Biotina: o que é, para que serve (e alimentos ricos)

A biotina, também conhecida como vitamina H ou vitamina B7, é um nutriente essencial para o organismo, apresentando benefícios para a produção de energia, formação de proteínas, manutenção da saúde da pele e funcionamento do sistema nervoso.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Médico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Em pessoas saudáveis, a biotina normalmente é obtida em quantidades suficientes por meio da ingestão de alimentos como amêndoas, avelãs ou cereais integrais e produção a partir de bactérias da flora intestinal.

Embora suplementos de biotina possam ser adquiridos facilmente em farmácias, seu uso normalmente é indicado apenas em alguns casos. Além disso, deve ser feito com orientação de um médico ou nutricionista. 

Alimentos ricos em biotina

Para que serve

A biotina apresenta benefícios para a saúde, como: 

1. Garantir energia para as células

A biotina é essencial para a produção de glicogênio, o que também ajuda a regular os níveis de glicose circulantes no sangue e, consequentemente, prevenir ou controlar a diabetes.

2. Manter a produção adequada de proteínas

Esse nutriente também está envolvido no metabolismo de aminoácidos, além de regular a formação de diferentes proteínas no organismo, contribuindo para manter a sua produção adequada.

3. Fortalecer as unhas e os cabelos

Acredita-se que a biotina favoreça a formação de proteínas que são essenciais para a saúde de unhas e cabelos e, portanto, contribui para o seu fortalecimento.

4. Promover a saúde da pele

Especialmente em pessoas com deficiência de biotina, esse nutriente pode favorecer a saúde da pele contribuindo para prevenção de infecções, por exemplo.

5. Contribuir para o funcionamento do sistema nervoso 

A biotina é fundamental para o funcionamento normal do sistema nervoso. A deficiência desse nutriente está associada a sintomas como convulsões, perda do equilíbrio e, em crianças, atraso do desenvolvimento, por exemplo.

Alimentos ricos em biotina

A tabela a seguir traz a quantidade de biotina por 100 gramas dos principais alimentos que são fonte dessa vitamina:

Alimento Quantidade de biotina (em 100g)
Amendoim 101,4 µg
Amêndoa 43,6 µg
Castanha de caju 13,7 µg
Farelo de trigo 44,4 µg
Ovo cozido 16,5 µg
Avelã 75 µg
Cogumelo 8,5 µg
Salmão cozido 5 µg
Abacate 3,6 µg

Além de ser encontrada nos alimentos, a biotina também é produzida por bactérias que naturalmente fazem parte da flora intestinal. Essa biotina produzida também é absorvida pelo organismo e contribui para manter os níveis desse nutriente adequados.

Suplementos de biotina

A biotina pode também ser encontrada em forma de suplemento nas farmácias em cápsulas de 2,5 mg, 5 mg ou 10 mg, por exemplo. Seu uso deve ser orientado por um médico ou nutricionista e, normalmente, não é recomendado para pessoas saudáveis com uma alimentação equilibrada.

Quando é indicado: o suplemento de biotina é indicado principalmente para o tratamento da deficiência de biotinidase e síndrome das unhas frágeis ou cabelos quebradiços.

Como usar: a dose recomendada do suplemento de biotina varia de acordo com a sua indicação. Para o tratamento das unhas quebradiças, por exemplo, é recomendada a ingestão de 2,5 mg, 1 vez ao dia, por 3 a 6 meses de acordo com a orientação do profissional de saúde.

Leia também: Como usar a Biotina para o cabelo crescer mais rápido tuasaude.com/como-usar-a-biotina-para-o-cabelo-crescer-mais-rapido

Possíveis efeitos colaterais 

O consumo excessivo de suplementos de biotina pode causar efeitos colaterais, como:

  • Insônia;
  • Desconforto gastrointestinal;
  • Excesso de sede;
  • Aumento da quantidade de urina;
  • Alterações em exames de sangue, como dosagem de hormônios da tireoide ou vitamina D;
  • Reações alérgicas, incluindo anafilaxia, embora seja raro.

No entanto, nas doses recomendadas pelo médico ou nutricionista, normalmente não são esperados problemas sérios. Nessas doses, o consumo de biotina aparentemente é seguro.

Além disso, o consumo de biotina não parece estar associado a problemas como ganho de peso ou toxicidade para fígado. 

Quando não é indicada

O suplemento de biotina não deve ser usado por pessoas com histórico de alergia a qualquer componente da sua fórmula. Além disso, não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Vídeos relacionados

Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

07:21 | 71.927 visualizações

ALIMENTOS QUE FAZEM O CABELO CRESCER | Tati Comenta #25

03:14 | 122.286 visualizações