O arando é uma fruta com forte ação antibacteriana que impedem o desenvolvimento de bactérias na bexiga, sendo indicado para prevenir e tratar infecções urinárias.
Além disso, o arando também é rico em vitamina C e vitamina A, que são nutrientes com ação antioxidante que fortalecem o sistema imunológico e podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.
O arando pode ser encontrado na sua forma natural em alguns mercados e feiras. Essa fruta também pode ser comprada em lojas de produtos naturais e drogarias na forma desidratada ou em cápsulas.
Para que serve
O consumo de arando pode ajudar a:
1. Evitar infecções urinárias
Segundo alguns estudos [1], [2], acredita-se que o arando pode evitar e ajudar no tratamento de infecções urinárias, por ser rico em proantocianidinas, que são flavonoides com ação antibacteriana que impedem o desenvolvimento de bactérias na bexiga.
No entanto, ainda não existem estudos científicos suficientes que comprovem os benefícios do consumo do arando para o tratamento da infecção urinária.
2. Prevenir doenças cardiovasculares
O arando é rico em antocianinas e catequinas, compostos antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue e prevenindo, assim, o surgimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto e derrame.
Além disso, o arando também pode ajudar a controlar a pressão arterial, porque inibe a enzima conversora da angiotensina, uma enzima responsável pela contração dos vasos sanguíneos e que aumenta a pressão arterial.
3. Controlar os níveis de açúcar no sangue
Devido ao seu alto teor de flavonoides com ação antioxidante e anti-inflamatória, o arando pode melhorar a ação da insulina, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
4. Prevenir o envelhecimento precoce
O arando previne o envelhecimento precoce, porque atua combatendo o excesso de radicais livres no organismo, que são um dos responsáveis pela formação de rugas e flacidez na pele. Conheça outros alimentos ricos em antioxidantes.
5. Fortalecer o sistema imunológico
Por ser rico em antioxidantes como vitamina C, vitamina A e flavonoides, o arando fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater bactérias e vírus e reduzindo o tempo de duração de gripes e resfriados.
6. Evitar cáries
O arando pode evitar as cáries, porque impede a aderência e a proliferação de bactérias nos dentes, como a Streptococcus mutans, que está associada com as cáries.
7. Tratar infecções causadas por H. pylori
O arando ajuda a tratar infecções causadas pela bactéria Helicobacter pylori, que é uma das principais causas da gastrite e úlceras. Isso acontece, porque essa fruta é rica em antocianinas que têm efeito antibacteriano, diminuindo a proliferação e impedindo o crescimento do H. pylori.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir indica a informação nutricional em 100 gramas de arando fresco e desidratado:
Para se obter todos os benefícios do arando, é fundamental manter uma alimentação balanceada e variada e fazer atividades físicas regularmente.
Como consumir arando
O arando pode ser consumido fresco ou desidratado, sendo recomendado consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia, que podem ser consumidos sozinhos ou adicionados em iogurtes, por exemplo.
Além disso, o arando também pode ser usado no preparo de sucos ou tomado na forma de suplemento em cápsulas.
1. Suco de arando
Ingredientes:
- 3 colheres (de sopa) de arando desidratado ou 1 xícara (de chá) de arando fresco;
- 600 ml de água filtrada ou fervida.
Modo de preparo:
Colocar o arando na água para amolecer por uns minutos, se usar o desidratado. Colocar o arando e a água no liquidificador e bater até ficar uma mistura homogênea. Transferir para um copo e consumir. Pode-se consumir até 3 copos (de 250 ml) por dia e, de preferência, sem adoçar.
2. Cápsulas de arando
A dose de arando em cápsulas geralmente recomendada para prevenir infecções do trato urinário é de 500 mg, de duas a três vezes ao dia, variando conforme a dose do suplemento adquirido.
Possíveis efeitos secundários
O consumo excessivo de arando pode causar diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos.
Além disso, essa fruta pode aumentar o risco de pedras nos rins, por ser rica em oxalato, uma substância que, quando consumida em excesso, aumenta a concentração de oxalato na urina contribuindo para a formação de pedras de oxalato nos rins. Conheça outros alimentos ricos em oxalato.
Quem não deve usar
Pessoas com hipertrofia benigna da próstata, obstrução do sistema urinário ou com risco de ter pedra nos rins, só devem consumir o arando sob a orientação de um médico.
Além disso, pessoas que usam medicamentos, como varfarina, atorvastatina, diclofenaco, nifedipina e outros, devem conversar com um médico antes de consumir o arando.