Alguns alimentos, como feijão, batata-doce e aveia, causam gases porque têm uma grande quantidade de fibras e carboidratos que são fermentados pelas bactérias do intestino durante a digestão, causando flatulência.
Já a couve-flor, o brócolis e o repolho, além de causar gases, também podem deixar os gases mais fedidos, pois contém glucosinolatos, um fitonutriente que contêm enxofre, um composto que é responsável pela produção de gases com cheiro forte.
No entanto, a intolerância do intestino a esses alimentos varia de pessoa para pessoa. Por isso, é aconselhado consultar o nutricionista para fazer avaliação completa, identificar os alimentos que estão causando gases e, assim, elaborar uma dieta adaptado às necessidades de cada pessoa.
Lista de alimentos que causam gases
Os principais alimentos que podem causar gases são:
1. Feijão
O feijão, assim como outras leguminosas, pode causar gases intestinais. Isso acontece porque essa leguminosa é rica em fibras e amidos resistentes como rafinose, estaquiose e verbascose, que não são digeridos pelo organismo e são fermentados por bactérias intestinais, produzindo gases e causando inchaço e cólicas.
Algumas técnicas que ajudam a diminuir os gases causados pelo feijão, são deixá-lo de molho por 8 a 12 horas e descartar, posteriormente, a água do remolho, por exemplo.
Leia também: 4 dicas para comer feijão sem ficar com gases tuasaude.com/feijao-sem-gases2. Batata-doce
A batata-doce pode causar gases por ser um tubérculo rico em amido, um tipo de carboidrato que é digerido mais lentamente no organismo e que produzem gases durante o seu metabolismo no intestino grosso.
3. Couve-flor
A couve-flor pode causar gases, porque esse vegetal é rico em rafinose, um tipo de carboidrato que não é absorvido pelo organismo, sendo fermentado pelas bactérias do intestino e, provocando sintomas como barriga inchada e desconforto.
Além disso, a couve-flor também contém glucosinolatos, um fitonutriente que contêm enxofre, um composto que é responsável por deixar os gases fedidos. Confira outras causas de gases fedidos.
4. Leite
O leite pode causar gases em pessoas com intolerância à lactose. Isso acontece porque, devido à falta da enzima lactase, a lactose não digerida é usada pelas bactérias intestinais, que liberam hidrogênio e ácidos graxos de cadeia curta, produzindo os gases.
Nesses casos, o leite e derivados podem ser substituídos por versões sem lactose ou pelas bebidas vegetais, como leite de amêndoa e de soja, por exemplo.
5. Aveia
A aveia e outros cereais integrais, como arroz integral e milho, podem causar gases por serem ricos em fibras, rafinose e amido, que favorecem a formação de gases no intestino quando são digeridos no intestino.
6. Grão-de-bico
O grão-de-bico pode causar gases intestinais, pois essa leguminosa contém boas quantidades de amidos resistentes como rafinose e estaquiose que não são digeridas pelo organismo e são fermentadas por bactérias do intestino que produzem o excesso de gases.
7. Ovo
O consumo do ovo pode causar gases, devido ao seu teor de enxofre, um composto que favorece a formação de gases intestinais em algumas pessoas, além de deixar os gases com forte odor.
8. Repolho
O repolho é um vegetal rico em rafinose, um tipo de carboidrato que, ao ser metabolizado no intestino, pode causar gases. Além disso, a couve-flor também contém alto teor de enxofre, um composto que pode deixar os gases fedidos.
9. Banana
A banana pode causar gases em algumas pessoas, pois essa fruta é rica em fibra solúvel, que não é digerida pelo intestino, provocando a formação de gases.
Além disso, a banana também contém frutose, um açúcar natural presente nas frutas e que pode causar inchaço abdominal e excesso de gases, principalmente quando consumida em excesso ou em pessoas com síndrome do intestino irritável.
Leia também: Frutose: o que é, porque pode fazer mal e alimentos ricos tuasaude.com/frutose10. Brócolis
O brócolis é uma brassica que pode causar gases, já que esse vegetal é rico em rafinose, um tipo de carboidrato que é fermentado pelas bactérias do intestino, provocando a produção de gases.
11. Cebola
Por conter frutose, rafinose e sorbitol, compostos que são digeridos pelas bactérias intestinais, causando a fermentação, a cebola pode causar gases.
12. Refrigerante
Refrigerantes, assim como água com gás, cervejas e outras bebidas gaseificadas, favorecem a entrada de ar no intestino, causando gases estomacais e intestinais.
Dicas para eliminar os gases
Algumas dicas para eliminar os gases naturalmente são:
- Evitar consumir balas e chicletes, pois favorecem a ingestão de ar, produzindo gases e desconforto intestinal;
- Diminuir a ingestão dos alimentos que podem causar gases;
- Evitar o consumo de leite e derivados, em casos de intolerância à lactose;
- Mastigar bem os alimentos.
Além disso, tomar alguns chás, como de erva-doce, cardamomo e gengibre, também pode ajudar a eliminar o excesso de gases. Confira outros remédios caseiros para gases.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para eliminar os gases: