Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como morango, amora, acelga e alface. Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate.
O carboidrato é um nutriente importante para fornecer energia para o corpo e que está presente em diversos alimentos. Cada 1 grama desse nutriente contém 4 calorias e, por isso, quando consumido em excesso, o carboidrato pode promover o ganho de peso.
No entanto, é importante saber escolher o tipo de carboidrato e a quantidade recomendada na alimentação, porque a deficiência desse nutriente também pode causar alguns problemas, como dor de cabeça, mau humor, dificuldade de concentração e mau hálito. Entenda porque a deficiência de carboidratos pode ser ruim para a saúde.
Lista de alimentos com pouco carboidrato
A tabela a seguir contém alguns alimentos com baixo teor de carboidratos, assim como as respectivas quantidade de fibras e calorias:
Além disso, bebidas como chás naturais e café sem açúcar também possuem baixo teor de carboidratos, podendo ser indicadas para dietas de emagrecimento e controle da diabetes.
É recomendado priorizar alimentos que possuem pouco carboidrato e que também sejam ricos em fibras, porque as fibras aumentam a sensação de saciedade, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue e a diminuir a ingestão de alimentos. Veja como fazer uma dieta com pouco carboidrato.
Alimentos como bacon, linguiça, presunto e mortadela também são pobres em carboidratos, mas contêm alto teor de sal, gordura saturada e conservantes artificiais, que podem causar o ganho de peso e o surgimento de algumas doenças e, por isso, devem ser evitados.
Exemplo de cardápio com pouco carboidrato
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias com pouco carboidrato:
Os tipos e quantidades de alimentos incluídos da dieta variam de acordo com a idade, o sexo, o estado de saúde e atividade física. Por isso, é aconselhado procurar a orientação de um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja indicado um plano nutricional adequado às necessidades individuais.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para fazer uma dieta com pouco carboidrato: