Anemia é uma doença em que a quantidade de hemoglobina dentro das hemácias está alterada, provocando sintomas como fraqueza, falta de apetite, palidez da pele e dos olhos, e perda de memória.
A anemia pode ser causada pela má alimentação, alterações genéticas, uso de alguns remédios ou por situações que diminuem a absorção de nutrientes, como doença celíaca e cirurgia bariátrica, por exemplo. Conheça as principais causas da anemia.
Na suspeita de anemia, é importante consultar um clínico geral ou hematologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que varia conforme a sua causa, podendo incluir melhora dos hábitos alimentares, injeção, uso de suplementos ou transfusão de sangue, em alguns casos.
Sintomas de anemia
Os principais sintomas de anemia incluem:
- Fraqueza;
- Cansaço;
- Gengiva branca;
- Palidez da pele, lábios e olhos;
- Tontura;
- Falta de ar durante esforços físicos;
- Falta de apetite.
Além disso, a pessoa com anemia também pode apresentar dor de cabeça, perda de memória e feridas na boca. Veja outros sintomas de anemia.
Os sintomas da anemia variam de acordo com a causa dessa condição, o grau da anemia, a idade e o estado de saúde da pessoa.
Teste online de sintomas
Se acha que pode estar com anemia, selecione os sintomas a seguir para saber o seu risco:
Esse teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não serve como diagnóstico e nem substitui a consulta com o médico.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da anemia deve ser feito pelo hematologista ou um clínico geral, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.
Para confirmar o diagnóstico, o médico deve ainda solicitar um hemograma para avaliar a quantidade de hemoglobina, VCM, HCM, ferro sérico, ferritina, vitamina B12 e ácido fólico.
Marque uma consulta com o hematologista mais próximo para avaliar a possibilidade de anemia:
Além disso, o médico também poderá solicitar, em alguns casos, testes genéticos, biópsia ou exames de imagem, como endoscopia e ressonância magnética para investigar a causa da anemia. Veja os exames usados para confirmar a anemia.
Tipos de anemia
A anemia pode ser classificada em 3 tipos principais de acordo com as características das hemácias:
1. Anemia macrocítica
Nesse tipo de anemia o tamanho das hemácias estão aumentados, o que pode ser verificado pelo valor de Volume Corpuscular Médio (VCM) acima de 100 fl.
Os principais tipos de anemias macrocíticas são:
- Anemia megaloblástica: ocorre devido à carência de vitamina B12 ou ácido fólico, ou o uso de alguns medicamentos, podendo causar cansaço, queda de cabelo ou perda de apetite. Entenda melhor sobre a anemia megaloblástica;
- Anemia perniciosa: é uma doença autoimune onde o organismo não consegue absorver a vitamina B12, devido à deficiência do fator intrínseco, que é uma proteína que promove a absorção da vitamina B12 no organismo.
Já a anemia de Fanconi é uma doença genética que provoca sinais e sintomas como alterações nos ossos, manchas na pele e baixa estatura. Conheça todos os sintomas da anemia de Fanconi.
2. Anemia microcítica
A anemia microcítica é caracterizada pela diminuição da cor vermelha e do tamanho das hemácias.
Os principais tipos de anemia microcítica são a anemia ferropriva, que é causada pela falta de ferro no organismo, e a talassemia, que é uma doença hereditária caracterizada por defeitos na produção de hemoglobina. Confira os principais tipos de anemia.
3. Anemia normocítica
A anemia normocítica é caracterizada por alterações na medula óssea que podem levar a alterações no formato das hemácias ou acelerar a sua destruição, apesar das hemácias apresentarem tamanho normal. Os principais tipos de anemia normocítica são:
- Anemia falciforme: é uma doença hereditária que provoca alteração no formato dos glóbulos vermelhos, causando sintomas como dor nos ossos, atraso no crescimento, olhos e peles amarelados. Conheça mais sobre a anemia falciforme;
- Anemia hemolítica: é um tipo de anemia em que os anticorpos destroem os glóbulos vermelhos do sangue, provocando sintomas como cansaço, batimentos cardíacos acelerados, urina escurecida e palidez.
Já a anemia aplástica é um tipo de alteração da medula óssea caracterizada pela diminuição da quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue.
Essa condição pode ser herdada geneticamente ou estar relacionada com o uso de medicamentos, por exemplo. Entenda melhor sobre a anemia aplástica.
Possíveis causas
As principais causas de anemia são:
- Baixa ingestão ou aumento das necessidades de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico;
- Uso de alguns medicamentos, como alopurinol, metotrexato, fluorouracil e azatioprina;
- Doenças genéticas;
- Menstruação abundante ou hemorragia;
- Condições que aumentam anticorpos que destroem as células vermelhas do sangue, como lúpus, artrite reumatoide ou leucemia.
Além disso, a anemia também pode ser causada por situações que diminuem a absorção de nutrientes, como doença celíaca, cirurgia bariátrica, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e hemodiálise.
Leia também: 7 principais causas de anemia (e o que fazer) tuasaude.com/o-que-pode-causar-anemiaComo é feito o tratamento
O tratamento da anemia deve ser feito sob a orientação do clínico geral ou hematologista e varia conforme a causa e o tipo dessa condição, incluindo o uso de remédios, suplementos orais, injeção, transfusão de sangue, transplante de medula óssea e alimentação.
- Remédios: corticoides, antibióticos, imunomoduladores e anti-inflamatórios, podem ser recomendados para o tratamento de alguns tipos de anemia. Veja quando tomar remédios para anemia;
- Suplementos orais: suplementos de ferro, vitamina B12 e ácido fólico podem ser prescritos para o tratamento da anemia ferropriva, talassemia e anemia megaloblástica;
- Injeção: injeções de ferro ou vitamina B12 podem ser indicadas principalmente em casos de anemia profunda ou no caso da anemia perniciosa;
- Transfusão de sangue: é recomendada para pessoas com anemias graves, ou que tenham anemia hemolítica, anemia falciforme, talassemia ou anemia de Fanconi;
- Transplante de medula óssea: é um tratamento similar à transfusão de sangue, sendo indicado para o tratamento da talassemia e anemia de Fanconi, por exemplo.
De acordo com o tipo de anemia, o médico ou nutricionista também pode recomendar a ingestão de alimentos ricos em ferro, como fígado, frango, peixe, sementes de abóbora e grão-de-bico, e fontes de vitamina C, como caju, acerola, goiaba, morango e kiwi. Veja como deve ser a dieta em casos de anemia.
Leia também: Tratamento natural para Anemia tuasaude.com/tratamentos-naturais-para-anemiaPossíveis complicações
Quando não é tratada, a anemia pode aumentar o risco de algumas complicações, como:
- Alterações cardiovasculares, como arritmia, infarto e insuficiência cardíaca;
- Problemas na gravidez, como parto prematuro, bebês com baixo peso ou aumento da perda de sangue durante o parto;
- Atrasos no desenvolvimento físico e mental em crianças;
- Síndrome das pernas inquietas.
Além disso, a anemia não tratada pode aumentar o risco de falência de muitos órgãos, podendo causar a morte.
Leia também: 9 dúvidas comuns sobre anemia tuasaude.com/anemia-vira-leucemia