O que é:
O ácido aspártico é um aminoácido não essencial que tem a função de estimular a produção de proteínas, fortalecer o sistema imunológico, manter a saúde do sistema nervoso e regular a produção de hormônios.
Exitem 2 formas de ácido aspártico: o ácido D-aspártico e o ácido L-aspártico, que variam conforme as suas funções, sendo produzidos no organismo através da ingestão de alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, frango, feijão, gergelim, ovos e queijo.
Além disso, o ácido aspártico também é encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias, na forma de suplementos em cápsulas ou em pó, que são popularmente usados para estimular o ganho de massa muscular e melhorar a fertilidade masculina.
Para que serve
As principais funções do ácido aspártico são:
- Atua na produção de proteínas no organismo;
- Favorece a produção e a liberação de hormônios;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Mantém a saúde do sistema nervoso.
Acredita-se que o ácido aspártico também pode melhorar a fertilidade masculina, favorecer o ganho de massa muscular e diminuir a fadiga. No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos para se comprovar esses possíveis benefícios do ácido aspártico no organismo.
Alimentos ricos em ácido aspártico
A tabela a seguir indica a quantidade de ácido aspártico presente em 100 g de alguns alimentos:
Além disso, o ácido aspártico também é encontrado em menores quantidades em frutas e legumes, como abacate, banana, coco, cebola, alho, cogumelo, beterraba e berinjela.
Quando usar suplementos
Uma alimentação variada é suficiente para regular a produção de ácido aspártico no organismo. No entanto, os suplementos de ácido aspártico podem ser indicados para ajudar a fortalecer o sistema imunológico ou regular a produção de hormônios, por exemplo.
Esses suplementos podem ser encontrados em cápsulas de 500 mg a 3g, sendo geralmente indicado de 1 a 3 cápsulas por dia, que devem ser ingeridas com um copo de água em jejum. Já o ácido aspártico em pó deve ser dissolvido em água e tomado em jejum.
Entretanto, a dosagem de ácido aspártico varia conforme os objetivos e as necessidades nutricionais individuais. Por isso, é recomendado usar esse suplemento somente com a orientação de um médico ou nutricionista.
Possíveis efeitos colaterais
O uso excessivo de suplementos de ácido aspártico pode causar dor no estômago, náuseas, diarreia e dor de cabeça.
Além disso, quando consumido em excesso, esse suplemento pode causar disfunção erétil e aumento da irritabilidade nos homens. Já em mulheres, podem surgir características masculinas como aumento de pelos, alterações na menstruação e mudanças na voz.
Contraindicações
Os suplementos de ácido aspártico são contraindicados para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois não existem estudos que comprovem a segurança desse suplemento nessas situações.
Da mesma forma que esse suplemento também não é indicado para crianças e adolescentes, e para pessoas com doenças no sistema nervoso central, como esquizofrenia, epilepsia e Alzheimer.