Anasarca é o inchaço generalizado do corpo que acontece devido ao acúmulo de líquidos dentro das células e no espaço entre as células. É um sintoma causado por diversos problemas de saúde como insuficiência cardíaca, doenças renais, problemas no fígado e até doenças do sistema linfático.
Além do inchaço no corpo, a anasarca pode gerar outros sintomas como aumento da pressão arterial, alterações nos batimentos do coração, dor no peito ou falta de ar, dependendo da gravidade e dos órgãos atingidos.
O diagnóstico da anasarca é feito por um clínico geral, nefrologista, hepatologista ou cardiologista que pode indicar o tratamento mais adequado, geralmente com o uso de diuréticos e a redução do consumo de sal na dieta.
Sintomas de anasarca
Os principais sintomas de anasarca são:
- Inchaço generalizado em todo o corpo;
- Dificuldade para abrir os olhos, se o inchaço for muito grande no rosto;
- Dificuldade para caminhar ou se movimentar, ou para levantar os braços;
- Dor nas articulações;
- Pressão alta ou muito baixa;
- Batimentos cardíacos elevados;
- Manchas vermelhas na palma das mãos;
- Pele e olhos amarelados;
- Diminuição da quantidade de urina ou ausência de produção de urina;
- Presença de sangue na urina.
Além disso, nos casos mais graves, a pessoa também pode apresentar dor no peito ou falta de ar e dificuldade para respirar. Se isto acontecer, é necessário procurar atendimento médico imediatamente, pois pode se tratar de edema pulmonar, que é o acúmulo de líquido dentro dos pulmões. Saiba mais o que é edema pulmonar e como tratar.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de anasarca é feito por um clínico geral, nefrologista ou cardiologista através do exame detalhado do edema, como a realização do sinal de Godet, ou sinal de cacifo, em que ao fazer pressão na perna ou braço com a ponta do dedo indicador, por alguns segundos, fica no local uma covinha.
O médico também deve fazer uma avaliação da coloração, textura e temperatura da pele nos locais inchados e da presença de alguma veia distendida no corpo. Além disso, deve perguntar à pessoa se o edema piora em uma posição específica e se é feito o uso de algum medicamento continuamente.
Além disso, o médico pode solicitar a realização de exames complementares para descobrir a causa da anasarca, que podem ser exames de sangue, coleta de urina em 24 horas, testes de função hepática e renal, ecocardiografia, raio X do tórax, ultrassom renal, angiografia por ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Marque uma consulta com o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para investigar a causa da anasarca:
Causas da anasarca
As principais causas da anasarca são:
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência renal ou síndrome nefrótica;
- Cirrose hepática, congestão venosa hepática ou ascite maligna;
- Trombose venosa profunda (TVP) ou obstrução venosa;
- Síndrome de extravasamento capilar sistêmico;
- Sepse, traumas ou queimaduras extensas;
- Tumores malignos ou síndrome paraneoplásica;
- Desnutrição ou deficiência de vitamina B1;
- Reações alérgicas graves;
- Efeito colateral de medicamentos, como anlodipino ou docetaxel;
- Administração excessiva de fluidos intravenosos em hospitais.
Além disso, a anasarca também pode surgir no final da gravidez, quando o peso do bebê faz com que haja mais retenção de líquido no corpo da mãe, porém neste caso a anasarca vai desaparecendo após o nascimento do bebê.
A anasarca é causada por um aumento da pressão nos vasos sanguíneos, o que faz com que a linfa saia da corrente sanguínea com mais facilidade, ou ser consequência do bloqueio dos vasos linfáticos ou da retenção de sal e água em todo o corpo.
Como é feito o tratamento
O tratamento da anasarca deve ser feito com orientação do clínico geral, cardiologista, nefrologista ou hepatologista, que deve indicar o melhor tratamento com medicamentos para a condição de saúde que causou a anasarca. De forma geral, são indicados remédios diuréticos, como a furosemida ou a espironolactona, para ajudar a eliminar o líquido em excesso do corpo. Veja os principais diuréticos indicados para desinchar.
Além disso, dependendo da causa da anasarca o médico pode indicar o uso de remédios como anticoagulantes, anti-hipertensivos, antibióticos para o tratamento da sepse, ou ainda reduzir a quantidade de soro administrado na veia em pessoas internadas.
Para reduzir a anasarca, nos casos de insuficiência venosa, o médico também pode recomendar elevação das pernas, uso de meias de compressão ou de dispositivos de compressão pneumático, que é quando se coloca um aparelho nas pernas que se enchem de ar e esvaziam em seguida, dando a sensação de apertar e soltar, melhorando a circulação das pernas. Veja mais para que servem meias de compressão.
É importante que se tenham cuidados especiais com a pele, como uso de cremes hidratantes, pois a anasarca pode levar ao aparecimento de lesões e úlcera devido a pele esticar muito com o inchaço.
Além disso, o médico pode recomendar reduzir a quantidade de sal na comida, por isso veja no vídeo a seguir algumas dicas importantes: