8 remédios para garganta inflamada (de farmácia e naturais)

Alguns remédios para garganta inflamada, como paracetamol, ibuprofeno, cloridrato de benzidamina ou amoxicilina, ajudam a diminuir a produção de substâncias inflamatórias, como as prostaglandinas, ou a combater bactérias que causam inflamação e dor de garganta.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses remédios, especialmente os anti-inflamatórios, devem ser ingeridos, de preferência, após as refeições, para evitar dor de estômago, porque podem irritar o estômago, especialmente em pessoas que sofrem de gastrite ou que têm maior sensibilidade gástrica. 

Leia também: Garganta inflamada: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/garganta-inflamada

A dor de garganta pode ser causada por gripes ou resfriados, por exemplo, ou infecções bacterianas, podendo ser acompanhada de febre, vermelhidão ou pontinhos de pus na garganta, sendo importante consultar o clínico geral ou otorrinolaringologista, que podem indicar o remédio mais adequado ou até o uso de antibióticos. Confira todas as causas de garganta inflamada.

Imagem ilustrativa número 2

Remédios de farmácia

Os remédios que podem ser indicados para garganta inflamada são:

1. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico que pode ser usado para dor de garganta, pois age inibindo a produção de substâncias no cérebro responsáveis pela dor, como as prostaglandinas ou ciclooxigenases, além disso também pode ajudar a aliviar a febre. Veja como tomar o paracetamol corretamente.

O paracetamol pode ser comprado sem receita, no entanto, recomenda-se consultar o médico antes de comprar, pois o paracetamol não deve ser usado por pessoas que tenham doença no fígado ou rins, que tenham a função da medula óssea prejudicada ou por quem tem alergia ao paracetamol.

Além disso, o paracetamol, quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas, pode afetar gravemente o fígado, causar hepatite medicamentosa e colocar a vida em risco. Saiba identificar os sintomas de hepatite medicamentosa.

2. Dipirona

A dipirona é um analgésico e antitérmico indicado para dor de garganta pois age reduzindo a produção de substâncias que causam dor ou febre, e pode ser encontrado na forma de gotas, comprimidos, xarope ou supositórios. Saiba como tomar a dipirona.

A dipirona pode ser usada por crianças com mais de 3 meses de vida, adolescentes e adultos, sendo contraindicada para grávidas, bebês com menos de 3 meses de idade ou que pesam menos de 5 Kg ou por pessoas que têm alergia à dipirona.

3. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteróide indicado para o alívio da dor de garganta que age reduzindo a produção de substâncias que causam a inflamação e também atua como analgésico, reduzindo a dor na garganta.

Este anti-inflamatório pode ser encontrado na forma de comprimido e não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao ibuprofeno e em casos de gastrite, úlcera gástrica, sangramento gastrointestinal, asma ou rinite.

Além disso, o ibuprofeno não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e por bebês menores de 6 meses de idade. Veja como usar o ibuprofeno.

4. Ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico, também conhecido como AAS, é um anti-inflamatório não esteróide que pode ser usado para dor de garganta pois reduz a produção de substâncias que causam a inflamação, além de ter ação analgésica reduzindo a dor. Saiba como tomar o AAS corretamente.

Esse remédio não deve ser usado por grávidas, crianças com menos de 12 anos ou por pessoas com problemas no estômago ou no intestino, como gastrite, colite, úlcera ou sangramentos.

Além disso, pessoas que usam regularmente o AAS como anticoagulante ou a varfarina não devem tomar o ácido acetilsalicílico para o tratamento da dor de garganta.

5. Naproxeno

O naproxeno também é um anti-inflamatório que tem ação analgésica, que age diminuindo a dor de garganta, e pode ser encontrado na forma de comprimidos. Saiba como tomar o naproxeno.

O naproxeno é contraindicado para pessoas que já fizeram cirurgia cardíaca, mulheres grávidas ou em amamentação, crianças com menos de 2 anos de idade e em casos de doenças no estômago como gastrite ou úlcera gástrica.

6. Nimesulida

A nimesulida também é um anti-inflamatório não esteróide indicada para aliviar a dor de garganta, inflamação ou febre, e pode ser encontrada na forma de comprimido, cápsula, solução gotas, comprimido dispersível ou granulado. Confira outras indicações e como tomar a nimesulida.

A nimesulida não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham úlcera ou sangramento no estômago ou intestino, problemas de coagulação sanguínea, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave, asma, rinite ou pólipos nasais.

7. Cloridrato de benzidamina

O cloridrato de benzidamina é um anti-inflamatório, analgésico e anestésico na forma de pastilha, indicado para garganta inflamada ou dolorida, ajudando a reduzir a dor e o desconforto da garganta inflamada.

Essa pastilha não deve ser usada por crianças com menos de 6 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina. Veja todas as opções de pastilhas para dor de garganta.

8. Amoxicilina 

A amoxicilina ou amoxicilina + clavulanato são antibióticos indicados para garganta inflamada causada por infecções bacterianas, pois age eliminando as bactérias, aliviando os sintomas. Veja como tomar a amoxicilina e amoxicilina + clavulanato.

Esse antibiótico deve ser usado somente com orientação médica, que também pode indicar outros tipos de antibiótico, como axetilcefuroxima, azitromicina, claritromicina ou cefalexina, por exemplo, o que varia de acordo com o tipo de bactéria que causou a inflamação na garganta e histórico de alergias da pessoa.

Leia também: Antibióticos para garganta inflamada: 5 principais opções tuasaude.com/dor-de-garganta-o-que-fazer

Remédio para dor de garganta em criança

Um remédio para garganta inflamada infantil, que é geralmente prescrito pelo pediatra para o tratamento de inflamações ou dor de garganta, é o ibuprofeno. A dose deste medicamento deve ser adaptada de acordo com o peso e a idade da criança.

Nem todos os anti-inflamatórios para garganta são de uso pediátrico, por isso, caso a criança esteja com dor de garganta ou com a garganta inflamada, deve-se consultar o pediatra para que ele indique o remédio anti-inflamatório mais adequado e a dose.

Remédios para dor de garganta em grávidas

Os anti-inflamatórios não são aconselhados durante gravidez ou amamentação porque podem provocar complicações no feto ou passar para o bebê, pelo leite materno. Por isso, nestes casos, deve-se consultar o médico antes de tomar qualquer anti-inflamatório para a garganta.

Em alternativa, uma ótima opção natural para aliviar a inflamação e a dor de garganta em grávidas e lactantes, é o chá de limão e gengibre, por exemplo. Veja outras formas naturais de aliviar a garganta inflamada na gravidez.

Para fazer o chá, basta colocar 1 casca de 4 cm de 1 limão galego ou normal e 1 cm de gengibre, em 2 xícaras de água fervente, e esperar cerca de 3 minutos. Depois deste tempo, coar, deixar amornar e beber as 2 xícaras em doses divididas ao longo do dia. Pode-se também adicionar 1 colher de chá de mel, que ajuda a hidratar a garganta e aliviar a dor e a inflamação.

Opções de remédios naturais

Um excelente anti-inflamatório natural para garganta inflamada é o chá de alteia com gengibre e mel, pois a alteia tem ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, o gengibre também é anti-inflamatório e analgésico e o mel ajuda a lubrificar a garganta, diminuindo o desconforto.

Para fazer este chá, basta colocar 1 colher de sopa de raiz de alteia e 1 cm de gengibre em 1 xícara de água fervente e esperar cerca de 2 minutos. Depois deste tempo, deve-se coar e adicionar 1 colher de chá de mel, deixando amornar e beber 2 xícaras do chá por dia até a inflamação da garganta passar.

Assista o vídeo seguinte e veja como preparar outros remédios naturais que podem complementar o tratamento indicado pelo médico:

5 remédios caseiros para acabar com a DOR DE GARGANTA

23:04 | 1.175.327 visualizações

Vídeos relacionados

CHÁ DE CAMOMILA: o melhor remédio natural para o estresse

11:05 | 190.889 visualizações

5 remédios caseiros para acabar com a DOR DE GARGANTA

23:04 | 1.175.327 visualizações

Remédio Caseiro para Gripe

01:08 | 1.373.836 visualizações