumenta os níveis de citocinas inflamatórias que causam danos aos rins, podendo aumenta o risco de pressão alta.
10. Biscoito recheado
O biscoito recheado é um alimento inflamatório por ser rico em gordura trans, um tipo de gordura que aumenta os níveis de colesterol total e colesterol "ruim", LDL, no sangue.
Além disso, o biscoito recheado contém açúcar, um ingrediente que estimula a liberação de citocinas inflamatórias e aumenta os níveis de glicose no sangue, podendo causar doenças, como aterosclerose, obesidade, diabetes e AVC.
11. Batatas fritas
As batatas fritas, principalmente as industriais, são muito ricas em gorduras, além de que o fato de fritar continuamente o alimento em um mesmo óleo provoca sua deterioração e a formação de compostos tóxicos no organismo, como as acrilamidas.
Dessa forma, as batatas fritas, assim como outros produtos fritos, podem provocar inflamação do corpo e aumentar o risco de desenvolver câncer e doenças cardiovasculares quando consumidas em excesso.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin mais sobre os alimentos inflamatórios:
5 piores alimentos que INFLAMAM o seu corpo
15:10 | 93.495 visualizaçõesAlimentos anti-inflamatórios
Os alimentos anti-inflamatórios são aqueles que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir o surgimento de doenças, como diabetes, infarto, obesidade, síndrome metabólica e câncer.
Os principais alimentos anti-inflamatórios são:
- Romã;
- Laranja;
- Azeite de oliva;
- Sardinha;
- Brócolis;
- Couve.
Outros alimentos anti-inflamatórios incluem o chá verde, a pimenta, a cereja, o tomate e o açafrão. Confira uma lista completa dos alimentos anti-inflamatórios.