Os alisamentos de cabelo só são seguros para a saúde quando não contêm formol na sua composição, como a escova progressiva sem formol, o alisamento a laser ou o lifting hair, por exemplo. Esses alisamentos são identificados pela Anvisa como alisamentos éticos e não contêm a tal substância formol, que pode causar queimaduras, queda de cabelo e até mesmo câncer a longo prazo.
Assim, todos os alisamentos que contêm outras substâncias como o tioglicolato de amônio, ácido tioglicólico, carbocisteína, hidróxido de guanidina, hidróxido de potássio, ácido acético ou ácido lático, em vez do formol, são seguros e podem ser utilizados para alisar o cabelo.
No entanto, esses tipos de tratamentos devem ser feitos em em cabeleireiros especializados, pois é necessário avaliar o tipo de cabelo e a pele do couro cabeludo para saber qual a substância mais adequada em cada caso, de forma a obter, não só, o melhor resultado, mas também evitar danificar a saúde.
Grávidas podem fazer alisamento do cabelo?
As grávidas não devem definitivamente alisar o cabelo com formol, no entanto, os outros produtos também não devem ser usados, principalmente no primeiro trimestre de gestação, porque ainda não se sabe se são totalmente seguros para o bebê.
Veja qual a forma mais segura de fazer o alisamento de cabelo durante a gestação.
Quais os cuidados antes do alisamento?
Antes do alisamento, é importante ter alguns cuidados como:
- Fazer o alisamento em um cabeleireiro de confiança, que use produtos alisantes sem formol;
- Ver o rótulo do produto alisante e verificar se tem um código da aprovação da Anvisa que começa com o número 2 e tem 9 ou 13 dígitos;
- Estar atento se o cabeleireiro coloca o formol após a preparação do produto (esta substância geralmente libera um cheiro muito forte que pode provocar queimação nos olhos e garganta);
- Estar atento se fica afastado de outras pessoas no salão, se o cabeleireiro liga o ventilador ou coloca máscara no rosto devido ao cheiro forte do formol.
Além disso, se começar sentindo coceira ou queimação no couro cabeludo deve parar o alisamento e lavar imediatamente o cabelo com água, pois provavelmente o produto contêm formol.
Se fez um alisamento seguro, saiba agora como pode cuidar dos cabelos para garantir o efeito por mais tempo.