O transtorno de ansiedade generalizada, também chamado de TAG, é um transtorno psicológico em que há preocupação excessiva no dia a dia, o que pode levar o surgimento de sintomas psicológicos e físicos, como irritabilidade, inquietação, alterações cardíacas e respiratórias, cansaço, boca seca, suor excessivo e dificuldade de concentração, por exemplo.
As causas de TAG não são totalmente esclarecidas, porém fatores ambientais e genéticos podem influenciar no desenvolvimento da ansiedade generalizada e o aparecimento dos sintomas.
O tratamento do transtorno de ansiedade generalizada tem como objetivo interromper o ciclo de preocupações e deve ser orientado por um psicólogo ou psiquiatra, podendo ser recomendado a realização de técnicas de relaxamento ou o uso de medicamentos, dependendo do grau do transtorno.
Sintomas da ansiedade generalizada
Os principais sintomas de ansiedade generalizada são:
- Preocupação excessiva;
- Perda de memória;
- Inquietação;
- Dor muscular;
- Visão dupla;
- Alterações cardíacas;
- Aumento da frequência respiratória;
- Suor excessiva;
- Boca seca;
- Cansaço;
- Dificuldade de concentração;
- Insônia;
- Irritabilidade.
Os sintomas de TAG podem ser físicos e/ ou psicológicos e costumam durar pelo menos 6 meses. É recomendado que, na presença desses sintomas, o psicólogo seja consultado, pois assim é possível que seja iniciado o tratamento mais adequado, ajudando a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Teste de sintomas
Para saber a possibilidade de ter TAG, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o psicólogo ou psiquiatra.
Causas da ansiedade generalizada
As causas do transtorno de ansiedade generalizado não estão totalmente esclarecida, no entanto existem fatores genéticos, ambientais e relacionados com neurotransmissores que podem estar envolvidos no desenvolvimento dos sinais e sintomas desse transtorno.
Pessoas que possuem vida muito agitada, que estão sob estresse contínuo ou que tendem a prestar muita atenção nos mínimos detalhes são mais propensas a desenvolver o transtorno. Além disso, algumas condições genéticas podem aumentar a chance da pessoa desenvolver esse distúrbio psicológico.
O transtorno da ansiedade generalizada pode se manifestar em diversas idades, podendo afetar inclusive a capacidade de realizar as atividades do dia a dia e o relacionado com a família e amigos, por exemplo, sendo importante que o tratamento adequado seja iniciado.
Como é feito o tratamento
O tratamento do transtorno de ansiedade generalizada deve ser feito sob a orientação do psicólogo ou psiquiatra, e tem como objetivo interromper o ciclo de preocupações excessivas e promover a melhoria da qualidade de vida.
O modelo comportamental baseado na aceitação é uma ótima forma de tratamento que pode ser implementado pelo psicólogo e caso os sintomas demonstrados pelo paciente sejam pontuais, podem ser recomendadas sessões de terapia e atividades que promovam o relaxamento, como meditação, yoga, mindfulness e a prática de atividades físicas.
No entanto, quando os sintomas são mais frequentes e passam a atrapalhar o dia-a-dia e a interferir na qualidade de vida, pode ser necessário a toma de remédios ansiolíticos ou antidepressivos, que devem ser utilizados de acordo com a orientação médica. Além disso, é muito importante que a pessoa continue a frequentar as sessões de terapia mesmo que se sinta melhor após começar a tomar o medicamento. Saiba como é feito o tratamento para a ansiedade.
Ansiedade generalizada tem cura?
O transtorno da ansiedade generalizada tem cura e, por isso, é importante que a pessoa busque ajuda psicológica assim que perceber que está preocupado demais com coisas pequenas, por exemplo. A terapia é muito importante nesses casos, já que permite que a pessoa compartilhe seus problemas com o terapeuta e aprende a dar menos valor a pequenas coisas.
Veja também como aliviar os sintomas da ansiedade através do seguinte vídeo: