O que é:
O ambroxol é um expectorante indicado para o tratamento de doenças respiratórias, como bronquite asmática ou bronquiectasia, por exemplo, pois ajuda a deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de xarope ou gotas para uso oral ou flaconetes para inalação, como genérico sob a designação "cloridrato de ambroxol", ou com os nomes comerciais Ambrol, Sedavan, Mucossolvan ou Fluibron A, por exemplo.
O ambroxol pode ser usado por adultos ou crianças e seu uso deve ser feito com indicação do pneumologista ou pediatra, com doses individualizadas, de acordo com a condição a ser tratada e gravidade dos sintomas.
Para que serve
O ambroxol é indicado para:
- Bronquite asmática;
- Traqueobronquite;
- Enfisema com pneumoconiose bronquite;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Bronquiectasia;
- Catarro no peito;
- Irritação na garganta.
Além disso, o ambroxol pode ser indicado para o tratamento da exacerbação aguda da bronquite, junto com antibióticos receitados pelo médico.
Marque uma consulta com um pneumologista na região mais próxima:
Como usar
A forma de usar o ambroxol varia de cordo com sua apresentação, que inclui:
1. Ambroxol xarope infantil 15mg/5mL
O xarope de ambroxol infantil de 15 mg/5mL ou 3 mg/mL pode ser usado por crianças, e deve ser tomado por via oral, antes ou após uma refeição.
As doses normalmente indicadas do ambroxol xarope infantil para crianças são:
- Crianças com menos de 2 anos: 2,5 mL do xarope infantil, 2 vezes por dia, ou conforme orientação do pediatra;
- Crianças de 2 a 5 anos: 2,5 mL do xarope infantil, 3 vezes por dia, ou conforme orientação do pediatra;
- Crianças de 6 a 12 anos: 5 mL do xarope infantil, 3 vezes por dia, ou conforme orientação do pediatra.
As doses do ambroxol xarope infantil devem ser medidas utilizando o copo dosador fornecido na embalagem.
O uso do xarope de ambroxol infantil deve ser feito somente com indicação do pediatra, que também pode calcular a dose de acordo com o peso da criança, sendo geralmente de 0,5 mg do xarope infantil para cada Kg de peso corporal, até 3 vezes por dia.
2. Ambroxol xarope adulto 30 mg/5mL
O ambroxol xarope adulto 30 mg/5mL ou 6 mg/mL deve ser tomado por via oral, utilizando o copo medida fornecido na embalagem.
As doses normalmente recomendadas desse xarope para adultos ou crianças com mais de 12 anos são de 5 mL, 3 vezes por dia.
O ambroxol xarope adulto deve ser usado com indicação médica para o tratamento de doenças respiratórias agudas e para o tratamento inicial de doenças respiratórias crônicas, por até 14 dias.
3. Ambroxol gotas 7,5 mg/mL
O ambroxol gotas de 7,5 mg/mL deve ser tomado por via oral ou para inalação por adultos ou crianças com mais de 2 anos.
As doses normalmente recomendadas do ambroxol gotas são:
Essas doses devem ser calculadas pelo pediatra ou pneumologista, seno normalmente recomendada a dose de 0,6 mg de ambroxol gotas por cada Kg de peso corporal, de 1 a 2 vezes por dia.
4. Ambroxol flaconetes para inalação 7,5 mg/mL
O ambroxol flaconetes para inalação de 7,5 mg/mL deve ser usado colocando a quantidade da solução do flaconete recomendada pelo médico em um nebulizador, misturada com soro fisiológico 0,9% na proporção de 1 para 1, ou seja, a mesma quantidade em mL de solução de ambroxol e de soro fisiológico. Veja como fazer a nebulização corretamente.
As doses para inalação variam com a idade, sendo normalmente recomendado:
- Crianças de 2 a 5 anos anos: fazer de 1 a 2 inalações por dia, conforme orientação do pediatra, adicionando no nebulizador meio flaconete de ambroxol (1 mL) + 1 mL de soro fisiológico;
- Crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos: fazer 2 inalações por dia, ou conforme orientação médica, adicionando no nebulizador 1 flaconete de 2 mL de ambroxol + 2 mL de soro fisiológico 0,9%.
Os flaconetes de ambroxol para inalação tem uma validade de 24 horas após abertos, quando conservado em geladeira. Depois desse tempo, qualquer quantidade não utilizada deve ser descartada.
Além disso, após abrir o envelope de alumínio contendo os flaconetes, o ambroxol para inalação pode ser usado por no máximo 3 meses. Após esse período qualquer flaconete não utilizado deve ser descartado.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do ambroxol são distúrbios do paladar, náuseas, vômitos, diarreia, azia, má digestão, garganta seca ou diminuição da sensibilidade da boca ou da faringe.
Além disso, embora seja raro, o ambroxol também pode causar reações alérgicas ou anafiláticas, por isso deve-se procurar o pronto-socorro imediatamente se surgir dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação anafilática.
O ambroxol também pode causar síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica, que podem ser percebidas através de sintomas como febre, dor no corpo, rinite, tosse ou dor de garganta. Nesses casos, deve-se interromper o uso do ambroxol e ir ao hospital imediatamente.
Quem não deve usar
O ambroxol não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou pessoas que tenham alergia ao ambroxol ou qualquer outro componente da fórmula.
Além disso, crianças com menos de 2 anos só devem usar o ambroxol se receitado pelo pediatra. Da mesma forma, pessoas com insuficiência renal devem usar o ambroxol somente se indicado pelo médico.
O xarope de ambroxol deve ser usado com cautela por pessoas que têm diabetes, pois possui açúcar na sua composição.