A ansiedade social é um transtorno em que a pessoa tem dificuldade em interagir socialmente, apresentar um trabalho em público ou comer na frente de outras pessoas, por exemplo, por medo de ser julgada, sentir-se humilhada ou das outras pessoas notarem suas fraquezas.
A ansiedade social, também conhecida como fobia social, pode ser bastante incapacitante e interferir no desempenho profissional e relacionadas ao contato social, o que pode levar ao desenvolvimento de outros transtornos psicológicos, como depressão grave e agorafobia, que é o medo de permanecer em locais abertos, fechados ou ficar dentro de uma multidão, e ao isolamento social da pessoa.
O tratamento do transtorno da ansiedade social deve ser feito por um psicólogo ou psiquiatra que pode indicar, dependendo do grau do transtorno, o uso de medicamentos ansiolíticos para diminuir os sintomas de ansiedade.
Sintomas de ansiedade social
Os principais sintomas de ansiedade social são:
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Aumento da frequência respiratória;
- Rosto vermelho;
- Tremedeira;
- Voz trêmula;
- Tensão muscular;
- Náusea;
- Tontura;
- Suor excessivo.
Os sintomas de ansiedade social surgem quando a pessoa se sente exposta a situações que exigem um pouco mais de interação, como entrevista de emprego ou apresentação, por exemplo.
No entanto, quando os sintomas surgem em várias situações, principalmente quando se está perto de outras pessoas, pode ser sinal do transtorno de ansiedade social, devendo a pessoa buscar tratamento psicológico. Saiba reconhecer outros sintomas de ansiedade.
Como identificar
O transtorno de ansiedade social pode ser identificado por meio de características apresentadas pela pessoa, como:
- Dificuldade para interagir e conversar com outras pessoas;
- Medo de falar em público e no telefone;
- Receio de comer na frente dos outros;
- Medo de dar sua opinião sobre determinado assunto;
- Receio de andar ou trabalhar na frente de outras pessoas.
As pessoas com ansiedade social se preocupam muito com a avaliação das outras pessoas sobre si e, normalmente, evitam falar ou realizar determinadas ações por medo do que os outros vão achar e receio de se sentirem humilhadas, o que atrapalha seu desempenho no trabalho e nas relações sociais. Por isso, costumam se isolar, ficando alheias a diversas situações.
Possíveis causas
O transtorno da ansiedade social é mais comum aparecer no início da infância ou na adolescência, no entanto o tratamento só é buscado quando há o desenvolvimento de outro transtorno, como dificuldade de aprendizagem, por exemplo, o que pode tornar o tratamento desse transtorno um pouco mais complicado.
Esse transtorno pode acontecer devido à baixa autoestima, pais superprotetores, rejeição social, medo da exposição ou experiências anteriores traumatizantes. Essas situações fazem com que a pessoa perca a confiança sobre si mesma e duvide da sua capacidade de realizar qualquer tarefa, não enxergando seu potencial e, dessa forma, tem medo de que outras pessoas notem que ela não é capaz.
Como é feito o tratamento
O tratamento para o transtorno da ansiedade social é feito principalmente com sessões de terapia, sendo que as principais técnicas são treinamento de habilidades sociais, dessensibilização sistemática e treino de relaxamento, por exemplo.
O tratamento realizado pelo psicólogo ou pelo psiquiatra tem como objetivo ajudar a pessoa a descobrir a razão pela qual não consegue interagir ou agir de maneira natural na frente de outras pessoas e, assim, ajudá-la a ultrapassar essas barreiras de modo que a pessoa não se sinta tão preocupada com a possível opinião de outras pessoas.
A terapia é importante também para que os pensamentos negativos que normalmente surgem na ansiedade social desapareçam, fazendo com que a pessoa enxergue as coisas sem muitas preocupações, melhorando a sua qualidade de vida.
Além disso, dependendo do grau de ansiedade social apresentado pela pessoa, pode ser recomendado o uso de medicamentos antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina ou inibidores da monoamina oxidase, ou betabloqueadores, para diminuir os sintomas de ansiedade, principalmente quando os sintomas atrapalham a qualidade de vida da pessoa. Veja quais são os remédios mais indicados para a ansiedade.