Anlodipino é um anti-hipertensivo indicado para o tratamento da pressão alta ou angina de peito causada por estreitamento das artérias coronárias no coração.
O besilato de anlodipino, ou anlodipina, pertence à classe dos bloqueadores dos canais de cálcio, exercendo seu efeito baixando a pressão arterial e o esforço do coração para bombear o sangue, por relaxar os vasos sanguíneos.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos contendo 5 mg ou 10 mg de besilato de anlodipino, como genérico ou com os nomes Pressat, Amlodil, Anlo ou Cordarex, e deve ser usado com indicação do cardiologista.

Para que serve
O anlodipino é indicado para:
- Pressão alta, acima de 140x90 mmHg;
- Angina de peito causada por diminuição do fluxo de sangue nas artérias do coração;
- Insuficiência coronariana crônica estável.
Esse remédio pode ser usado sozinho ou em associação com outros anti-hipertensivos, como olmesartana, valsartana, bisoprolol ou ramipril (Naprix A), ou diuréticos, por exemplo, potencializando seu efeito na redução da pressão arterial.
Leia também: Remédio para pressão alta: 10 tipos mais usados tuasaude.com/remedios-para-pressao-altaAnlodipino é diurético?
O anlodipino não é diurético, sendo um remédio anti-hipertensivo da classe dos bloqueadores dos canais de cálcio.
Esse remédio age relaxando os vasos sanguíneos do corpo e das artérias que irrigam o músculo cardíaco, o que leva a diminuição da pressão arterial e redução dos sintomas da angina de peito.
Leia também: Angina: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/anginaComo usar
O anlodipino deve ser usado por via oral, com um copo de água, junto ou não com uma refeição.
1. Anlodipino 5 mg
O comprimido de anlodipino 5 mg, assim como os comprimidos de 10 mg, deve ser tomado diariamente, conforme orientação do cardiologista.
A dose inicial recomendada para o tratamento da pressão alta ou angina em adultos é de 5 mg de anlodipino, 1 vez por dia.
Essa dose pode ser aumentada pelo cardiologista para 10 mg de anlodipino, 1 vez por dia, de acordo com a resposta ao tratamento.
Leia também: 12 Formas Naturais de Baixar a Pressão Alta (hipertensão) tuasaude.com/3-formas-de-controlar-a-pressao-alta-sem-remedio2. Anlodipino 10 mg
O anlodipino 10 mg na forma de comprimidos também é indicado para o tratamento da pressão alta ou angina em adultos.
A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de besilato de anlodipino 10 mg, 1 vez por dia, conforme inidcação do cardiologista.
Geralmente a dose de 10 mg de anlodipino é indicada quando a pressão alta ou os sintomas de angina não melhoram com o comprimido de anlodipino 5 mg.
3. Valsartana + anlodipino
O comprimido de valsartana + anlodipino (Diovan Amlo Fix, Brasart BCC ou Bravan Duo) contém 80 mg, 160 mg ou 320 mg de valsartana + 5 mg ou 10 mg de anlodipino.
A dose recomendada para adultos pra o tratamento da pressão alta é de 1 comprimido de valsartana + anlodipino, 1 vez por dia.
Geralmente, o tratamento é iniciado com doses mais baixas de 80 mg + 5mg e pode ser aumentado pelo médico, se necessário, para no máximo 320 mg + 10 mg por dia.
O uso de valsartana + anlodipino só deve ser feito com indicação do cardiologista que deve indicar a dose mais adequada de forma individualizada, de acordo com a gravidade da pressão alta.
4. Olmesartana + anlodipino
O comprimido de olmesartana medoxomila + anlodipino (Benicar Anlo ou Olmy Anlo) contém 20 mg ou 40 mg de olmesartana medoxomila + 5 mg ou 10 mg de anlodipino.
Para o tratamento da pressão alta em adultos, é recomendado tomar 1 comprimido de olmesartana medoxomila + anlodipino, 1 vez por dia.
Essa dose deve ser orientada pelo cardiologista de acordo com a medida da pressão arterial, já que os comprimidos possuem diferentes quantidades de olmesartana medoxomila e anlodipino,
Leia também: Pressão arterial: o que é, como medir e tabela por idade tuasaude.com/pressao-arterial5. Anlodipino + atenolol
As cápsulas de besilato de anlodipino + atenolol (Betalor) é indicado para o tratamento da pressão alta ou insuficiência coronariana crônica estável em adultos.
A dose inicial recomendada é de 1 cápsula de anlodipino + atenolol (5 mg + 25 mg), 1 vez por dia.
Dependendo da resposta ao tratamento, o cardiologista pode aumentar a dose para 1 cápsula de anlodipino + atenolol (5 mg + 50 mg), 1 vez por dia.
Leia também: Atenolol: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/atenolol6. Anlodipino + losartana
As cápsulas de besilato de anlodipino + losartana potássica (Lotar) contém 2,5 mg ou 5 mg de anlodipino e + 50 mg ou 100 mg de losartana.
Para o tratamento da pressão alta em adultos, é recomendado tomar 1 comprimido de anlodipino + losartana (2,5 mg + 50 mg), 1 vez por dia.
Essa dose pode ser aumentada pelo médico para 5 mg + 50mg ou 5mg+100 mg, 1 vez por dia, de acordo com a resposta ao tratamento.
Leia também: Losartana: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais) tuasaude.com/losartanaPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do anlodipino são inchaço nas pernas ou tornozelos, tonrura, sonolência, vermelhidão ou sensação de calor no rosto.
Além disso, o anlodipino também pode causardor muscular, câimbras, náuseas, dor abdominal, perda do apetite, cansaço excessivo ou prisão de ventre.
Embora seja mais raro, também podem surgir palpitação cardíaca, tremor, olhos secos, zumbido no ouvido, sonhos anormais, aumento da frequência urinária ou reações alérgicas ou anafilaxia.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxiaBesilato de anlodipino emagrece?
O besilato de anlodipino não emagrece e não é indicado para perda de peso.
No entanto, em algumas pessoas pode causar perda do apetite como efeito colateral, o que pode reduzir a ingestão de alimentos durante o dia e levar a uma perda de peso.
Além disso, como o tratamento da pressão arterial envolve dieta e prática de atividades físicas, a pessoa tende a perder um pouco de peso, o que ajuda a controlar melhor a pressão arterial.
Leia também: Dieta para hipertensão: o que comer, o que evitar e cardápio tuasaude.com/dieta-para-hipertensaoQuem não deve usar
O anlodipino não deve ser usado por crianças ou por pessoas com insuficiência cardíaca congestiva ou insuficiência hepática grave.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas alérgicas ao anlodipino, ou outros remédios diidropiridínicos, como levanlodipino, nifedipino, lacidipino, lercanidipino, felodipino ou isradipina, por exemplo.
Durante a gravidez ou amamentação, o anlodipino só deve ser usado com indicação médica, após avaliar os riscos e benefícios do tratamento para a mulher e o bebê.