O uso de anticoncepcionais não leva diretamente ao aumento de peso, porém aumenta a retenção de líquidos, podendo deixar a mulher mais inchada, além de também aumentar a chances de surgirem celulites.
Assim, a melhor maneira de evitar esse efeito da pílula é por meio de uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios.
Normalmente quanto maior a concentração de hormônios na pílula, maior é a retenção hídrica. No caso da injeção anticoncepcional, que se toma a cada 3 meses, o aumento de peso em função da retenção hídrica pode ser maior, levando ao inchaço, sensibilidade mamária e sangramentos irregulares. Nesse caso, a mulher deve realizar atividades físicas mais intensas para evitar a sensação de inchaço. Veja quais são os efeitos colaterais mais comuns dos anticoncepcionais.
Como usar
Para evitar a sensação de inchaço após o uso de pílulas anticoncepcionais, podem ser adotadas algumas medidas de acordo com o tipo de anticoncepcional, como por exemplo:
- Anticoncepcionais orais: Para tomar a pílula sem ficar inchada, deve-se fazer exercícios físicos com regularidade. Basta meia hora de caminhada diariamente para conseguir aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente, diminuir a retenção de líquidos;
- Injeções anticoncepcionais: No caso das injeções, é recomendada a realização de exercício físico que aumente os batimentos cardíacos e garanta mais condicionamento físico 1 hora por dia, pelo menos 5 vezes por semana, como a corrida ou spinning.
Além disso, a mulher pode recorrer a sessões de drenagem linfática ou pressoterapia 1 vez por semana, pois melhoram a circulação sanguínea e estimulam a eliminação do excesso de líquidos do organismo. Saiba quais são os benefícios e quando fazer a pressoterapia.
O que comer para diminuir o inchaço
Como a retenção de líquidos é comum em mulheres que fazem uso de anticoncepcional, o recomendado é que passem a ter uma alimentação rica em alimentos diuréticos, pois assim é possível eliminar o excesso de líquido do organismo. Assim, é recomendado que seja consumido no dia-a-dia frutas e verduras ricas em água e potássio, como o salsão, espinafre, alho-poró, melancia, maçã e melão.
É importante tomar bastante líquido durante o dia para que se possa diminuir a sensação de inchaço, além de chás com propriedades diuréticas, assim é possível aumentar a produção de urina e eliminar o sódio acumulado no organismo, diminuindo o inchaço.
Veja no vídeo a seguir mais detalhes do que comer para diminuir o inchaço causado pela retenção hídrica: