Amamentar ajuda a emagrecer cerca de 2 quilos por mês, porque o corpo da mulher gasta muitas calorias na produção de leite, aumentando a queima de gordura corporal e favorecendo, assim, a perda de peso.
Além disso, para emagrecer durante a amamentação é fundamental também praticar atividades físicas regularmente e manter uma alimentação saudável, priorizando frutas, legumes, cereais integrais e proteínas magras, por exemplo. Veja como deve ser a alimentação durante a amamentação.
No entanto, durante a amamentação deve-se evitar fazer dietas muito restritivas, já que não fornecem todos os nutrientes necessários para a produção do leite e para manter a saúde do bebê.
Como a amamentação ajuda a emagrecer
A amamentação exclusiva por 3 meses ou mais pode ajudar a emagrecer. Isso acontece porque o corpo da mulher gasta muita energia para produzir o leite, aumentando o gasto calórico e favorecendo a perda de peso.
No entanto, durante a amamentação a mulher pode sentir mais fome, o que pode favorecer a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura. Por isso, para emagrecer amamentando, é fundamental também manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
Amamentar emagrece quantos quilos?
A mulher que amamenta o bebê exclusivamente no peito pode perder cerca de 2 quilos por mês, ajudando a perder o peso que se ganhou durante a gravidez.
Entretanto, o emagrecimento varia sempre de acordo com o peso que a mulher ganhou durante a gravidez, a quantidade de leite produzido, a alimentação e a prática de atividades físicas.
Quantas calorias se gasta amamentando?
A mulher produz cerca de 750 ml de leite por dia e gasta em torno de 500 calorias amamentando, facilitando a perda de peso.
Dicas para emagrecer durante a amamentação
Algumas dicas que ajudam a emagrecer durante a amamentação são:
- Manter uma alimentação saudável, priorizando frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras;
- Fazer atividades físicas regularmente, como natação, caminhada rápida e yoga, conforme a recomendação do médico;
- Beber bastante água, já que essa bebida é importante para a produção de leite, além de ajudar no controle da fome;
- Evitar alimentos industrializados, como sorvete, batata frita, pizza, refrigerante, embutidos, molhos prontos e refeições do tipo fast food.
No entanto, é importante evitar dietas muito restritivas durante a amamentação, pois essas dietas geralmente não fornecem todos os nutrientes necessários para a produção de leite e para manter a saúde da mãe e do bebê.
Confira no vídeo a seguir outras dicas para emagrecer durante a amamentação: