Alimentos orgânicos: o que são e principais benefícios

Atualizado em outubro 2023

Os alimentos orgânicos são aqueles que são produzidos sem o uso de agrotóxicos, hormônios, fertilizantes químicos, antibióticos, organismos geneticamente modificados (OGM) ou outros compostos artificiais.

Os alimentos orgânicos ajudam a preservar o meio ambiente e a biodiversidade. Além disso, os alimentos orgânicos parecem ter maior nível de antioxidantes e ômega 3, e, por isso, poderiam promover alguns benefícios à saúde, como fortalecer o sistema imunológico e ajudar a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares e câncer.

Comercializados em feiras livres, supermercados e lojas de produtos naturais, os alimentos orgânicos podem ser de origem vegetal, como frutas, legumes, leguminosas e cereais integrais, ou de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, leite, iogurte e ovos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde são:

  • Fortalecer o sistema imunológico, porque têm alto teor de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como vitamina C, ômega 3 e flavonoides;
  • Ajudar a prevenir o surgimento de doenças, como câncer, doenças cardiovasculares;
  • Preservar o meio ambiente e a biodiversidade, porque diminui a poluição ambiental e da água, e melhora a qualidade do solo;
  • Evitar intoxicações, porque não contém agrotóxicos, produtos químicos que podem causar sintomas como vômitos, irritação nos olhos, dor de cabeça tonturas. Conheça mais sobre os agrotóxicos.

No entanto, ainda são necessários mais estudos com seres humanos para se confirmar os possíveis benefícios do consumo dos alimentos orgânicos para a saúde.

É importante lembrar que nem todos os alimentos orgânicos são saudáveis, pois os alimentos ultraprocessados como sorvete, bolacha, bolo e batata frita podem ser obtidos através da agricultura orgânica, mas conterem alto teor de açúcar, sal ou gordura, por exemplo.

Como são produzidos

Os alimentos orgânicos são produzidos com o uso de fertilizantes naturais, como adubo orgânico; com técnicas de rotação das plantas, para melhorar a qualidade do solo e evitar pragas; e com defensivos naturais, incluindo soluções feitas com alho, arruda, pimenta ou neem, uma planta com ação antifúngica e antiparasitária. Conheça mais sobre o neem.

Além disso, os animais criados no sistema orgânico devem ter acesso ao ar livre, consumir alimentos orgânicos, ser mantidos em locais com mais espaço e sem estresse, além de não receberem tratamentos com hormônios ou anabolizantes.

Exemplos de alimentos orgânicos

Alguns exemplos de alimentos que podem ser orgânicos incluem os de origem vegetal e animal, como frutas, cereais, hortaliças, legumes, leguminosas, óleos vegetais, leite, iogurte, queijos, carne bovina, peixes, frango e ovos.

Além disso, alguns alimentos ultraprocessados também podem ser obtidos através da agricultura orgânica, como batata frita, sorvete, pizza, hambúrguer, bolachas e bolos.

Diferença entre alimentos orgânicos e transgênicos

Os alimentos transgênicos, ou geneticamente modificados, possuem partes de DNA de outros organismos vivos misturados com o seu próprio DNA e têm o objetivo de aumentar a resistência dos alimentos contra pragas, insetos e secas, e facilitar o cultivo de alimentos. Saiba mais sobre os alimentos transgênicos.

No entanto, os alimentos transgênicos podem aumentar a necessidade de uso de agrotóxicos, pois muitas ervas daninhas se tornam resistentes, causando a necessidade da aplicação de maiores quantidades desse produto para combatê-las.

Já os alimentos orgânicos não sofrem modificação genética, mantendo as características originais dos alimentos e não usando-se agrotóxicos na plantação. Assim, os alimentos orgânicos promovem o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a biodiversidade.

Possíveis desvantagens

A principal desvantagem dos alimentos orgânicos são o alto custo. Isso acontece porque a produção desses alimentos geralmente necessita de práticas manuais de eliminação de pragas e ervas daninhas, e devido a perdas na produção que são causada por pragas, doenças e ervas daninhas, por exemplo.